ENTREVISTAS

Entrevista: Conheça a influenciadora literária Fabiana Filippo

Em um mundo cada vez mais conectado, as pessoas descobrem novas ferramentas para divulgarem seus trabalhos. As redes sociais se tornaram lugares democráticos, facilitando o contado entre pessoas e aumentando a exposição de diversos tipos de projetos.

A leitura não ficou de fora desta democratização promovida pelo mundo digital. Diversos influencers literários têm seus trabalhos expostos, possibilitando a troca de ideias e aumentando o incentivo à leitura.

Na entrevista de hoje, conheça a influenciadora literária Fabiana Filippo, dona da página Fabi Livros e Tal, que visa a propagação da leitura no Brasil.

1.Apresente-se:

Meu nome é Fabiana, nascida e criada na cidade do Rio de Janeiro. Médica geriatra que ama cuidar das pessoas. Adoro estar em contato com a natureza e tomar um café. A leitura está na minha vida desde sempre e os livros são meus queridinhos.

2.Você desenvolve um trabalho de incentivo à leitura no Instagram. Como e quando você decidiu iniciar este projeto?

A ideia surgiu há cerca de 3 anos . Na ocasião fiz um Instagram voltado para minhas leituras e da minha filha com 5 anos à época. Tive problemas com a conta e abandonei o projeto. Há pouco mais de um ano resolvi criar um outro perfil voltado para a leitura.

3.Conte-nos sobre seu projeto.

Basicamente compartilho os livros que leio com minha opinião e resenhas. Confesso que me surpreendi e ainda fico surpresa com o feedback que recebo. Milhares de leitores me procuram para pedir indicação de livros , para comentar leituras e ainda recebo mensagens de vários autores que oferecem seus livros para eu ler e dar minha opinião. Procuro na medida do possível e do tempo que disponho a atender se não a todos , a maioria.

4.Quem foi sua maior influência na área Literária?

O meu maior exemplo veio de dentro de casa. Minha mãe sempre leu muito e me influenciou bastante. Lembro dela com os livros de Agatha Christie. Quando criança eu gostava dos livros do Pedro Bandeira e do Monteiro Lobato. Depois na adolescência devorava tudo do Paulo Coelho. E hoje gosto conhecer novos autores e procuro diversificar muito a leitura.

5.Você cria algum roteiro ou planeja a criação do conteúdo de sua página? Ou as postagens vão de acordo com o que está lendo?

Não crio roteiros , as postagens vão de acordo com o que estou lendo.

6.Como você pensa na criação de Lives ou stories? O que tem mais alcance a postagem ou o audiovisual?

Não tenho hábito de fazer lives. O que tem maior alcance no meu perfil são as postagens.

  1. Se você tivesse que indicar três livros, quais seriam? Por quê?

Pergunta dificil. Sempre tiro algo dos livros que leio, até daqueles que não me agradam tanto. Mas vamos lá.

Eu sou Malala – o livro nos ensina várias coisas mas indico principalmente por mostrar toda a luta de uma menina para continuar estudando.

O mundo se despedaça do Chinua Achebe. Esse foi um dos melhores livros que li.

Saga Outlander da Diana Gabaldon pois é maravilhosa.

8.Quem é seu maior público? E o que sente quando alguém elogia seu trabalho?

Mulheres de 25 a 35 anos.

9.Geralmente quem lê acaba escrevendo bem. Você já se aventurou como escritora? Se sim, em qual gênero? Se não, pensa em fazer isso no futuro?

Sim, tenho alguns textos escritos mas por enquanto só para mim. São textos reflexivos sobre a vida, inspirados em pacientes que tive. No início da quarentena também escrevi alguns textos sobre esse momento difícil.

10.Como você vê o hábito de leitura do brasileiro?

Várias pesquisas já mostraram que o brasileiro lê pouco. Acho isso muito ruim pois a leitura liberta, estimula a pessoa a pensar, a questionar.

11.As pessoas pedem indicação de qual tipo de literatura? E os autores brasileiros, sobressaem aos estrangeiros?

Na minha página procuro sempre dar espaço aos autores nacionais, temos que valorizar a prata da casa. Mas quando pedem indicação os estrangeiros ainda sobressaem.

  1. Contatos e planos para o futuro.

Meu Instagram @fabi_livros_e_tal

E tenho planos de organizar meus textos e quem sabe publicá-los algum dia.

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

13 Comentários

    1. Obrigada Fabiana vou procurar esses livros que colocou com indicação, gosto muito de ler, não tenho presencia, romance, aventura, policial, ficção, passei o gosta da leitura para minha filha também.

  1. Renato, muito obrigada pela oportunidade , adorei ter participado da entrevista. Parabéns pelo site, é bem completo e com um conteúdo incrível.

  2. Amei a sua entrevista, fiquei muito feliz de ter influenciado você. Muito sucesso. Te amo. Beijo.

  3. Oi, Fabi! Adorei sua entrevista. Sempre acompanho as suas postagens e já aproveitei várias dicas de leitura. Parabéns!

Botão Voltar ao topo