Notícias

Galeria de Arte abre espaço para doação e leitura de livros

A biblioteca comunitária funciona em horário comercial, dentro da vidraçaria e Galeria de Arte Box 212, os interessados podem em visitar o projeto e pegar um livro para ler.

Em um mundo onde o tecnológico ganha cada mais espaço, o livro físico não perdeu a sua importância e ganha, arduamente, espaço para sua divulgação. No município de São Gonçalo, temos o projeto “Estante Comunitária Carolina Maria de Jesus” criado pelo empresário e incentivador cultural, Adelino Góes.

Segundo Adelino: “A maior parte dos livros que li eram adquiridos em sebos. Depois, com o surgimento do círculo do livro, que comecei a comprar livros novos. A ideia da estante é facilitar o acesso à leitura e também pela ausência de sebos ou livrarias de cidade. Imagine se considerarmos essas dificuldades adicionadas a condição de cidade periférica, ausência de uma renda média que possibilite a aquisição do livro. Na maioria das vezes, o custo do livro equivale ao grosso da cesta básica de uma família”.

A biblioteca comunitária funciona em horário comercial, dentro da vidraçaria e Galeria de Arte Box 212, os interessados podem em visitar o projeto e pegar um livro para ler. Góes, além do projeto da estante fomenta um projeto de doação de livros (didáticos e literários), onde a pessoa pode simplesmente pegar o livro e levá-lo para ler.

“Para pegar um livro na estante é simples! Mediante o preenchimento de um simples cadastro, para controle interno, já leva o livro e tem 15, 20 ou 30 dias para devolver. As doações não precisam de nada, a maioria dos livros ficam à disposição na entrada da loja” – descreve Góes.

A Galeria Arte Box 212 tem se tornado o point cultural do município e vem abarcando vários movimentos e eventos literários, preenchendo uma lacuna que falta na cidade: espaço para desenvolver projeto culturais.

“A união da vidraçaria a essas atividades é pelo que já vi Brasil afora, principalmente no Distrito Federal, onde vi lançamento de livros e recital de poesias em açougues. (após o expediente, claro). Atividade culturais, fazemos desde de sempre. Iniciamos essas atividades em 1994, quando tínhamos cursos de pintura e desenho e apoiávamos os salões, exposições de artes plásticas que acontecia no centro cultural Joaquim Lavoura e depois na casa das artes. Depois vieram atividades como aula de percussão, aulas de canto, piano popular e dança de salão. Essas atividades serão reiniciadas em breve” – relata Adelino, dono e curador da galeria.

E como um bom incentivador cultural, Adelino abriu, dentro de sua galeria/vidraçaria, um espaço para visibilidade dos autores locais. Nas estantes, que se espalham pelo local, nomes de autores renomados da cidade são vistos em livros, que se expõem no acervo da galeria e para quem quiser, e se interessar, adquirir.

“Divulgar os autores gonçalenses é mais que um prazer: é uma honra! E a estante facilita o trabalho. Quando falamos da estante e da existência dos autores gonçalenses, boa parte demostra admiração: “São Gonçalo tem escritores?” A nossa proximidade com Niterói e a capital é muito prejudicial sob este aspecto. Esse espanto também se deve ao fato de estarmos mais próximo do povão que, em sua maioria não leem, nunca foram a uma biblioteca ou ao lançamento de um livro. É natural se considerarmos isso. E também ao fato desses autores não estarem na grande mídia” – conclui Adelino.

Quem quiser conhecer o projeto, basta visitar a Galeria de Arte Box 212 – Av. Dezoito do Forte, 307 – Mutuá, São Gonçalo – RJ – Telefone: (21) 4119-0543.

 

Mais fotos…

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo