Notícias

Professora da Educação Infantil transforma literatura em girassóis

Professora da Educação Infantil transforma literatura em girassóis

 

Há coisas na vida que nos caem na alma como se fossem poesia. Exatamente, acontecimento simples, porém singelo como alguns pequenos versos encantados. Sobre o que estamos falando? Eis a explicação:

O caso se deu no dia 20 de junho, quando a professora Cristine Caldas realizou, junto aos  alunos da Umei Pastor Saulo Luiz (no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo, RJ), um trabalho sobre reciclagem e letramento com a turma do Pré II, da Educação Infantil.

A atividade foi iniciada com a apresentação do livro: ” Cambada I “, do escritor Erick Bernardes, quando foi tematizada uma crônica sob o titulo “Onde estão os girassóis do meu Jardim Catarina?”, por se tratar de uma narrativa contextualizada no espaço onde os alunos moram e estudam; aproveitando-se o ensejo de a Umei estar situada no bairro sobre o qual a crônica tematiza.

Depois da leitura do texto, a professora Cristine propôs uma atividade em que os discentes iriam plantar girassóis em potinhos de extrato de tomate reaproveitados. Após o período de germinação, os alunos passaram a acompanhar o crescimento das plantinhas ansiosos por presenciarem o processo. Tempos depois, para surpresa de todos, os girassóis desabrocharam. Uma lindeza, semearam carinho e receberam a beleza das cores.

De acordo com a professora Cristine Caldas, responsável pelo projeto: “Mesmo sendo inverno, talvez por conta do veranico que perpassamos em Agosto, nasceram os girassóis, flores  tímidas, porém alegram hoje os dias dos alunos que os plantaram e concomitantemente descobriram um pouco mais sobre a riqueza da língua portuguesa e literatura local”.

Vale ressaltar que a ação da docente responsável e dos alunos da Umei Pastor Saulo Luiz conjugou a prática de campo, estudo de linguagens, ciências e história local, tudo isso atrelada à sensibilidade e incentivo de se cuidar do espaço circundante.

Abaixo um pequeno trecho da crônica “Onde estão os girassóis do meu Jardim Catarina?”:

“O terreno que comprei é grande, semeei girassóis pelo mato, só pra deixar mais colorido meu pedacinho do Catarina Velho (…). Um dia (quem sabe?), construo casinha por lá. Fiz amigos na comunidade, gente maneira, nunca esqueço da galerinha bacana” (BERNARDES, 2019, p. 111).

Enfim, sem sombra de dúvidas, são atitudes assim que desconstroem os “rótulos” e fomentam a noção de pertencimento e sensibilidade criativa. Parabéns aos envolvidos no projeto.

Referência: BERNARDES, Erick. Cambada I: crônicas de papa-goiabas. São Gonçalo, Rio de Janeiro: Editora Apologia Brasil, 2019.

Mostrar mais

Erick Bernardes

A mesmice e a previsibilidade cotidiana estão na contramão do prazer de viver. Acredito que a rotina do homem moderno é a causadora do tédio. Por isso, sugiro que façamos algo novo sempre que pudermos: é bom surpreendermos alguém ou até presentearmos a nós mesmos com a atitude inesperada da leitura descompromissada. Importa (ao meu ver) sentirmos o gosto de “ser”; pormos uma pitadinha de sabor literário no tempero da nossa existência. Que tal uma poesia, um conto ou um romance? É esse o meu propósito, o saber por meio do sabor de que a literatura é capaz proporcionar. Como professor, escritor e palestrante tenho me dedicado a divulgar a cultura e a arte. Sou Mestre em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ e componho para a Revista Entre Poetas e Poesias — e cujo objetivo é disseminar a arte pelo Brasil. Escrevo para o Jornal Daki: a notícia que interessa, sob a proposta de resgatar a memória da cidade sob a forma de crônicas literárias recheadas de aspectos poéticos. Além disso, tenho me dedicado com afinco a palestrar nas escolas e eventos culturais sobre o meu livro Panapaná: contos sombrios e o livro Cambada: crônicas de papa-goiabas, cujos textos buscam recontar o passado recente de forma quase fabular, valendo-me da ótica do entretenimento ficcional. Mergulhe no universo da leitura, leia as muitas histórias curiosas e divertidas escritas especialmente para você. Para quem queira entrar em contato comigo: ergalharti@hotmail.com e site: https://escritorerick.weebly.com/ ou meu celular\whatsapp: 98571-9114.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo