Notícias

SÃO GONÇALO TEM CORDELISTA NACIONALMENTE PREMIADO

Nosso cordelista Zé Salvador

No dia 26 de maio, realizou-se uma “live solidária” pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB) na TV Sertão, do Ceará.

O evento foi retransmitido por várias plataformas da internet e apresentado pelo poeta Marconi Araújo, presidente daquela arcádia e também pelo cantor Geovanne Jr, ambos parceiros nessa excelente iniciativa.

Com objetivos humanitários, a ação visou a arrecadar valores para aquisição de cestas básicas a serem distribuídas a moradores de rua, através do Hospital Padre Zé, de João Pessoa. O evento fez exaltação à figura do saudoso cantor, compositor, instrumentista e maestro Sivuca, já falecido, em comemoração dos 90 anos de seu nascimento.

Nesse evento, foi anunciado o resultado do Concurso Cultural de Literatura Cordel Mestre Sivuca, promovido pela (ACVPB), quando enumerou os 18 primeiros colocados. Um concurso de âmbito nacional, no qual concorreram os melhores cordelistas do Brasil. O Estado do Rio de Janeiro também contou com os seus representantes, dentre os quais se destacou o cordelista Zé Salvador, com o seu cordel: MESTRE SIVUCA, UM SANFONEIRO ALÉM DA IMAGINAÇÃO, trazendo um honroso e concorrido terceiro lugar para a cidade de São Gonçalo, pondo no alto do pódio o município gonçalense e a Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), junto aos quais tanto se orgulha em representar. Eis um trecho desse magnífico cordel:

“Família de sapateiros

e também de agricultores,

o menino muito cedo

já deu sombras pra rumores

que não seguiria os pais

nos afazeres formais,

na música buscou tutores.”

(Zé Salvador, 2020)

Parabéns ao nosso cordelista Zé Salvador, pela justa homenagem ao Maestro Sivuca e por trazer esse prêmio para São Gonçalo. Estamos muito orgulhosos!

Mestre Sivuca (divulgação)
Divulgação
Mostrar mais

Erick Bernardes

A mesmice e a previsibilidade cotidiana estão na contramão do prazer de viver. Acredito que a rotina do homem moderno é a causadora do tédio. Por isso, sugiro que façamos algo novo sempre que pudermos: é bom surpreendermos alguém ou até presentearmos a nós mesmos com a atitude inesperada da leitura descompromissada. Importa (ao meu ver) sentirmos o gosto de “ser”; pormos uma pitadinha de sabor literário no tempero da nossa existência. Que tal uma poesia, um conto ou um romance? É esse o meu propósito, o saber por meio do sabor de que a literatura é capaz proporcionar. Como professor, escritor e palestrante tenho me dedicado a divulgar a cultura e a arte. Sou Mestre em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ e componho para a Revista Entre Poetas e Poesias — e cujo objetivo é disseminar a arte pelo Brasil. Escrevo para o Jornal Daki: a notícia que interessa, sob a proposta de resgatar a memória da cidade sob a forma de crônicas literárias recheadas de aspectos poéticos. Além disso, tenho me dedicado com afinco a palestrar nas escolas e eventos culturais sobre o meu livro Panapaná: contos sombrios e o livro Cambada: crônicas de papa-goiabas, cujos textos buscam recontar o passado recente de forma quase fabular, valendo-me da ótica do entretenimento ficcional. Mergulhe no universo da leitura, leia as muitas histórias curiosas e divertidas escritas especialmente para você. Para quem queira entrar em contato comigo: ergalharti@hotmail.com e site: https://escritorerick.weebly.com/ ou meu celular\whatsapp: 98571-9114.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo