Uncategorized

Amigo Livro

      Bianca hoje acordou com uma sensação muito estranha no coração. Ela teve um sonho muito esquisito. Sonhou que os livros falavam com ela. Só que os livros não falam, eles possuem letras que formam palavras, que formam frases, que formam parágrafos, que formam textos e que formam capítulos para então se tornarem o livro. Porém no seu sonho os livros falavam, alguns diziam coisas que estavam escritas dentro deles, outros diziam outras coisas, como se fossem pessoas conversando de vários assuntos. Mas nada a livrava da sensação esquisita que carregava no coração. Foi pra escola com essa sensação. Voltou pra casa e continuava com a sensação. Pensou ela “que faço com isso que estou sentindo”?

      À tarde Bianca foi à Biblioteca Pública de sua cidade fazer uma pesquisa para um trabalho da escola. A pesquisa era sobre que tipo de literatura se lia no século XIX para as crianças e ela foi direto para o corredor de estantes de livros deste século. Os livros mais lidos eram sobre os Contos de Fadas, ou Contos Clássicos, como as histórias da Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, A Bela Adormecida, e muitos outros. Entretanto algo muito inesperado acontece, deixando Bianca assustada. Naquele corredor em que se encontrava, não havia ninguém, as pessoas estavam numa outra sala lendo nas mesas, por isso que naquele momento estava sozinha; só que uma voz se faz ouvir e estava falando com ela, porque chamava o seu nome insistentemente. Bianca olha pra tudo quanto é lado e não vê ninguém. Mas quem é que a chamava pelo nome?

      Um livro cai da estante e geme, cheio de dor, aos pés de Bianca e não acredita no que vê e ouve. O livro que caiu estava falando com ela, igualzinho no sonho que teve na noite passada.

      – Bianca, oi Bianca! Me junta do chão, por favor? Não faça essa cara de assustada. Estou falando contigo de verdade, agora não estás sonhando.

      – Como podes estar falando comigo se é um livro? Desde quando livro fala?

      – Sempre falei. Lembras quando tinhas quatro anos e nós conversávamos? Então cresceste e me trouxeram para esta biblioteca.

      – Deixe-me ver o teu título. “O livro falante”. Lembrei… Eu gostava de te folhear enquanto contavas a tua história para mim!

      – Isso mesmo! Sou eu, teu livro da infância. Como ainda não sabias ler, eu te contava a história que está escrita em mim, folheavas minhas páginas para olhar as imagens.

       – É verdade! Sabes que te procurei nas minhas coisas e minha mãe disse que não se lembrava de ti e no fim até eu acabei te esquecendo.

      – Pois é Bia! Agora estou aqui e te peço que me leve contigo!

      – Não achas que já estou um pouco grandinha para ler a tua história?

      – Não acho! Desculpe, mas preciso que me leias para as outras crianças. As crianças e jovens de hoje em dia não leem mais, não pegam num livro, só querem saber de jogar no computador e não estão aprendendo a ler um texto direito. Na escola estão lendo de qualquer jeito, estão escrevendo tudo errado, que vai ser do futuro delas? Preciso que tu retomes minha história, as crianças precisam ter contato com os livros novamente, eu tenho que entrar na imaginação delas, devo recuperar a minha credibilidade de livro, senão este mundo estará perdido e as novas ideias não existirão e a vida de todas as coisas acabará!

      – Capaz que tudo isto esteja para acontecer. Não estás sendo muito dramático?

      – Não estou não. É só veres na tua escola como que as crianças da tua idade têm se comportado ultimamente, as coisas que elas falam são das mais absurdas! Tens que salvar elas da ignorância e salvar o mundo da literatura! Por favor, Bia! Pensa com carinho no que eu estou te dizendo. Só tu podes fazer alguma coisa, pois me conheces e falavas muito comigo como estás falando agora, porque tu acreditas na importância que tem um livro na vida das pessoas.

      – Meu amigo Livro! Farei o que me pedes, mas não poderei fazer milagres.

      – Sei disso! Não tem problema. Farás a tua parte e é o que importa. Eu e os outros livros seremos eternamente gratos a ti. Agora, vamos logo! O mundo literário e as crianças nos esperam para novas aventuras; vamos levá-las até onde suas imaginações puderem ir.

 

      Bianca e seu Amigo Livro saíram da biblioteca, foram ganhar o mundo com as histórias incríveis, maravilhosas, fantásticas, divertidas, mágicas… Histórias que só os livros são capazes de contar!

 

Fonte da imagem destacada: https://pixabay.com/pt/images/search/livro%20falante/

 

 

Mostrar mais

Daniela Castro

Professora, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e em AEE (Atendimento Educacional Especializado) e Educação Especial; acadêmica do curso de Letras – Redação e Revisão de Textos - CLC/UFPel, apaixonada por literatura e incentivadora da leitura literária. Gosta de escrever poesias e se “arrisca” na escrita de narrativas, sendo em sua maioria, infantis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo