Notícias

Jovem cordelista gonçalense recebe homenagem no Dia do Cordelista

Lado direito: Ezequiel Alcântara

No dia 19 de novembro foi comemorado o Dia do Cordelista e nada melhor do que inaugurar uma cordelteca para ilustrar o dia. A iniciativa foi do Ciep 306 Deputado David Quinderê, situada no município de São Gonçalo, que homenageou um ilustre ex-aluno, dando a cordelteca o nome dele.

O homenageado foi o cordelista Ezequiel Alcântara, nascido em 28 de Julho de 2000 na cidade de Reriutaba no Ceará, onde foi criado e viveu na comunidade de Riacho das Flores até o dia em que teve que deixar a cidade natal e viver em São Gonçalo – RJ. Graduando em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é membro da União Brasileira de Trovadores (UBT) seção São Gonçalo e atualmente faz parte da Assessoria de Imprensa da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC).

“Não tenho palavras para expressar minha gratidão por receber essa homenagem. Desde que entrei no Ciep 306 em 2014, comecei a fazer trabalhos com os alunos sobre Literatura de Cordel, com o incentivo de muitos professores. E mesmo após minha formatura no ensino médio em 2018, continuei a fazer outros projetos voltados à essa amada literatura. Em junho desse ano, conversei com a direção da escola sobre o projeto de uma cordelteca, coisa que já havia pensado desde que entrei na escola mas nunca externei, e houve o interesse no projeto. Nas minhas idas à sede da ABLC, com meu mestre Zé Salvador, para fazer catalogação de cordéis para a UFRRJ, conversei com o então presidente Gonçalo Ferreira sobre o projeto de uma cordelteca e ele ficou animado em saber, tanto que ofereceu doar bastante material para compor o acervo. Então a direção fez um ofício para o presidente, e a minha maior surpresa foi que o nome escolhido para a cordelteca, tanto pela escola quanto pelo presidente, foi o meu nome” – ressalta o cordelista homenageado.

O evento foi marcado pelo discurso, online, de alguns cordelistas e amigos do Ezequiel Alcântara, além da presença das equipes diretivas e pedagógica da unidade de ensino, assim como do corpo discente da mesma.

Gonçalo Ferreira da Silva, Presidente da ABLC.

A homenagem foi organizada pelo diretor Alexandre, pelos professores Marcelo Gonelli e Cristiane, além das amigas do cordelista, Vanda e Fátima. Os alunos puderam presenciar um pouco da história do cordelista, além de ouvir um discurso emocionante.

“Este é um dia muito especial em nossa escola, concretizamos um projeto espetacular que tenho enorme orgulho em fazer parte. Hoje fundaremos no Ciep 306 – David Quinderê uma Cordelteca, que é um ambiente cultural que será voltado para a minha amada e admirada Literatura de Cordel. A literatura de cordel é a única literatura genuinamente brasileira, que foi tombada como patrimônio cultural imaterial do Brasil, sendo ela, desde séculos passados, fundamental na construção de seres pensantes e na formação educacional da nossa sociedade. Foi  em uma cordelteca, lá na biblioteca da comunidade de Riacho das Flores (Reriutaba, CE), que a minha trajetória começou. Sem dúvidas este espaço agregará e muito na formação de novos leitores, pesquisadores e, futuramente, escritores cordelistas, que irão difundir e enaltecer, ainda mais, esta incrível arte literária.

Ingressei nesta escola em 03 de setembro de 2014, não havia feito um mês da minha chegada brusca do Ceará pra cá. Tive uma entrada um tanto tímida no Ciep, porém, fui recebido de braços abertos e com grandes oportunidades, isso, com certeza, graças à literatura de cordel e ao amor que o corpo docente dessa escola me proporcionou. Desde então, tivemos muitos eventos, palestras e aulas aqui, ministradas por mim sobre cordel para alunos desta escola. Todos esses projetos tiveram o incentivo de muitos professores, sem eles não teria conseguido.

Todos esses movimentos se tornaram uma semente, que foi carinhosamente plantada e cuidada com muito esforço ao longo de anos, que se tornou uma árvore frondosa e que hoje colhemos os seus saborosos frutos nesta inauguração.

Foi aqui nesses corredores, nessas salas e nesses pátios do Ciep 306 que eu caminhei, sorri, aprendi, cresci e sonhei… Foi neste lugar que pude virar páginas bem rasuradas e continuar escrevendo a minha história.

Sinto-me muito feliz por essa grande homenagem, não encontro maneiras de como expressar essa gratidão. Sou eternamente grato a tudo e a todos dessa escola.

Que possamos amar profundamente, sejamos poesia!” – proferiu, Ezequiel, em seu discurso.

Bela iniciativa! Veja outras fotos e depoimentos sobre o cordelista.

Poeta, cordelista e dramaturgo, Moreira de Acopiara

Historiador, poeta e cordelista, Varneci Nascimento

Cordelista e Professor João Rodrigues

Cordelista Zé Salvador.

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. Homenagem justa e merecida ! Um jovem homem poeta que vem despertando o interesse pela Cultura Brasileira, em especial a Cultura Nordestina. Não perdeu suas raízes e seus valores. Com certeza, ouviremos falar muito deste exemplo de escritor que ama e valoriza a Arte das Palavras!

  2. Foi uma tarde muito agradável. Movidos pela alegria, com muito carinho, prestamos esta merecida homenagem ao Ezequiel Alcântara. Tenho certeza que a nossa escola, o CIEP 306, colherá muitos frutos deste espaço dedicado a ele.

  3. Parabéns ao nosso ex- aluno Ezequiel Alcântara Soares e por seu lindo trabalho aqui no CIEP 306 DEPUTADO DAVID QUINDERÊ, sempre se dedicando e ensinando os jovens a amar a Literatura de Cordel.
    Já nasceu com nome de Cordelista, isto que eu sempre falava para ele, aprendi muito com o Ezequiel Alcântara a conhecer os autores da Literatura de Cordel e a formar breves poemas.
    Esta CORDELTECA não poderia ter um outro nome, senão do nosso eterno aluno, que mesmo estudando atualmente em uma Universidade Federal daqui não se separou e tem suas raízes fincadas nesta escola.
    Vamos crescer esta Cordelteca e será um atrativo cultural para nossos alunos e para todos que buscam uma ótima leitura! P-A-R-A-B-É-N-S!!! QUE O SENHOR JESUS ILUMINE E ABENÇOE SEMPRE SUA CAMINHADA !!!

  4. Parabéns Ezequiel,você é um orgulho para o CIEP 306. Sucesso e muitas bênçãos em seu caminho.

  5. Agradecemos ao Sr Gonçalo Ferreira, Presidente da ABLC, por esta brilhante iniciativa de inauguração da nossa Cordelteca. Pela doação do acervo de cordéis a nossa sala de leitura que muito contribuirá para a cultura de nossos estudantes!!! Muito Obrigada!!!

Botão Voltar ao topo