ENTREVISTAS

Entrevista: Conheça a Influenciadora Literária Yasmim Braga

Antigamente, obter um livro era mais complicado, pois, além de ser caro, a divulgação ficava restrita aos programas de TV e Rádio. Depois do advento das redes sociais, ter informações sobre lançamentos, resenhas e análises de obras literárias, ficou mais fácil. Hoje, para obter um livro e falar com o autor, basta ter um Instagram, por exemplo.

Na entrevista de hoje, conheceremos a Influenciadora Yasmim Braga, dona da página e do canal @blogliterarte.

1.Apresente-se

Olá, meu nome é Yasmim Braga, tenho 25 anos, sou formada em direito porém atualmente não exerço a profissão. O que me dá prazer mesmo é dar aulas de inglês e alimentar minhas redes sociais.

2.Você desenvolve um trabalho de incentivo à leitura no Instagram. Como e quando você decidiu iniciar este projeto?

Em 2017, era meu primeiro ano de formada em direito, então eu estudava para concurso/OAB. Contudo, eu senti necessidade de compartilhar minhas leituras e de ter esse local onde eu podia relaxar, ser eu mesma e até mesmo fazer amizades. Encontrei isso no bookstagram.

3.Conte-nos sobre seu projeto.

O Blog Literarte deu início em fevereiro de 2017, era inicialmente um blog, porém desisti de manter o mesmo. Eu usei o nome Literarte porque arte é tudo que eu amo: seja em forma da literatura, cinematográfica ou musical. E pretendia falar sobre todos esses tópicos no meu Instagram.

4.Quem foi sua maior influência na área Literária?

A Tamires do Blog/Canal Resenhando Sonhos. Ela ama fantasia e fala super bem, desde 2016 eu acompanha o canal dela, então ela me inspirou muito a querer criar o meu.

5.Você cria algum roteiro ou planeja a criação do conteúdo de sua página? Ou as postagens vão de acordo com o que está lendo?

As postagens vão de acordo o que estou lendo ou o meu humor mesmo. Já tentei planejar mas não sai espontâneo.

6.Como você pensa na criação de Lives ou stories? O que tem mais alcance a postagem ou o audiovisual?

Stories eu posto diariamente, no mínimo, umas 10 vezes ao dia. Já fiz algumas lives porém elas não atraem tanto as pessoas. E no stories eu vou mostrando meu dia a dia, contando das leituras e tem dias na semana que faço jogos e dinâmicas.

7.Se você tivesse que indicar três livros, quais seriam? Por quê?

Que difícil (risos) Os Miseráveis do Victor Hugo – que apesar de ter 1600 páginas, é uma leitura totalmente envolvente e que apresenta inúmeras mensagens e lições de vida. Raio de sol da Kim Holden éum romance/drama que ensina as pessoas a enxergarem o lado positivo em todas as situações. E A Guerra que Salvou a Minha vida da Kimberley Bradley nos ensina a valorizar mais o que temos, a reclamar menos e ter sempre esperança, independente dos problemas e obstáculos que a vida coloca em nossa frente.

8.Quem é seu maior público? E o que sente quando alguém elogia seu trabalho?

De 18 a 30 anos. Eu fico realmente muito grata e feliz quando fazem isso.

9.Geralmente quem lê acaba escrevendo bem. Você já se aventurou como escritora? Se sim, em qual gênero? Se não, pensa em fazer isso no futuro?

Eu já escrevi um romance bem longo há alguns anos, mas mantenho ele só para mim. E sim, penso em talvez escrever mais no futuro, mas ainda não sei qual gênero.

10.Como você vê o hábito de leitura do brasileiro?

É praticamente inexistente né? Conheço pessoalmente poucas pessoas que realmente gostam de ler. Em relação aos outros, tento sempre indicar algum livro e incentivar de certa forma.

11.As pessoas pedem indicação de qual tipo de literatura? E os autores brasileiros, sobressaem aos estrangeiros?

Para mim pedem muito de romance e fantasia, que são meus gêneros favoritos. Mas como eu leio de tudo, consigo ter indicação para todos os gostos. E eu ando lendo muitos autores nacionais e existem brasileiros tão bom quanto os estrangeiros.

12.Contatos e planos para o futuro.

Bom, obrigada por essa entrevista. Queria deixar meu insta aqui @blogliterarte e lembrar a todos que mantenho um canal no YouTube, de mesmo nome. Tenho ele há dois anos, porém só agora retornei com força total. Planejo fazê-lo crescer e trabalhar com o que eu mais amo: a literatura.

Mostrar mais

Renato Cardoso

Graduado em Letras pela UERJ FFP. Pós-Graduado em Educação à Distância – Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa e Literatura em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produz e apresenta o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias. Contato: professorrenatocardoso@gmail.com

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: