Notícias

COLÉGIO ADVENTISTA DE NITERÓI REALIZOU MOSTRA CULTURAL DESTACANDO A HISTÓRIA E BELEZAS DA CIDADE

COLÉGIO ADVENTISTA DE NITERÓI REALIZOU MOSTRA CULTURAL DESTACANDO A HISTÓRIA E BELEZAS DA CIDADE

(Foto da Professora Bruna)

       Demorou, mas saiu a matéria acerca da Mostra Cultural realizada pelos alunos do Colégio Adventista de Niterói, no bairro do Fonseca. Na ocasião, no dia 22 do mês passado, o colégio promoveu um emocionante e informativo evento que teve como tema a história da cidade de Niterói e seus diversos municípios, praias, morros e lugares turísticos. Além disso, a feira também trouxe à tona os menos conhecidos logradouros, como o Morro do Vintém, Ilha de Mocanguê, Portugal Pequeno e Quilombo do Grotão.

Outra informação boa é que a coluna “Histórias de Arariboia”, que integra a nossa Revista Entre Poetas e Poesias, serviu de material de apoio à pesquisa dos alunos do Ensino Fundamental, por meio de quarenta histórias sobre bairros, sub-bairros e lugares diversos do município. O evento reuniu alunos, professores e comunidade local em um verdadeiro mergulho na rica história da região. Os participantes puderam explorar diferentes estandes que retratavam os aspectos mais marcantes da cidade, desde sua fundação até os dias atuais.

Um dos destaques da feira foi a representação do Morro do Vintém, um local de grande importância histórica para Niterói. Os alunos trouxeram informações sobre a ocupação do morro ao longo dos anos, ressaltando sua relevância cultural para a cidade. Outro ponto alto da feira foi a exposição sobre a Ilha de Mocanguê, um verdadeiro tesouro escondido em meio às águas da Baía de Guanabara. Os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre a fauna e flora da ilha, assim como sua importância para o ecossistema local.

(Foto da Professora Bruna)

       O Quilombo do Grotão, por sua vez, foi retratado com muita sensibilidade, destacando a luta e a resistência dos quilombolas ao longo dos anos. Os participantes puderam aprender sobre a história desse importante local e refletir sobre a importância da valorização da cultura afro-brasileira. Portugal Pequeno também foi tema de um estande especial, despertando curiosidade entre os presentes. Os alunos apresentaram fatos interessantes sobre esse encantador bairro, que preserva características arquitetônicas e culturais únicas e fica pertinho do Centro da cidade. De acordo com a professora Bruna, docente de Língua Portuguesa: “a feira deu trabalho, foi muita pesquisa e esforço investido. Mas valeu a pena, aprender assim é mais dinâmico”. Segundo depoimento da aluna Lara, do oitavo ano: “Conhecimento é sempre bom, principalmente quando se trata de informações da nossa própria região. Já para a aluna do nono ano, Juliana França, a dedicação dos alunos e funcionários da escola foi total, estão todos de parabéns, foi bacana”.

O professor Erick, de redação, ficou maravilhado quando, alguns dias antes, o aluno Raphael tomou a iniciativa de criar um avatar com QR Code para acesso dos visitantes a uma das crônicas sobre Portugal Pequeno e que integram a coluna “Histórias de Arariboia” da nossa Revista Entre Poetas e Poesias. De acordo com o professor: “Em questão de minutos o Raphael se sentou próximo ao computador, achou a crônica sobre Portugal Pequeno, montou um personagem com base no modo de vestir dos portugueses da época num desses sites de inteligência artificial, gerou QR Code e disponibilizou para todos. Impressionante”, comentou o docente.

(QR Code feito pelo aluno Raphael)

       Além dos estandes temáticos, a Mostra Cultural contou com apresentações de comidas típicas e exposições de artes visuais relacionadas à história de Niterói. Também foram feitas pesquisas, e retratados nos estandes, o Caminho Niemeyer, O Museu de Arte Contemporânea (MAC), a história da construção da Ponte Rio-Niterói, o Teatro Municipal, os parques naturais e trilhas ecológicas, o Mercado Municipal, os Meios de Transporte com ênfase para a estação das barcas, o Complexo dos Fortes, os esportes de proeminência e as inúmeras personalidades da encantadora cidade de Niterói. Os visitantes, pais, mães, amigos e familiares também puderam desfrutar de um ambiente acolhedor.

Emocionada com o resultado do evento, uma das mães ressaltou a importância de valorizar e conhecer a própria história. “A feira cultural proporcionou aos alunos do Colégio Adventista de Niterói uma oportunidade única de se conectarem com as raízes da cidade em que vivem. Foi gratificante ver o empenho e dedicação de todos os envolvidos”, afirmou a mãe de uma aluna.

A feira cultural do Colégio Adventista de Niterói foi um verdadeiro sucesso, promovendo o conhecimento, o respeito à cultura e o amor pela cidade. Os participantes saíram do evento com uma visão mais ampla e enriquecedora sobre Niterói e todos os seus encantos.

* Conheça a revista a coluna Histórias de Arariboia da Revista Entre Poetas e Poesias clicando no link abaixo: https://entrepoetasepoesias.hybrid.dev.br/?s=hist%C3%B3rias+de+arariboia

Mostrar mais

Erick Bernardes

A mesmice e a previsibilidade cotidiana estão na contramão do prazer de viver. Acredito que a rotina do homem moderno é a causadora do tédio. Por isso, sugiro que façamos algo novo sempre que pudermos: é bom surpreendermos alguém ou até presentearmos a nós mesmos com a atitude inesperada da leitura descompromissada. Importa (ao meu ver) sentirmos o gosto de “ser”; pormos uma pitadinha de sabor literário no tempero da nossa existência. Que tal uma poesia, um conto ou um romance? É esse o meu propósito, o saber por meio do sabor de que a literatura é capaz proporcionar. Como professor, escritor e palestrante tenho me dedicado a divulgar a cultura e a arte. Sou Mestre em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ e componho para a Revista Entre Poetas e Poesias — e cujo objetivo é disseminar a arte pelo Brasil. Escrevo para o Jornal Daki: a notícia que interessa, sob a proposta de resgatar a memória da cidade sob a forma de crônicas literárias recheadas de aspectos poéticos. Além disso, tenho me dedicado com afinco a palestrar nas escolas e eventos culturais sobre o meu livro Panapaná: contos sombrios e o livro Cambada: crônicas de papa-goiabas, cujos textos buscam recontar o passado recente de forma quase fabular, valendo-me da ótica do entretenimento ficcional. Mergulhe no universo da leitura, leia as muitas histórias curiosas e divertidas escritas especialmente para você. Para quem queira entrar em contato comigo: ergalharti@hotmail.com e site: https://escritorerick.weebly.com/ ou meu celular\whatsapp: 98571-9114.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo