ENTREVISTAS

Entrevista: Conheça Breno Paixão – jovem gonçalense que lançou livro na Amazon

O despertar o interesse pela escrita, ainda na adolescência, é um dos grandes desafios da educação contemporânea. Mídias sociais, eletrônicos de todas as espécies e produtos audiovisuais massificados são algumas barreiras encontradas por esse incentivo.

Contrário a esse fluxo, temos o jovem escritor gonçalense Breno Paixão, que lançou recentemente o livro “meu outro eu: coisas que não diria em público” na Amazon.

Leia a entrevista e conheça um pouco mais da história e do trabalho do Breno Paixão.

1.Apresente-se

Meu nome é Breno Paixão Anacleto, tenho 15 anos, estudo na escola FIRJAN SESI de São Gonçalo e sou autor do livro “meu outro eu: coisas que não diria em público”.

2.Você lançou recentemente um livro. Conte-nos sobre.

Ele é um livro onde eu exploro muito mais dos meus sentimentos que eu geralmente não conto para ninguém, como os momentos onde me sinto sozinho, minhas paixões e também mais sobre minha personalidade no geral. Foi um processo muito importante, pois ele é onde eu deposito toda minha intimidade e insegurança, é realmente algo que eu não diria em público.

3.Quando você percebeu que poderia escrever um livro?

Eu já tinha diversos textos que eu escrevia de madrugada, nos meus tempos livres, em viagens antes do distanciamento social, e isso sempre foi um desejo que eu reprimia, pois achava que era algo que só aconteceria se eu tivesse uma editora, mas quando soube que não era necessário, eu fui atrás de saber mais do processo e me diverti enquanto escrevia.

4.Como é a sensação de escrever e publicar algo?

É um misto de emoções, porque era algo super íntimo e que, querendo ou não, eu nunca esperei fazer isso e toda minha vida. Em um momento eu pensava “ok”, eu estou escrevendo um livro e ele vai ficar bom pois eu tenho talento”, e isso muitas vezes era um incentivo pra mim, e outra hora eu ficava “ok”, eu não vou lançar isso pois eu não sou bom o suficiente para que as pessoas comprem o livro e se divirtam lendo”. Uma das coisas que eu consegui vencer foi a sensação de que não ficaria bom e que eu não iria curtir o resultado, e no final eu entrava em estado de êxtase para que as pessoas lerem logo, foi uma sensação impagável.

5.Pretende continuar escrevendo?

Com certeza, eu não sabia que ser escritor era algo tão bom e me traria tantas coisas boas, então eu pretendo sim. Eu aprendi muito com esse primeiro livro, foi um ensinamento que eu tive de que se eu lutar pelas coisas, eu posso conseguir realizá-las, e eu quero continuar nesse caminho.

6.Geralmente quem escreve lê bastante. O que você gosta de ler?

Eu gosto muito de ler livros de poesia mesmo, porque é um gênero literário que eu me sinto confortável pois vejo que não sou eu somente que sinto sentimentos ruins, e isso alivia muito em momentos que estou para baixo. As vezes, eu leio uns livros de ficção também, como Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft, são dois autores lendários para a literatura.

7.Quem foi sua maior inspiração? Por quê?

Uma das minhas maiores inspirações para começar a escrever foram Carlos Drummond de Andrade e Machado de Assis, porque ele expressam sentimentos de uma maneira sofisticada porém direta em suas poesias, e isso é algo que me fascina até hoje.

8.Planos para o futuro.

O meu maior plano no futuro é lançar o livro “meu outro eu: coisas que não diria em público” e outro livro que eu for lançar futuramente em versão física, para alcançar um número maior de leitores e me firmar como um escritor mesmo.

9.Como as pessoas podem adquirir seu livro?

O livro está sendo vendido exclusivamente na loja da Amazon, por enquanto é o único meio que eu achei de disponibilizar o livro para venda. A leitura dele é feita com o auxílio do aplicativo Kindle.

Para quem quiser adquirir o livro, basta acessar o link abaixo:

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo