Notícias

Escola Municipal Alberto Pasqualini celebra 133 anos de emancipação de São Gonçalo com evento especial

Escola Municipal Alberto Pasqualini celebra 133 anos de emancipação de São Gonçalo com evento especial

Nessa última quinta-feira, 13 de setembro, a Escola Municipal Alberto Pasqualini, localizada no bairro Maria Paula, promoveu um evento memorável em comemoração ao aniversário de 133 anos de emancipação da cidade de São Gonçalo, que será celebrado no próximo dia 22 de setembro. Dando ensejo ao tema “Como São Gonçalo cabe em seu coração?”, o evento contou com a participação do escritor e professor Erick Bernardes, autor dos livros “Cambadas: crônicas de papa-goiabas”.

A comunicação reuniu alunos, professores e entusiastas da história e da geografia local, oferecendo uma oportunidades de explorar as raízes e curiosidades que moldaram a cidade ao longo do tempo.

Durante a palestra, os participantes puderam mergulhar na história fascinante de São Gonçalo. O palestrante abordou temas diversos, incluindo a Corrida de automóveis de Neves, a origem dos bairros Mutuá e Vila Lage, bem como curiosidades sobre Itaoca e Tribobó, revelando informações diversificadas sobre o município gonçalense.

A secretária escolar Bianca comentou: “Foi uma tarde de muito aprendizado. Mais do que ensinar uma área de conhecimento, o escritor Erick Bernardes trouxe para nossos alunos, não apenas algumas histórias de São Gonçalo, mas a convicção de que devemos nos orgulhar de nossas origens, principalmente de sermos gonçalenses”.

A diretora Rita Paixão informou ser “importante agradecer ao professor e escritor Erick Bernardes, que transmitiu de maneira simples e motivadora aos nossos alunos da EMAP seu vasto conhecimento acerca do nosso querido município. Abordando as curiosidades dos nomes dos bairros e suas histórias, que é de suma importância. Quando atuava como professora, fiz um projeto na escola, objetivando estudar a origem do bairro em que ela está inserida, foi excelente. Agora, na palestra, até relembrei a minha infância quando ele relatou o surgimento do bairro Estrela do Norte, falando sobre o Palacete do Mimi, já estive lá… Parabéns por ser um palestrante tão envolvente, pois foi um Ensinamento além das salas de aula”, finalizou a diretora.

Já o autor dos “Cambadas” expressou sua satisfação com o evento, afirmando que “a experiência foi bastante prazerosa e produtiva. Ver alunos e professores curiosos sobre as informações ali compartilhadas me deixou muito satisfeito com o evento. Sem contar o carinho com que a Escola Municipal Alberto Pasqualini me recebeu. Já estou ansioso para voltar à escola”.

Além da palestra, os presentes tiveram a oportunidade de explorar e adquirir os livros de Erick Bernardes em uma exposição especial, seguida por uma sessão de autógrafos. O evento também proporcionou um espaço para perguntas ao palestrante, momentos para fotos e troca de contatos entre os participantes. Para encerrar o dia com chave de ouro, todos desfrutaram de um delicioso lanche da tarde.

A Escola Municipal Alberto Pasqualini demonstrou mais uma vez seu compromisso com a educação e a valorização da história local ao proporcionar essa experiência enriquecedora para sua comunidade educativa. A celebração do aniversário de São Gonçalo não apenas fortaleceu os laços da comunidade, mas também enriqueceu o conhecimento sobre o passado e o presente desta cidade vibrante e histórica.

Quem quiser entrar em contato com o escritor Erick, o Instagram é @cambada123

Mostrar mais

Erick Bernardes

A mesmice e a previsibilidade cotidiana estão na contramão do prazer de viver. Acredito que a rotina do homem moderno é a causadora do tédio. Por isso, sugiro que façamos algo novo sempre que pudermos: é bom surpreendermos alguém ou até presentearmos a nós mesmos com a atitude inesperada da leitura descompromissada. Importa (ao meu ver) sentirmos o gosto de “ser”; pormos uma pitadinha de sabor literário no tempero da nossa existência. Que tal uma poesia, um conto ou um romance? É esse o meu propósito, o saber por meio do sabor de que a literatura é capaz proporcionar. Como professor, escritor e palestrante tenho me dedicado a divulgar a cultura e a arte. Sou Mestre em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ e componho para a Revista Entre Poetas e Poesias — e cujo objetivo é disseminar a arte pelo Brasil. Escrevo para o Jornal Daki: a notícia que interessa, sob a proposta de resgatar a memória da cidade sob a forma de crônicas literárias recheadas de aspectos poéticos. Além disso, tenho me dedicado com afinco a palestrar nas escolas e eventos culturais sobre o meu livro Panapaná: contos sombrios e o livro Cambada: crônicas de papa-goiabas, cujos textos buscam recontar o passado recente de forma quase fabular, valendo-me da ótica do entretenimento ficcional. Mergulhe no universo da leitura, leia as muitas histórias curiosas e divertidas escritas especialmente para você. Para quem queira entrar em contato comigo: ergalharti@hotmail.com e site: https://escritorerick.weebly.com/ ou meu celular\whatsapp: 98571-9114.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo