Notícias

Inscrições para 19ª OBMEP começam em 5 de fevereiro

As inscrições para a 19ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) estão chegando. O período para escolas públicas e privadas garantirem participação na maior competição científica do país vai de 5 de fevereiro (a partir de 12h), a 15 de março.

Neste ano, a olimpíada presta homenagem aos cientistas Johanna Döbereiner e César Lattes, responsáveis por resultados de alto nível para ciência e para o Brasil e que obtiveram, ao longo de suas carreiras, reconhecimento internacional. “ Quem sabe essas histórias não despertam vocações para a pesquisa no país”, destaca o coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim. Johanna e Lattes completariam cem anos em 2024.

Engenheira agrônoma, Johanna nasceu no então Império Austro-Húngaro e chegou ao Brasil em 1948, onde se dedicou ao estudo de fixação de nitrogênio nas raízes de plantas por bactérias presentes no solo. Os avanços na área auxiliaram o desenvolvimento das plantas e permitiram dispensar o uso de adubos químicos. A descoberta tornou o cultivo menos agressivo ao meio ambiente e barateou consideravelmente a produção agrícola no país. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o método permite uma economia anual de mais de US$ 2 bilhões ao Brasil.

Naturalizada brasileira, a pesquisadora da Embrapa faleceu em cinco de outubro de 2000. Em vida, ela colecionou diversos títulos e distinções, como Honoris Causa da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e da Universidade da Flórida (EUA), primeira vice-presidente mulher da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e “founding member” da Academia do Terceiro Mundo em 1981. Recebeu dez prêmios científicos, foi admitida na Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Grã-Cruz em 1994, além de outras distinções. Johanna chegou a ser indicada ao Prêmio Nobel de Química em 1997.

Sobre a OBMEP

Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a olimpíada de matemática reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas.

Neste ano, a prova da 1ª fase da OBMEP será realizada em 4 de junho e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 19 de outubro. A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 2 de agosto e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro.

Fonte: https://impa.br/noticias/inscricoes-para-19a-obmep-comecam-em-5-de-fevereiro-as-12h/

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo