Entrevista - AraçáENTREVISTAS

Conheça a poetisa paranaense Emanuele Sloboda

Instagram: @slobodaemanuele | @conf.abulando

A Revista Entre Poetas & Poesias selecionou novos colunistas para 2024. Conversamos com Emanuele Sloboda, nova colunista do periódico digital. Leia.

1.Apresente-se

Emanuele, paranaense de Campina Grande do Sul. Nascida sob o signo de Aquário e tendo o sobrenome ‘Sloboda’, ambos com o significado ‘liberdade’. Crio frases, textos e atuações baseados nos anseios d’alma. Como diria a cantora e compositora Maysa: “Só digo o que penso, só faço o que gosto e aquilo que creio”

2.Você tem quatro livros solos publicados. Conte-nos um pouco sobre cada.

Melindre é o delinear das faculdades mediúnicas que possuo, desenvolvidas no transcorrer da infância e adolescência. Anamnese, contudo, é o presente mesclado com vidas anteriores, comprovando a existência de múltiplas vidas e uma força maior que todos nós. Já Indistinto, é a busca da fé. A renovação da fé e da paz interior pois, infelizmente, a predestinação revelada a mim, em tenra idade, obteve igual desfecho em encarnações anteriores – e esse caminho se constrói gradativamente em cada página, em cada livro, em cada poema.

3.Como a escrita despertou em você? Quem te influenciou?

Antes de ser alfabetizada, minha avó transcrevia tudo dito por mim. Ou seja, é um dom nato. Não houve influência nem escolha. Sou canal para revelar a grandiosidade do universo, desconhecido até mesmo por mim. Portanto, (d)escrevo o que me é intuído, sonhado e revelado.

4.O que busca passar ao leitor com a sua poesia?

A verdade. A intensidade dos próprios sentimentos. Retirá-los da afobação, do raso e da mesmice. Terão de mergulhar fundo em si próprios e descobrir, por si sós, o que há entre nós – demasiadamente além da matéria. 

5.Você é cigana. Como isso influencia na sua escrita?

O leitor percebe o caminhar por entre as linhas. Há inquietude e uma carga intensa de experiências, de quem permanece pouco em cada lugar. É preciso devorar as frases para compreender o que digo.

6.Planos para o futuro e contatos.

Sigo, no momento, em uma companhia teatral: Confabulando. Trabalhamos com crianças especiais, em Niterói, confeccionando oficinas teatrais para que elas possam descobrir seus próprios potenciais. As inscrições estão abertas e recomeçaremos em 28/02. A escrita, após largo recesso, estou de volta na Revista entre Poetas e Poesias. O futuro? Ah… Deixe-o ter sua própria voz! Tão sábio é.

Instagram: @slobodaemanuele | @conf.abulando

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo