ENTREVISTAS

Entrevista – Conheça a escritora e poetisa gonçalense Josileine Pessoa. 

Escrevo o que eu vivo. E a escrita voltada para o universo atípico nasceu depois de uma pausa que precisei para processar e "digerir" o laudo do meu filho mais velho.

A Revista Entre Poetas & Poesias entrevista a escritora e poetisa gonçalense Josileine Pessoa.

1. Apresente-se

Eu sou Josileine Pessoa F Gonçalves. Formada em Licenciatura em Inglês, atuei como professora bilingue por seis anos. Sou esposa e mãe de dois meninos. Há pouco tempo me permiti o título de “escritora”, mas tenho versos e textos autorais desde a adolescência.

2. Você é professora e escritora. Qual a relação entre as duas profissões?

A literatura, escrita e a leitura sempre me rodearam. A sala de aula também sempre foi um dos meus ambientes preferidos e era um dos lugares onde tinha oportunidade de escrever. Digamos que “escola e escrita são minha dupla favorita”.

3. Você desenvolve uma escrita voltada para as mãe que tem filhos com espectro autista. Como nasceu a ideia?

Escrevo o que eu vivo. E a escrita voltada para o universo atípico nasceu depois de uma pausa que precisei para processar e “digerir” o laudo do meu filho mais velho. Percebi que escrever sobre essa experiência me ajuda a superar as adversidades que ela traz.

4. Você tem livro lançado ou planeja lançar um em breve?

O livro é um sonho. Sempre tive ideias na minha cabeça sobre títulos, personagens, tramas. Ainda não lancei nenhum mas as páginas do bloco de notas estão aumentando. “O lançamento” um dia chegará!

5. Quando iniciou sua caminhada na Literatura?! Qual foi seu primeiro contato?!

Meu primeiro contato de que tenho memória foi com o livro “Memórias de um cabo de vassoura” que ganhei como presente de uma professora querida na passagem da antiga quarta série para a quinta. Depois outros clássicos que me chamaram a atenção como “O cortiço”, “Cem anos de solidão”; que tive o prazer de ler em português e espanhol. E outras obras incríveis que me ajudaram a aperfeiçoar minha escrita.

6. Qual sua rotina de escrita?! Quais são suas inspirações e influências?!

As palavras passeiam pela minha mente o tempo inteiro e diria que tenho muitos escritos que foram para “nuvem” pois não consegui tomar nota. Não há exatamente um plano específico. Tudo me inspira. Confesso que a “dor” com um pouco mais de influência. No caso de ser solicitado algum texto para situação específica eu procuro o máximo de informações sobre o que vou escrever. No geral, na própria rotina do dia pode me vir um texto.

7. Conte-nos uma história que a literatura te proporcionou.

A busca por essa memória me fez voltar longe. Me lembro de ainda no ensino fundamental fazer disputas de quem terminaria primeiro a leitura de um livro. E era coisa seria; não podia dizer que leu sem ter feito pois tínhamos que relatar depois. Entre outras histórias a literatura também me rendia algumas interpretações teatrais que resultavam em boas notas na disciplina.

8. Planos para o futuro

Confesso que fazer planos para o futuro, depois de ter renascido como mãe atípica, é um pouco complicado. “Um dia de cada vez” seria o meu lema atual. Gostaria também de continuar minha formação. Mas a ideia do livro com certeza faz parte de um plano futuro.

________________________________

Siga-nos!

Instagram: @revistaentrepoetas

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo