Notícias

Literatura gonçalense em Magé e as crônicas de papa-goiabas

 

Na última sexta-feira, dia 2 de junho, a Escola Municipal Jadér Ullmann recebeu de braços abertos o escritor gonçalense Erick Bernardes, autor dos livros da série “Cambada: Crônicas de papa-goiabas”. O evento contou com a presença de diretores de diversas escolas de Magé e colaboradores da Secretaria de Educação do município.

O enfoque principal da palestra foi o bioma do entorno da Baía de Guanabara, suas peculiaridades, e como a literatura pode ajudar na preservação. Durante o evento, foram abordados temas relacionados à história e geografia fluminense, mas, sobretudo, destacou-se a importância da conservação do meio ambiente, com ênfase no manguezal e nos caranguejos, que são símbolos dos gonçalenses e fazem parte da estampa da capa dos livros Cambada, segundo a visão de Erick Bernardes.

A abertura da palestra foi marcada por uma comovente homenagem dos alunos da E. M. Jadér Ullmann ao professor Erick. Eles realizaram uma leitura em estilo jogral de um trecho de uma das obras do autor. “Foi emocionante”, comentou o escritor de Cambada, visivelmente tocado, “pois as crianças declamaram o parágrafo do meu livro com tanta alegria, dava para ver que eles o fizeram com prazer. Além disso, fui recebido com muito carinho pela direção, pelos professores e colaboradores em geral da escola. Tudo estava muito bem organizado. E, para completar, pude desfrutar de uma mesa farta e maravilhosa de café da tarde”, finalizou o autor.

O evento foi uma oportunidade valiosa para os alunos da Escola Municipal Jadér Ullmann e demais participantes ampliarem seus conhecimentos sobre fauna e flora da Baía de Guanabara e a importância da preservação ambiental. De acordo com a professora Simone Marchon: “Todo mundo na escola gostou. Isso só foi possível porque as pessoas se uniram pra dar certo. E as crianças… nossa! Eu também fiquei emocionada, por poder proporcionar isso pra eles, foi agradável vê-los pedindo autógrafo”.

Além disso, estiveram presentes no evento diretores de diversas escolas e colaboradores da Secretaria de Educação de Magé. A presença do escritor Erick Bernardes proporcionou um momento inspirador e motivador, aproximando os jovens leitores de sua obra e incentivando-os a explorar o mundo da literatura.

A Escola Municipal Jadér Ullmann merece destaque pelo empenho na realização de um evento tão enriquecedor. A iniciativa demonstra a valorização da cultura local e o compromisso em proporcionar aos alunos experiências enriquecedoras que vão além das salas de aula, contribuindo para a formação integral dos estudantes.

Eventos como esse evidenciam a importância da parceria entre a comunidade escolar e os escritores locais, fortalecendo a identidade cultural e despertando o interesse pela leitura e pela preservação do meio ambiente. Que iniciativas como essa possam se multiplicar, incentivando cada vez mais o aprendizado, a criatividade e o engajamento dos jovens na construção de um futuro sustentável.

Mostrar mais

Erick Bernardes

A mesmice e a previsibilidade cotidiana estão na contramão do prazer de viver. Acredito que a rotina do homem moderno é a causadora do tédio. Por isso, sugiro que façamos algo novo sempre que pudermos: é bom surpreendermos alguém ou até presentearmos a nós mesmos com a atitude inesperada da leitura descompromissada. Importa (ao meu ver) sentirmos o gosto de “ser”; pormos uma pitadinha de sabor literário no tempero da nossa existência. Que tal uma poesia, um conto ou um romance? É esse o meu propósito, o saber por meio do sabor de que a literatura é capaz proporcionar. Como professor, escritor e palestrante tenho me dedicado a divulgar a cultura e a arte. Sou Mestre em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ e componho para a Revista Entre Poetas e Poesias — e cujo objetivo é disseminar a arte pelo Brasil. Escrevo para o Jornal Daki: a notícia que interessa, sob a proposta de resgatar a memória da cidade sob a forma de crônicas literárias recheadas de aspectos poéticos. Além disso, tenho me dedicado com afinco a palestrar nas escolas e eventos culturais sobre o meu livro Panapaná: contos sombrios e o livro Cambada: crônicas de papa-goiabas, cujos textos buscam recontar o passado recente de forma quase fabular, valendo-me da ótica do entretenimento ficcional. Mergulhe no universo da leitura, leia as muitas histórias curiosas e divertidas escritas especialmente para você. Para quem queira entrar em contato comigo: ergalharti@hotmail.com e site: https://escritorerick.weebly.com/ ou meu celular\whatsapp: 98571-9114.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo