ENTREVISTASNotícias

Entrevista – Conheça a jovem escritora Milena Alves

A Revista Entre Poetas & Poesias apresenta a nova colunista a jovem escritora Milena Alves. Leia a entrevista abaixo…

1. Apresente-se.

Olá! Nasci dia 02 de novembro de 2007, no Rio de Janeiro no município de Niterói, porém a vida toda morando em São Gonçalo, meu nome é Milena, sou uma menina sonhadora e com uma personalidade muito forte, desde muito nova sempre quis ajudar o próximo de alguma forma, talvez seja o motivo de me identificar tanto com a escrita. Sempre quis ter uma irmã, para além de ter irmã também ter uma nova amiga, então com 7 anos implorei meus pais até eles aceitarem a ideia também, e ela hoje é minha maior motivação para simplesmente tudo! O nome dela é Lorena e eu posso confirmar que Lorena me ajudou a crescer e amadurecer a Milena de uns anos atrás, e formando a Milena que sou hoje! Sempre fui uma menina de gostar do novo, do diferente, lembro quando tinha apenas 6 aninhos e quis cortar o cabelo bem curtinho, pois todas as minhas amigas tinham cabelo grande e não queria ser só mais uma menina e sim poder ser diferente entre elas, não em forma de competição e sim de querer inovação, quer uma spoiler? Depois duas delas quiseram cortar o cabelo também do mesmo modo que cortei, e descobri que elas já queriam a um tempo, entretanto tinham medo! Hoje não é o visual que faço a diferença, hoje é com uma atitude de bondade por exemplo, não para se mostrar, e sim para melhorar o nosso mundo com pequenas atitudes, pois a famosa frase “se cada um fazer sua parte, tudo vai melhorar” é a qual eu mais aplico na minha vida! Sempre gostei muito de conversar com as outras pessoas para entender como pensavam sobre alguns assuntos. Na minha infância sempre convivi com pessoas mais velhas e consequentemente amadureci um pouco mais rápido. Gosto muito de debater sobre os assuntos, de entender e conhecer, adoro aprender. E esse é um resuminho da Milena Alves!

2. Quando percebeu o interesse pela escrita?!

Percebi o interesse pela escrita quando ela se tornou um meio de colocar meus sentimentos sem ser julgada. Mas tudo começou depois que entrei para psicóloga, não sabia muito por onde começar a falar , parecia que não me conhecia, mas era apenas nervoso ou medo talvez, e desde então ela me passou atividades onde tinha que escrever, desabafando e contando sobre a minha vida e como estava andando, nessas escritas comecei a combinar algumas palavras. E logo depois veio a pandemia, não conseguir continuar as consultas, mas sempre escrevia, me aliviada e até hoje me alivia. E foi assim que me apaixonei em escrever.

3. Todo escritor acaba sendo um bom leitor, correto?! O que você gosta de ler?

O que gosto de ler? Até uma pergunta difícil de responder, gosto de tudo um pouco, todos os gêneros literários me encantam, tem livros que viciam e você quer ler sem parar o tempo todo para saber o final da história, tem livros que são mais cansativos, mas amo todos por aprender e absorver cada um deles, porém um livro que não podia deixar de mencionar é “culpa das estrelas” de John Green, por ser uns dos primeiros que li e me marcou. Gosto de romance, mas não os que acabam com o “final feliz”, ou um amor que não seja uma possível realidade, já li vários do estilo e se achar realmente interessante irei ler novamente, entretanto gosto do romance que mostra a dificuldade que temos em um relacionamento, mostram as limitações e que dependendo o amor pode sim viver mas não só o amor para sustentar, mostram o que realmente é amar! E não algo que só acontece em filme, pois é praticamente impossível! Gosto de ler também sobre filosofia, entender como os filósofos chegaram até aqui com várias ideias, e compreender um pouquinho sobre os “porquês” da nossa humanidade, junto a filosofia a psicóloga também. Gosto também de ação e drama, não muito drama, pois sou um pouco ansiosa quanto a isso. Livros sobre o Brasil, guerras e as histórias. E poesias que sempre me dão motivações! Terror também, não li tantos, porém os que li me encantei.

4. Por que decidiu começar a divulgar seus textos?! Que tipo de tema você costuma escrever?!

Decidi divulgar meus textos para as pessoas para acolher e mostrar que não estão sozinhas, e não são os únicos que estão passando ou passaram por um determinado problema, para poder fazer a diferença também e mostrar um pouco pro mundo o que eu penso. Alguns textos eu mandava para alguns amigos, e toda vez se emocionavam ou se identificavam, uma vez um deles falou a seguinte frase “Milena, você expressou exatamente o que sinto e não consigo falar”. Desde que escutei, eu não parei de pensar sobre divulgar, já era um sonho, mas na minha cabeça era um pouco distante. Gosto de escrever o que sinto, o que vejo e talvez não gosto, gosto de escrever sobre minhas experiências e me colocar como uma terceira pessoa.

5. Como é escrever e expor seus textos ainda na adolescência?! Quem são suas influências?!

Eu amo escrever, e expor os textos que faço é algo que adoro, eu acredito que a adolescência é a fase mais difícil que podemos passar, estamos se descobrindo se conhecendo e se cobrando o tempo todo, mas isso só vou poder confirmar quando já tiver passado por ela, pois ainda estou, porém a Milena de hoje pode te confirmar que é uma coisa complicada de se viver, onde você está na casa dos seus pais e quer se livrar, alguns não, porém a maioria, não conhece a vida adulta e muitos entram nela despreparado, mas por quê? Não teve um preparo na sua adolescência, não teve alguém para entender e poder ajudar, aconselhar, abraçar. Então posso dizer que é com orgulho que sempre tive essa vontade de publicar meus textos! Sobre minhas influências, estaria mentindo se falasse alguns nomes aqui, de fato nem uma chega a ser uma “influência”, mas uma que gosto muito, porém já faleceu é a Jane Austen por ser uma das pouquíssimas mulheres da época dela (1775-1817) que escrevia, por ser um “tatu”, aliás as mulheres entram ensinadas a ser dona de casa e nada mais, e os lindos romances dela falam sobre preconceitos, casamentos forçados entre outros assuntos que não eram nem comentados.

6. Planos para o futuro

Sou uma pessoa ansiosa, então já pensei e não paro de pensar sobre em nenhum momento. Quero ter meus livros, poder compartilhar com as pessoas minhas vivências e poder acolher cada uma delas, de história não tenho muita vontade, mas quem sabe…Quero fazer faculdade de letras e direito, talvez seja difícil fazer as duas, como alguns dizem impossível. Porém como já falei, gosto de inovar, de me desafiar e para minha pessoa não existe o impossível se você acreditar, além disso fazer moda, porém por robe, quando já tiver aposentada talvez. Mas o direito me encanta, e é minha maior certeza desde sempre. Quero ser delegada! E nunca consigo ficar parada, então uma rotina corrida é a mais aconselhada para mim. Mas nunca parar de escrever, até porquê quero mostrar minhas experiências, com cada área da minha vida, profissional e pessoal também.

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo