Notícias

Cambada II: o livro que chega para valer

Foi neste fim de semana que o caranguejo azul decidiu andar pela superfície cultural da cidade. “Que caranguejo azul esse?” Perguntará o leitor não familiarizado. Trata-se do livro Cambada II – crônicas de papa-goiabas, de Erick Bernardes.

O livro é o segundo volume da série de crônicas sobre a memória gonçalense. São 40 crônicas, veiculadas semanalmente no Jornal Daki, conjugadas agora em livro de capa azul. A Revista Entre Poetas e Poesia perguntou ao escritor Erick o motivo de ele escolher a cor azulada para estampar a sua obra.

“Bem, pra ser direto, digo que é uma homenagem aos caranguejos guaiamuns. Por causa da sua quase extinção atualmente em SG. São crustáceos sobremaneira adaptáveis e fortes. Quando estão na vida adulta, quase sempre são azuis em seu esqueleto externo. Lembrando que o Cambada 1, tinha a cor vermelha e consistia em um tipo de homenagem ao caranguejo aratu, famoso por subir em árvores e, em algumas variedades, ter a cor vermelha no casco. Agora, sobre guaiamuns, eles só existem em cativeiro na Ilha de Itaoca. São criados como galinhas em cercados de ripas de madeira”.

Em conversa informal com o autor, soube que o Cambada II está fazendo bastante sucesso entre a galera. Público bem variado. Nesse fim de semana, por exemplo, o casal de motociclistas, Renata e Paulo Cruz, encomendou os dois volumes (vermelho e azul), no intuito de conhecerem mais ainda os lugares da cidade.

Paulo e Renata conversaram com o Erick e receberam dedicatórias e autógrafos. Bom saber que esses laços de amizade também se constroem via literatura. A Revista Entre Poetas e Poesias parabeniza o escritor e os seus leitores, por dedicarem seu tempo na promoção da cultura.

Quem desejar adquirir os livros de Erick Bernardes pode encontrar pelas mãos do próprio autor através do telefone/WhatsApp (21) 98571.9114. Pelo e-mail ergalharti@hotmail.com. E também através de pedidos à própria editora Apologia (21) 97168.7756 e à livraria Ler é Arte (21) 984746035.

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo