Fabio Rodrigo

O pai e o filho

O filho de 11 anos aproveitou um dos poucos momentos de seu pai em casa e o chamou para uma conversa séria.  O pai, no entanto, não se mostrou nem um pouco interessado em atender ao pedido do filho. Mesmo assim, o jovem insistiu:

– Pai, eu preciso que o senhor me escute!

O pai estava concentrado no jogo de videogame e resmungou:

– Logo agora que eu consegui chegar na última fase, droga!!!

Mesmo com a atitude birrenta do pai, o filho continuou:

– Pai, o senhor precisa me dar mais atenção. O senhor nunca reserva um pouco do seu tempo para mim. Ou está no trabalho, ou está com os amigos do futebol, ou está jogando videogame… Lembra do que a psicóloga falou?

– Ah, não quero ouvir isso agora não. Eu não estou nem aí para o que aquela chata falou!!! – disse raivoso. E continuou: – Aliás, aquela psicóloga parece com a Fiona, do Shrek, não parece? – disse o pai, dando uma inesperada gargalhada.

O filho, de maneira séria, manifestou total desaprovação pela forma grosseira como o seu pai se referiu à psicóloga.

– Pai, eu tenho um enorme respeito pela senhora Mariluce. Eu não aceito que o senhor fale assim dela. Aliás, ela quer ter um novo encontro com o senhor – disse em tom intimidador.

– Ah, não estou com vontade de ouvir nada dessa bruxa, não!!! Manda sua mãe ir lá, que eu não vou.

– Mas, pai, o senhor precisa ir sim. É para o meu bem!!! As orientações dela são muito importantes para o meu desenvolvimento pessoal.

– Não me venha com esse papinho não, hein!!! Já disse que não vou. E me deixa eu jogar sossegado, ora bolas!!! – disse o pai, querendo pôr um basta na conversa.

O filho, ao perceber que não havia diálogo com seu pai, retirou-se da sala e foi para seu quarto. Enquanto isso, o pai voltava a olhar fixo para a televisão ao mesmo tempo em que suas habilidosas mãos guiavam seu joystick. Minutos depois, finalmente conseguiu zerar o jogo e comemorou sua façanha com os braços erguidos repetindo os movimentos característicos de seu personagem preferido de Pokémon.

Imagem interna e externa: https://pixabay.com/pt/vectors/controlador-de-jogo-155530/

Mostrar mais

Fabio Rodrigo

Fábio Rodrigo é professor de Língua Portuguesa da secretaria de educação do estado do Rio de Janeiro e é doutorando em Língua Portuguesa pela UFRJ. Recentemente adquiriu o título de mestre em Estudos Linguísticos pela UERJ/FFP. Tem se dedicado a escrever crônicas que abordam temas do cotidiano e sua relação com a língua portuguesa e que são publicadas semanalmente no jornal Daki e no portal Entre Poetas e Poesias. Seu primeiro livro, Mixórdia e outras histórias, lançado pela editora Apologia Brasil, é uma coletânea de crônicas publicadas tanto no Daki quanto no portal. Suas crônicas, em sua maioria, são ambientadas no município de São Gonçalo, cidade em que o escritor nasceu e em que trabalha como professor. Como professor de Língua Portuguesa, Fábio Rodrigo procura aproximar o conteúdo das aulas de Português ao dia a dia, e seus textos são o resultado disso.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo