Entrevista - AraçáENTREVISTAS

Conheça a professora e poetisa gonçalense Kathlyn Almeida

kathlynalmeida73@gmail.com

A Revista P&P está apresentando seus novos colunistas. Conheça a professora e poetisa gonçalense Kathlyn Almeida.

1. Apresente-se
Sou Kathlyn Almeida, poeta, filha, mãe, irmã, esposa, e recentemente vovó, professora, e tantos outros papeis e funções sociais que exercemos! Atualmente, fechando minha defesa de mestrado pelo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT). Comecei também esse ano um novo projeto: Minha segunda graduação em Artes visuais.

2. Como e quando despertou em você o eu-escritor?
Escrevo desde a infância, e na adolescência me oportunizei a começar a registrar e guardar meus escritos, mas foi durante a pandemia de Sars Covid que voltei a escrever como forma de abraçar pessoas queridas.

3. Qual a importância das coletâneas no seu processo de desenvolvimento da escrita?
Acredito que as coletâneas sejam uma forma de ver nosso trabalho materializado.

4. Você tem dois livros lançados. Conte-nos um pouco sobre cada.
Tenho! Poesia Germinando, que foi escrito 95% na Pandemia de SARS COVID, em 2020. Foi um carinho para minhas amigas/os e colegas de trabalho (educadoras/res), além de familiares que naquele momento não poderíamos abraçar fisicamente. E OVU (LAR) que foi praticamente expurgado de mim… Livro produzido em 20 dias (70% dele), um olhar ao feminino e às singularidades que enquanto mulher venho observando, revisitanto e gritando.

5. Como é seu processo de escrita?
Livre! A escrita remete em mim uma liberdade pela qual me permito criar, me recriar, com carinho e cuidado. Além disso dou a liberdade que os textos a medida em que chegam sair, expandir e seguir…

6. Quais são suas influências? Por quê?
Minhas influências são o cotidiano, o sentir e minhas vivências. Autores que influenciam minha escrita: Carolina Maria de Jesus, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Luís Fernando Veríssimo, Castro Alves, Marina Colassanti, Manuel Bandeira, Manoel de Barros, Guimarães Rosa, Rubem Alves, Conceição Evaristo, Roseana Murray, Cora Coralina, Ruth Rocha, Eva Funari, Vinicius de Moraes, Jarid Arraes, Bráulio Bessa, Ivone Rosa, Sol de Paula, Eric Bernardes, Cândido Portinari, Chiquinha Gonzaga, Chico Buarque, Djonga, Tarcila do Amaral.

7. Planos para o futuro e contato.
Planos… acadêmicos: Terminar o mestrado, a graduação e começar o doutorado! Literários: Lançar dois livros esse ano: Cabelo, cabelinho, cabelão e Não põe a mão tio Macacão (infantis). Quem sabe um de poesia: Engasgo No próximo ano: Memórias poetizadas! Contato: kathlynalmeida73@gmail.com

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo