Giovanna Bayona

A bússola e nossos caminhos.

Acredito que todo mundo tenha sua bússola na vida, ela pode ser uma pessoa, uma amizade, um amor, um sonho, um propósito, ou sua fé, essa bússola pode ser qualquer coisa que te guie e te dê esperança. Nem sempre sabemos o que é a nossa bússola, tem gente que demora a vida inteira para descobrir, tem gente que já nasce sabendo, e tem gente que nem sente que tem ela, anda perdido em mil labirintos por aí.

Há pessoas que também perdem sua bússola, por algum motivo ficam sem ela, é preciso muita sabedoria para achar um novo jeito de se guiar. Pode ser que você encontre um mapa, que vai te ajudar por um tempo, ou um GPS o qual sempre está atualizado, mas pode a qualquer momento perder o sinal. No final, depois da bússola, só nos resta seguir as estrelas ou melhor o nosso mais puro instinto. Temos que acreditar em novos caminhos, em novas chances, e acordar sonhos adormecidos às vezes só para ter certeza de que eles ainda estão respirando mesmo demorando tanto a chegada ao seu destino.

É difícil não saber onde “seu sol” pode nascer, onde seus jardins possam ser plantados, é difícil ir em lugares onde o inverno muitas vezes não tem fim. Se já é complicado se achar com uma bússola, imagine sem ela. É difícil mesmo… Dentro de tantas incertezas, a gente aprende a não errar mais alguns caminhos, ou a suportar mais a tempestade, isso não te deixa mais forte, nem mais esperto, é sempre uma sensação de que podia ser melhor se não errasse tanto. Às vezes aparece alguns atalhos, são confiáveis? Não tem como saber, você quer compensar o tempo perdido da viagem, mas acaba metendo os pés pelas mãos.

Algumas pessoas nesse processo resolvem entrar em hibernação, esperando por uma futura primavera onde seja suportável o clima para respirar e caminhar por aí. Há pessoas também que simplesmente desistem e tentam se adaptar as condições daquele local, e essas pessoas não deveriam ser julgadas, pois só quem já sentiu o desespero e o vazio de ficar perdido sabe o que elas estão passando.

Cuidem bem da bússola de vocês, sigam ela, e tenham cuidado para não perder. Caso não tenha uma bússola, lute para achar a sua. E caso já tenha perdido a sua, desejo do fundo do meu coração que você encontre um novo meio de se guiar. Nem sempre vamos conseguir realizar nossa viagem dos sonhos, porém podemos encontrar novos destinos que sejam bons ou no mínimo mais tranquilos que outros. O importante é seguir, a direção não importa quando não sabemos para onde ir…

Meu Instagram: @giovanna.bayona

Fontes:

Imagem Destacada e Imagem Interna: – Foto de Valentin Antonucci: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoa-segurando-a-bussola-691637/

Mostrar mais

Giovanna Bayona

Giovanna Bayona escreve desde dos 16 anos para se encontrar e entender seus sentimentos, porém só com 22 anos se reconheceu como escritora e começou a divulgar suas crônicas e algumas poesias nas redes sociais, o que abriu portas para alguns projetos literários como a participação no quadro Saideira (2020) e no Sarau das Mulheres (2021) ambos no Canal Literaweb no Youtube. Possui participações em duas antologias da Editora Psiu e também participou da primeira edição da Coletânea Palavra em Ação da Editora Jornal Alecrim (2021). Agora também colunista da Revista Entre Poetas & Poesias pretende continuar expandindo sua escrita para todos que assim com ela são apaixonados por palavras.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Gostei de ler seu texto, Giovanna! Que saibamos sempre usar nossas bússulas.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo