LivrosNotícias

Livro Cambada é assunto na Educação Infantil no bairro Jardim Catarina

Alunos da Educação Infantil aprendem sobre reciclagem e se encantam com a história do livro “Cambada”, do escritor Erick Bernardes

Nessa quinta-feira, 15 de junho, a professora Cristine Caldas, da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Pr. Saulo Luiz, do bairro Jardim Catarina, surpreendeu seus alunos ao unir dois temas importantes em uma atividade lúdica e educativa. Com a intenção de ensinar sobre reciclagem e promover a leitura, a professora escolheu a crônica “Onde estão os girassóis do meu Jardim Catarina”, texto integrante do livro Cambada, como base para seu trabalho em sala de aula.

A UMEI, conhecida por incentivar práticas pedagógicas criativas e interativas, adotou a reciclagem como tema central da semana. A ideia era explorar o potencial de reaproveitamento de materiais descartados e conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. Foi nesse contexto que a professora Cristine teve a brilhante ideia de utilizar potinhos de extrato de tomates vazios para plantar girassóis, inspirada pela crônica presente no livro escrito por Erick Bernardes.

O livro “Cambada” tem um texto que retrata a realidade do bairro Jardim Catarina, onde a unidade está localizada, e desperta o interesse dos alunos por contar histórias do local em que vivem. A crônica escolhida pela professora Cristine conta a história de um terreno com plantação de girassóis, algo que despertou a curiosidade e encanto das crianças.

Segundo a professora Cristine Caldas, “toda semana na UMEI escolhemos temas para trabalhar. Nesta semana o tema foi reciclagem.
Então pensei em aproveitar potinhos de extrato de tomate para plantar girassóis. Daí lembrei do Cambada I , que fala do bairro Jardim Catarina ( bairro em que moramos e que os alunos conhecem bem), onde o autor diz ter um terreno com plantação de Girassóis. Eles amaram a leitura, se identificaram, então o trabalho foi realizado com a Educação Infantil”.

De acordo com o escritor Erick Bernardes: “Confesso que foi bastante surpreendente quando a professora Cristine (que é uma leitora assídua) enviou as fotos pra mim. Principalmente porque eu considero o texto sobre os girassóis do Jardim Catarina talvez o mais poético do livro de número um. Além disso tem um ‘quê’ de autobiográfico, já que eu mesmo quase comprei um terro lá há alguns anos”. Admiro muito o trabalho da professora Cristine, sempre contextualizando e estimulando a curiosidade nas aulas que ministra”.

A atividade teve início com a leitura da crônica em sala de aula, onde a professora relatou sobre a importância da reciclagem e como pequenas ações podem fazer a diferença para o meio ambiente. Em seguida, os alunos foram convidados a plantar nós potinhos. Com a ajuda da professora, as crianças prepararam os potinhos para receberem as sementes de girassol.

Com muita empolgação e dedicação, cada aluno plantou sua própria semente de girassol nos potinhos reciclados. A professora Cristine aproveitou a oportunidade para ensinar sobre o processo de germinação e os cuidados necessários para o desenvolvimento das plantas. Ao final da atividade, cada criança passou a ser responsável por cuidar de cada girassol e acompanhar seu crescimento.

A iniciativa da professora Cristine Caldas proporcionou uma experiência única de aprendizado, unindo a temática da reciclagem com a literatura local. Os alunos ficaram encantados ao relacionar a história do livro com a realidade do bairro em que vivem, fortalecendo seu vínculo com a comunidade e despertando neles o amor pela leitura e pelo meio ambiente.

O escritor Erick elogiou a iniciativa da professora e ressaltou a importância de práticas pedagógicas que estimulam o interesse dos alunos.

Mostrar mais

Erick Bernardes

A mesmice e a previsibilidade cotidiana estão na contramão do prazer de viver. Acredito que a rotina do homem moderno é a causadora do tédio. Por isso, sugiro que façamos algo novo sempre que pudermos: é bom surpreendermos alguém ou até presentearmos a nós mesmos com a atitude inesperada da leitura descompromissada. Importa (ao meu ver) sentirmos o gosto de “ser”; pormos uma pitadinha de sabor literário no tempero da nossa existência. Que tal uma poesia, um conto ou um romance? É esse o meu propósito, o saber por meio do sabor de que a literatura é capaz proporcionar. Como professor, escritor e palestrante tenho me dedicado a divulgar a cultura e a arte. Sou Mestre em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ e componho para a Revista Entre Poetas e Poesias — e cujo objetivo é disseminar a arte pelo Brasil. Escrevo para o Jornal Daki: a notícia que interessa, sob a proposta de resgatar a memória da cidade sob a forma de crônicas literárias recheadas de aspectos poéticos. Além disso, tenho me dedicado com afinco a palestrar nas escolas e eventos culturais sobre o meu livro Panapaná: contos sombrios e o livro Cambada: crônicas de papa-goiabas, cujos textos buscam recontar o passado recente de forma quase fabular, valendo-me da ótica do entretenimento ficcional. Mergulhe no universo da leitura, leia as muitas histórias curiosas e divertidas escritas especialmente para você. Para quem queira entrar em contato comigo: ergalharti@hotmail.com e site: https://escritorerick.weebly.com/ ou meu celular\whatsapp: 98571-9114.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo