Notícias

Professor e escritor gonçalense é convidado a tomar posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel

Em destaque o escritor Erick Bernandes e ao fundo o cordelista Zé Salvador e o Presidente da ABLC, Gonçalo Ferreira da Silva

Escritor, cronista e revisor de textos, o gonçalense Erick Bernardes é cria da Faculdade de Formação de Professores da Uerj (FFP) e faz questão de dedicar seu sucesso aos excelentes professores da instituição.

No ano de 2019, além de se dedicar às crônicas sobre a cidade de São Gonçalo, e dar palestras sobre o assunto, aventurou-se também a uma parceria com o cordelista Zé Salvador, fornecendo argumentos para a produção de cordéis sobre a cidade. E naturalmente passou a fazer a revisão dos trabalhos artísticos. Isso o levou a ter contato com o mundo do cordel e com a ABLC (Academia Brasileira de Literatura de Cordel), inclusive assistindo a algumas Reuniões Plenárias. Por conseguinte, conheceu vários cordelistas e membros da Academia, dentre eles o próprio Presidente da instituição.

Através do cordelista Zé Salvador, foi cogitado o seu ingresso como membro pesquisador daquela arcádia, no mês de agosto, pois, Erick também enveredou pela pesquisa cordeliana. O lobby aconteceu com o auxílio de outro acadêmico pesquisador, o estudioso Erinaldo Santos. No amadurecer da ideia, em outubro, foi levada ao Presidente Gonçalo Ferreira da Silva que de pronto a comprou.

Hoje, 24 de janeiro de 2020, em uma reunião particular, na sede da Academia, localizada na rua Leopoldo Fróes, 37 – Santa Teresa – com as presenças do escritor Erick Bernardes, do cordelista Zé Salvador e do próprio Gonçalo Ferreira (o Presidente daquela Academia), foi feito o convite pessoalmente ao o escritor e professor que, sentindo-se honrado, aceitou de pronto.

Um acontecimento que merece o registo, o que ora faço e exponho. Porém, devido à relevância do convite e importância do convidado, ficou acertado que será anunciado oficialmente frente aos membros da Academia, na próxima Reunião Plenária, no dia 18 de março de 2020. Sendo que, sua Posse dar-se-á na plenária de abril (dia 15 de abril de 2020 às 16h) na rua Gomes de Freitas, nº 5, Centro do Rio de Janeiro.

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo