ENTREVISTAS

Entrevista: Conheça a Influenciadora Literária Natália Lima

O mundo digital proporcionou a aproximação entre as pessoas, democratizando o debate sobre diversos pontos da sociedade. A leitura não ficou de fora disto, Influenciadores Literários mostram diariamente o gosto pelo livro, levantando ainda mais o debate sobre a importância da leitura.

Hoje, a entrevista é com a Influenciadora Literária Natália Lima, dona da página @loucaporlivrosss.

1.Apresente-se

Olá, eu sou a Natália Lima, mãe da Amora (Shih Tzu – castrada). Formada em ADM, atuo na área gerenciando o meu próprio negócio há 5 anos. Hoje, além da minha formação, me dedico a incentivar as pessoas ao hábito da leitura.

2.Você desenvolve um trabalho de incentivo à leitura no Instagram. Como e quando você decidiu iniciar este projeto?

Meu projeto iniciou-se em 2018 muito despretensiosamente, era somente para compartilhar minhas leituras com quem gosta de ler! Agora, além de compartilhar minhas leituras, incentivo e influencio pessoas. Isso é incrível!

  1. Conte-nos sobre seu projeto.

Hoje, vejo meu perfil literário como um projeto para incentivar à literatura no país. País este que tem mais acesso a tecnologia, como celular ao invés de livros, pois é! Apenas 8% da população brasileira tem acesso a livros e a média de leitura para as pessoas é de 1 livro por ano. Se formos comparar o Brasil com outros países, somos realmente pobres nesta questão. Então, hoje meu maior desejo é implantar a leitura na casa de todos os brasileiros.

4.Quem foi sua maior influência na área Literária?

Meus pais sempre gostaram muito de ler! Mas minha maior incentivadora é minha madrinha, é ela quem me presenteia somente com livros desde os meus 13 anos! Ganho presente até de dia das crianças, livros é claro!

5.Você cria algum roteiro ou planeja a criação do conteúdo de sua página? Ou as postagens vão de acordo com o que está lendo?

Tudo vai de acordo com o meu humor. A única coisa que eu planejo são as minhas fotos, elas ficam todas salvas no meu rascunho! Ex.: fotos de livros que resenhas já estão prontas.

6.Como você pensa na criação de Lives ou stories? O que tem mais alcance a postagem ou o audiovisual?

Não sigo nenhum cronograma, nem na criação de conteúdo de postagens nem na de lives, gosto de mostrar o que realmente sou! Não costumo ficar olhando o que tem mais alcance, mas acredito que as postagens devem alcançar mais pessoas.

7.Se você tivesse que indicar três livros, quais seriam? Por quê?

Pátria – Fernando Aramburu – Este será considerado um clássico futuramente. // O Sal das Lágrimas – Ruta Sepetys – Romance histórico rico. // Harry Potter e a Pedra Filosofal – J.K. Rowling – Indico para as crianças que estão começando a se aventurar nesse mundo incrível da literatura.

8.Quem é seu maior público? E o que sente quando alguém elogia seu trabalho?

Meu maior público, segundo o Instagram, são mulheres entre 18 e 35 anos! Quando recebo um elogio, sinto o ego massageado e vejo que sim, estou no caminho certo!

9.Geralmente quem lê acaba escrevendo bem. Você já se aventurou como escritora? Se sim, em qual gênero? Se não, pensa em fazer isso no futuro?

Realmente, quem lê escreve muito melhor, mas eu não nasci para ser escritora!!! Sigo apenas apreciando o trabalho de quem os faz.

10.Como você vê o hábito de leitura do brasileiro?

Brasileiro não tem o hábito da leitura, e isso é triste! Por isso estamos aqui criando conteúdo e nos dedicando a mudar isso, eu digo nós, criadores de conteúdo!

11.As pessoas pedem indicação de qual tipo de literatura? E os autores brasileiros, sobressaem aos estrangeiros?

Eu leio de tudo um pouco, então você encontrará desde clássicos até suspenses psicológicos no meu perfil! Autores brasileiros devem ser enaltecidos sim, eles são incríveis e muitos se sobressaem.

12.Contatos e planos para o futuro.

Ahhh muitos planos futuros!!! Fiquem de olho no @loucaporlivrosss

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo