Notícias

Cambada II: o livro que chega para valer

Foi neste fim de semana que o caranguejo azul decidiu andar pela superfície cultural da cidade. “Que caranguejo azul esse?” Perguntará o leitor não familiarizado. Trata-se do livro Cambada II – crônicas de papa-goiabas, de Erick Bernardes.

O livro é o segundo volume da série de crônicas sobre a memória gonçalense. São 40 crônicas, veiculadas semanalmente no Jornal Daki, conjugadas agora em livro de capa azul. A Revista Entre Poetas e Poesia perguntou ao escritor Erick o motivo de ele escolher a cor azulada para estampar a sua obra.

“Bem, pra ser direto, digo que é uma homenagem aos caranguejos guaiamuns. Por causa da sua quase extinção atualmente em SG. São crustáceos sobremaneira adaptáveis e fortes. Quando estão na vida adulta, quase sempre são azuis em seu esqueleto externo. Lembrando que o Cambada 1, tinha a cor vermelha e consistia em um tipo de homenagem ao caranguejo aratu, famoso por subir em árvores e, em algumas variedades, ter a cor vermelha no casco. Agora, sobre guaiamuns, eles só existem em cativeiro na Ilha de Itaoca. São criados como galinhas em cercados de ripas de madeira”.

Em conversa informal com o autor, soube que o Cambada II está fazendo bastante sucesso entre a galera. Público bem variado. Nesse fim de semana, por exemplo, o casal de motociclistas, Renata e Paulo Cruz, encomendou os dois volumes (vermelho e azul), no intuito de conhecerem mais ainda os lugares da cidade.

Paulo e Renata conversaram com o Erick e receberam dedicatórias e autógrafos. Bom saber que esses laços de amizade também se constroem via literatura. A Revista Entre Poetas e Poesias parabeniza o escritor e os seus leitores, por dedicarem seu tempo na promoção da cultura.

Quem desejar adquirir os livros de Erick Bernardes pode encontrar pelas mãos do próprio autor através do telefone/WhatsApp (21) 98571.9114. Pelo e-mail ergalharti@hotmail.com. E também através de pedidos à própria editora Apologia (21) 97168.7756 e à livraria Ler é Arte (21) 984746035.

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: