Notícias

Coletivo Colei (Uerj/FFP) lança concurso de poesia em comemoração ao aniversário de 2 anos

O presente concurso nasceu do desejo de Celebração do Aniversário de dois anos de existência do COLEI da FFP/UERJ (Coletivo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil). Assim, em homenagem a esse dia especial, comemorado no mês de Outubro, optamos por realizar um Concurso de Poesias e um Sarau Poético Virtual, para celebrar esse evento importante para nós, mesmo nesse contexto de Pandemia ocasionado pela COVID-19, não podemos deixar de celebrar com esperança as conquistas que fazemos por uma Universidade Pública, gratuita e de qualidade. Nesse sentido, o evento será dinamizado através de mídias digitais.

Assim, resistindo a esses tempos tão duros, em diálogo com a arte, munidos de sensibilidade, buscamos inspiração na obra de Conceição Evaristo, essa escritora brasileira, mulher negra e com tantas contribuições literárias e poéticas. Logo, pensamos que esses tempos pandêmicos também podem ser vistos como tempos de “escrevivências”: nos quais lutamos por melhores condições de vida, onde nos conectamos a nossa ancestralidade com orgulho e lutamos todos os dias, com nossas histórias de vida, por um mundo mais humano e com mais justiça social, constantemente, negados às classes populares. Nesses tempos de Pandemia, tão atípico, pelo qual todos estamos passando, defendemos a escrita poética como forma de (re)existência e de alimentar nossos sonhos e esperanças por dias melhores. Acreditamos que ler, sentir, “escreviver” poesias nesse momento ajuda a nos manter um pouco mais saudáveis em corpo, mente e espírito. Sendo assim, fizemos da poesia nossa escolha celebrativa.

COORDENAÇÃO DO EVENTO & REALIZAÇÃO: COLEI FFP/UERJ
Heloisa Josiele Santos Carreiro (Doutora Professora Adjunta da FFP-UERJ)
Maria José da Silva Vaz (Estudante de Pedagogia e Bolsista de IC-UERJ)
Bolsistas dos demais Projetos do COLEI (Camile Abreu, Ingrity Leandro, Mariana Machado, Nayara Nunes e Yngrid Medeiros).

APOIO:
FFP/UERJ & CETREINA
REVISTA ENTRE POETAS E POESIAS (Editor Chefe: Renato Cardoso) – entrepoetasepoesias.com.br
GRUPO VOZES DA EDUCAÇÃO

EDITAL:

1. O TEMA DO CONCURSO: EXPERIÊNCIAS DE “ESCREVIVÊNCIAS”: POESIAS QUE NASCEM DA PANDEMIA

2. REGULAMENTO:
a) Cada participante poderá se inscrever com apenas uma Poesia e as inscrições acontecerão através de e-mail.
b) As inscrições deverão ser enviadas ao seguinte e-mail: concurso.poesia.colei@gmail.com, o conteúdo do assunto deve ser: NOME COMPLETO DO AUTOR.
c) No corpo do e-mail o autor deverá apresentar as seguintes informações: nome completo; data de nascimento (para efeito de confirmação de categoria); endereço residencial completo (para o envio de possível premiação); número de telefone (WhatsApp); declaração da categoria que vai concorrer e um mini currículo com no máximo 5 linhas falando de si. Logo abaixo desses dados, o autor deve apresentar sua poesia: título em negrito e em seguida o texto poético devidamente organizado.
d) As poesias serão julgadas pelo exercício/ aproximação de diálogo, reflexão autoral com o tema do concurso e pelo cumprimento das regras do presente edital.
e) As poesias podem ter no máximo 25 versos.
f) Todas as poesias concorrentes participarão de um e-book que será editado e divulgado nas redes sociais do nosso Coletivo e Páginas de Grupos Parceiros. Nesse sentido, ao se inscrever no concurso você estará fazendo a concessão dos direitos autorais, para que sua obra poética faça parte dessa coletânea e seja divulgada em nossas redes sociais e em outras que estarão nos apoiando na organização deste evento.
g) As poesias serão lidas de modo anônimo por um júri formado por poetas, que não estarão, obviamente,
inscritos no concurso. No dia da divulgação dos vencedores do concurso, tornaremos públicos os nomes dos poetas que fizeram parte da Comissão Julgadora. O que podemos informar no momento é que pedimos ajuda ao nosso querido amigo, Renato Cardoso, poeta e escritor reconhecido em São Gonçalo por atuação na cultura local e por sua militância em tornar a poesia e a literatura um direito de todos. Como diz nosso querido teórico Antônio Cândido (1995): o acesso à literatura deveria fazer parte dos direitos humanos e entendemos que esse caminho vem sendo evidenciado por este profissional: o senhor Renato Cardoso, por isso, ele montará a comissão julgadora.
h) Obs.: O não cumprimento de um dos itens elencados acima (A até o G) caracteriza como sendo determinante para a eliminação do participante do Concurso de Poesias do COLEI.

2.1. Categorias:
Infantil (até 12 anos).
✔ Juvenil (de 13 aos 18 anos).
✔ Adulto (a partir de 19 anos)
A comissão julgadora escolherá as 5 melhores poesias de cada uma das categorias acima.

2.2. Datas do Concurso:
Prazo de inscrição: de 15 a 30 de Setembro de 2020.
✔ Resultado dos Trabalhos Vencedores: 17 de Outubro de 2020. (sábado)
✔ Sarau Poético Virtual com apresentação das Poesias vencedoras: dia 24 de Outubro de 2020 (sábado às 15 horas na página do Facebook do COLEI).

2.3. Seleção e Sarau: As 05 (cinco) poesias selecionadas de cada uma das categorias: Infantil, Juvenil e Adulto serão apresentadas (lidas/ declamadas) no Sarau Poético Virtual a ser realizado no dia 24 de Outubro de 2020 (sábado, às 15 horas, na página do Facebook do COLEI). O Sarau será organizado pela Coordenação do COLEI, nesse dia também conheceremos os Membros do Júri do Concurso.
https://www.facebook.com/Coletivo-de-Estudos-e-Pesq-sobre-Inf%C3%A2ncias-e-Ed-Infantill 1108457002641871

OBS.: Os vencedores poderão declamar suas próprias poesias ou pedir que alguém o faça. A fim de evitar
problemas de conexão vamos usar duas estratégias: o vencedor deverá nos enviar um vídeo com a poesia
gravada até o dia 21 de outubro (quarta-feira), pois havendo problema de conexão, podemos jogar no ar a poesia dos vencedores. Assim, teremos tanto declamações ao vivo, como vídeos gravados das poesias vencedoras de cada categoria. Nossa ideia é estarmos preparados para eventuais problemas de conexão, como já dito.

2.4. Premiação: Os vencedores de cada categoria receberão via e-mail, um certificado indicando a colocação da poesia e alguns livros como forma de premiação. Os demais concorrentes terão sua poesia como já mencionado, publicada em um e-book.

3. Maiores informações através do e-mail: concurso.poesia.colei@gmail.com

Quer ler o edital em PDF? Basta fazer o download no link abaixo.

EDITAL 2020 CONCURSO DE POESIAS DO COLEI

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo