Notícias

Literatura de cordel é destaque na Faculdade de Formação de Professores – FFP/UERJ

Cordelistas e pesquisadores

Nesta última sexta-feira, dia 25 de outubro, o município de São Gonçalo contou com a presença de vários cordelistas e estudiosos do cordel. Sim, isso mesmo, tivemos a realização do evento Folheto Aberto: o cordel em cena, sob a coordenação de Maria Isaura Rodrigues e Rejane Rosa. De acordo com a estudante do curso de Letras, Larissa Moredison, que é bolsista do Projeto de Extensão Leitura na Cordelteca da FFP, “o evento folheto aberto é de grande relevância para os estudantes da instituição e para todos que participam, pois através dele temos a possibilidade de aprender mais a fundo sobre o gênero cordel, prestigiar grandes poetas talentosos e dar visibilidade à cordelteca, que é um espaço rico em cultura e conhecimento”. Dito em outras palavras, é um acontecimento que já se tornou tradição na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Campus de São Gonçalo, em parceria com a Rede Sirius de Biblioteca, e faz jus à proposta da universidade em agregar conhecimento e cultura por meio da arte.

Referência no assunto, a biblioteca da FFP conta com a cordelteca que carrega o nome de Gonçalo Ferreira da Silva, Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), que aliás, esteve no evento, palestrou e recitou seus versos poéticos com a prosódia de quem sabe bem o que faz. E foi lá que, durante o evento, houve visita guiada para conhecimento do acervo de cordéis que, de acordo com o próprio presidente da ABLC é uma das mais sortidas do Brasil. Sobre o Folheto Aberto: o cordel em cena, a professora e pesquisadora Simone Bacellar afirmou: “Acho muito importante mantermos essa tradição da nossa Universidade, criada pela professora Maria Isaura, em tratar questões relativas ao Cordel, como já fazemos há anos, e também estimular os mais jovens a continuarem com esse fantástico trabalho. Hoje a UERJ é uma referência na literatura graças ao projeto Folheto Aberto: cordel em Cena, idealizado pela professora Maria Isaura”.

Zé Salvador palestrando sobre o Projeto SG em Cordel

Vários cordelistas renomados contribuíram com seus saberes e mostraram essa nossa arte genuinamente brasileira. Houve música, performance literária e demonstração das pesquisas produzidas pelos estudiosos da própria universidade que, tradicionalmente, conta com grupos de estudos voltados para o assunto.  O cordelista Zé Salvador, que vem realizando um importante trabalho didático itinerante nas escolas de São Gonçalo, relata que o evento: “Foi de grande valia para o cordel. Gostei muito das palestras e apresentações de apoio na fala do cordelista Sepalo Campelo. Esse evento em São Gonçalo está alavancando o cordel. Tanto a Isaura quanto a Rejane estão dando força tremenda à literatura de cordel”.

Ademais, o cordelista Ezequiel Alcântara afirma que o “evento Folheto aberto sem dúvidas foi magnífico! Grande satisfação em ver o quão longe a literatura de cordel pode ir e ver o reconhecimento pela universidade e por render frutos nas instituições de ensino público. Eu vi na UERJ – FFP uma dedicação sem igual por essa literatura, que me traz nostalgia ao ver o brilho que o nosso ‘Romance nordestino’ adquiriu por outras pessoas de culturas distintas. A coordenação do evento teve inteligência e respeito para com o cordel quando trouxe a presença ilustre dos poetas e cordelistas da ABLC. Era um clima de simplicidade misturada com a maestria cultural que a literatura de cordel tem. Parabenizo às organizadoras Maria Isaura e Rejane Rosa, além dos professores e universitários que pesquisaram e se empenharam em elaborar essa valorização do cordel. Creio que é um importante marco para a história dessa tão rica literatura. Mesmo sendo eu um pequeno poeta e cordelista sem muita experiência mediante os mestres presentes no evento, fiquei muito grato e feliz por poder participar desse belo encontro que foi o Folheto Aberto”.

É bom lembrar que a Cordelteca da Faculdade de Formação dos Professores é, há algum tempo, referência na Literatura de Cordel e está aberta a todos que busquem conhecer esse nosso patrimônio nacional, segundo o próprio IPHAN. De acordo com o poeta e pesquisador Erinaldo Santos, que esteve presente na ocasião, o “Folheto Aberto representa um avanço muito grande na relação do cordel com a comunidade acadêmica e estudantil do município gonçalense”, e finalizou parabenizando a todos da organização.

Pois bem, fica mais que estabelecida a importância da FFP-UERJ e da Cordelteca Gonçalo Ferreira da Silva como espaço de excelência na pesquisa de Literatura de Cordel. E, vale o convite, conheçam a literatura de cordel, patrimônio imaterial do Brasil, visitem a biblioteca, pois tudo isso pertence a você.

Mostrar mais

Erick Bernardes

A mesmice e a previsibilidade cotidiana estão na contramão do prazer de viver. Acredito que a rotina do homem moderno é a causadora do tédio. Por isso, sugiro que façamos algo novo sempre que pudermos: é bom surpreendermos alguém ou até presentearmos a nós mesmos com a atitude inesperada da leitura descompromissada. Importa (ao meu ver) sentirmos o gosto de “ser”; pormos uma pitadinha de sabor literário no tempero da nossa existência. Que tal uma poesia, um conto ou um romance? É esse o meu propósito, o saber por meio do sabor de que a literatura é capaz proporcionar. Como professor, escritor e palestrante tenho me dedicado a divulgar a cultura e a arte. Sou Mestre em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ e componho para a Revista Entre Poetas e Poesias — e cujo objetivo é disseminar a arte pelo Brasil. Escrevo para o Jornal Daki: a notícia que interessa, sob a proposta de resgatar a memória da cidade sob a forma de crônicas literárias recheadas de aspectos poéticos. Além disso, tenho me dedicado com afinco a palestrar nas escolas e eventos culturais sobre o meu livro Panapaná: contos sombrios e o livro Cambada: crônicas de papa-goiabas, cujos textos buscam recontar o passado recente de forma quase fabular, valendo-me da ótica do entretenimento ficcional. Mergulhe no universo da leitura, leia as muitas histórias curiosas e divertidas escritas especialmente para você. Para quem queira entrar em contato comigo: ergalharti@hotmail.com e site: https://escritorerick.weebly.com/ ou meu celular\whatsapp: 98571-9114.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo