Notícias

Professora de colégio gonçalense, Renata Targino, leva o Prêmio Paulo Freire oferecido pela Alerj

A professora Renata Targino, que leciona no Colégio Estadual Augusto Cezario Diaz Andre, recebeu recentemente o Prêmio Paulo Freire, oferecido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Esta é uma conquista de suma importância para todos nós gonçalenses, pois, embora Renata seja professora da Rede Estadual de Ensino, a conquista marca o nome do município de São Gonçalo por mais esse reconhecimento de competência vindo, sobretudo, dos profissionais que atuam em São Gonçalo.

O Prêmio Paulo Freire visa reconhecer os profissionais da educação pública que venham trabalhando em ações que valorizem a educação e a comunidade. Acreditamos que este é mais que um prêmio, porque é fruto da dedicação diária de quem acredita nos nossos alunos. Perguntamos à professora premiada: como é a experiência e o que poderia nos dizer sobre esse reconhecimento?

“Ser uma das professoras selecionadas para receber o primeiro prêmio Paulo Freire é uma alegria, um orgulho e uma honra imensa. O trabalho que venho construindo desde 2018 com a turma 902 tem uma dimensão que ultrapassa os muros da escola. Nós problematizamos não só os textos que lemos, abrindo espaço para autoras e autores esquecidos ou excluídos do currículo, mas principalmente as relações de poder que modelam a sala de aula e a sociedade, reproduzindo injustiças e violação de direitos. Questionamos o lugar da mulher, a violência de gênero, os preconceitos contra pessoas LGBTQs e o racismo associado ao sexismo. Trabalhamos na desconstrução de estereótipos e em direção à reconstrução de paradigmas inspirados na educação democrática, que respeita a diversidade e ama a liberdade. Seguimos na defesa dos ideais de Paulo Freire e da afro-americana bell hooks, leituras que nos inspiraram ao longo de todo o processo.”

Pois bem, as palavras da professora Renata Targino já nos revelam o grau de comprometimento a que ela está envolvida. É de nos deixar admirado, claro, não só pelo empenho, mas pela humildade e altruísmo com que trabalha em prol da educação pública e de qualidade. Parabéns, Renata, você é merecedora desse prêmio e de muito mais!

Mostrar mais

Erick Bernardes

A mesmice e a previsibilidade cotidiana estão na contramão do prazer de viver. Acredito que a rotina do homem moderno é a causadora do tédio. Por isso, sugiro que façamos algo novo sempre que pudermos: é bom surpreendermos alguém ou até presentearmos a nós mesmos com a atitude inesperada da leitura descompromissada. Importa (ao meu ver) sentirmos o gosto de “ser”; pormos uma pitadinha de sabor literário no tempero da nossa existência. Que tal uma poesia, um conto ou um romance? É esse o meu propósito, o saber por meio do sabor de que a literatura é capaz proporcionar. Como professor, escritor e palestrante tenho me dedicado a divulgar a cultura e a arte. Sou Mestre em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ e componho para a Revista Entre Poetas e Poesias — e cujo objetivo é disseminar a arte pelo Brasil. Escrevo para o Jornal Daki: a notícia que interessa, sob a proposta de resgatar a memória da cidade sob a forma de crônicas literárias recheadas de aspectos poéticos. Além disso, tenho me dedicado com afinco a palestrar nas escolas e eventos culturais sobre o meu livro Panapaná: contos sombrios e o livro Cambada: crônicas de papa-goiabas, cujos textos buscam recontar o passado recente de forma quase fabular, valendo-me da ótica do entretenimento ficcional. Mergulhe no universo da leitura, leia as muitas histórias curiosas e divertidas escritas especialmente para você. Para quem queira entrar em contato comigo: ergalharti@hotmail.com e site: https://escritorerick.weebly.com/ ou meu celular\whatsapp: 98571-9114.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo