ENTREVISTAS

Entrevista: Conheça as Influenciadoras Literárias Ester Gabrielle e Isabelle Cristine

A internet tem democratizando cada vez mais seus espaços desde o advento das redes sociais. Todas as tribos de diferentes vibes se reúnem, de diferentes formas, no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube.

O pessoal amante dos livros não ficou de fora. No Instagram encontramos diversos trabalhos de incentivo à leitura. Muito conteúdo tem sido criado e assim preenchendo a lacuna que falta na vida dos brasileiros.

Na entrevista de hoje, vamos conhecer as Influenciadoras Literárias Ester Gabrielle e Isabelle Cristine, donas das páginas @livrotecaecia e @projetodanoficial.

Leia!

1.Apresente-se.

Eu (Ester Gabrielle) e minha irmã Isabelle Cristine, decidimos criar um um perfil literário no Instagram, no início deste ano, chamado livroteca e cia, com intuito de incentivar a leitura e divulgar novos escritores nacionais. Atualmente eu fico com a criação de resenhas, posts e a Isabelle fica com a parte da edição, comentários e de vez em quando traz resenhas ao público.

2.Você desenvolve um trabalho de incentivo à leitura no Instagram. Como e quando você decidiu iniciar este projeto?

Decidimos criar em Janeiro, começando com frases de autores, após percebemos que existia um nicho sobre livros, pensamos em adaptar nossa página para criar esse tipo de conteúdo. Ao passar do tempo percebemos que a Literatura nacional era pouco reconhecida e começamos a divulga lá. Criamos um projeto chamado “Projeto divulgando autores nacionais” que hoje tem sua própria página no instagram @projetodanoficial.

3.Conte-nos sobre seu projeto.

O Livroteca e cia geralmente tem postagens segundas e quartas feiras, nós comprometemos a postar uma resenha por semana, maioria delas nacionais, de escritores independentes ou não. Já o Projeto divulgando Autores Nacionais, tem como finalidade valorizar a literatura nacional por meio de resenhas, divulgações e entrevistas. Buscando incluir cada vez mais um nacional na sua estante e promover o hábito de leitura e funciona como uma parceria entre IG´s literários e Autores nacionais no período de um semestre. Os Instalivros estarão encarregados de escolher 3 livros de autores diferentes para fazer resenha e também divulgá-los, além da opção de fazerem entrevistas. Todos as resenhas, entrevistas e divulgação serão reportadas no Instagram do projeto DAN.

4.Quem foi sua maior influência na área Literária?

Atualmente temos nos inspirado em nossa amiga Maria da @senhoritaleitura.

5.Você cria algum roteiro ou planeja a criação do conteúdo de sua página? Ou as postagens vão de acordo com o que está lendo?

Planejamos as postagens por semana, criamos roteiros, fazemos revisão e de vez em quando perguntamos nos stories qual publicação nosso público gostaria de ver na página.

6.Como você pensa na criação de Lives ou stories? O que tem mais alcance a postagem ou o audiovisual?

Normalmente não fazemos muitos stories, quando fazemos procuramos algo que faça o público interagir. O audiovisual sempre da mais alcance.

  1. Se você tivesse que indicar três livros, quais seriam? Por quê?

Primeiro Livro: Extraordinário-R.J Palacio: Porque é de leitura simples e tem uma estória que ensina a ter empatia. Segundo Livro: Memória Póstumas de Brás Cubas-Machado de Assis: Muitos leitores tem medo de iniciar clássicos, por achar que vai ser uma leitura arrastada, mas esse livro tem a leitura super fluida. Terceiro Livro: Ao Encontro do amor- Shirlei Ramos: Último livro nacional que li favoritado, acreditamos que todo mundo tem que dá chance não só para a literatura brasileira clássica, mas também para atual.

8.Quem é seu maior público? E o que sente quando alguém elogia seu trabalho?

Nosso maior público tem de 25 a 34 anos. Ficamos muito felizes e nos sentimos realizadas não só pelos elogios, mas também pelas críticas construtivas.

  1. Geralmente quem lê acaba escrevendo bem. Você já se aventurou como escritora? Se sim, em qual gênero? Se não, pensa em fazer isso no futuro?

Atualmente escrevemos sim, mas só para passar o tempo, costumamos escrever romances.

10.Como você vê o hábito de leitura do brasileiro?

Péssimo infelizmente. Antes de termos uma Página no Instagram conhecíamos poucas pessoas que tinham interesse de ler, mas acreditamos que isto está melhorando aos poucos.

11.As pessoas pedem indicação de qual tipo de literatura? E os autores brasileiros, sobressaem aos estrangeiros?

Literatura Nacional. Claro, alguns dos nossos livros favoritos desse ano são nacionais. Conhecemos autores nacionais incríveis, mas infelizmente não tem divulgação de suas obras.

  1. Contatos e planos para o futuro.

Páginas do Instagram: @livrotecaecia e @projetodanoficial. Pretendemos aumentar os números de resenha e não só ler livros publicados na amazon de autores nacionais, mas também publicados no Wattpad. Para o Projeto DAN pretendemos aumentar nosso time de resenhistas e conhecer mais autores nacionais e levar os mesmos para o público.

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo