Notícias

Escritores gonçalenses visitam escolas gratuitamente divulgando a história de São Gonçalo em Cordel

O município de São Gonçalo ganha mais um projeto cultural, “São Gonçalo em Cordel”, desenvolvido e idealizado pelo escritor Erick Bernardes e pelo cordelista Zé Salvador.

O projeto iniciou assim que a dupla de escritores se conheceu no evento Diário da Poesia. Ao longo deste período, Erick Bernardes começou a escrever crônicas sobre os bairros de São Gonçalo, onde as publicava no Jornal Daki, e Zé Salvador se destacava cada vez mais com seus cordéis.

Então, a dupla resolveu juntar os talentos da prosa e da poesia em um único trabalho. As crônicas do Erick Bernardes começaram a ser transformadas em Cordéis por Zé Salvador.

Inicialmente, o projeto concentrou seus esforços nas apresentações locais sobre a História de São Gonçalo, utilizando como suporte os folhetos de Cordéis da série: São Gonçalo em Cordel, sob a métrica literária [Zé Salvador], que toma as crônicas do colunista do Jornal Daki [Erick Bernardes] como argumento de enredo. Nesses folhetos de Cordel, o conteúdo poético mescla o propósito investigativo de campos de conhecimentos variados (história, geografia, biologia, dentre outros saberes). A série já conta com os títulos: Ilha de Itaoca: uma história de cinema (Janeiro, 2019), Ilha do Sol: Luz Del Fuego e o naturismo no Brasil (Fevereiro, 2019), Grande Prêmio de Neves: o automobilismo em São Gonçalo (Março, 2019), Carlos Gianelli: um Cônsul uruguaio nas terras gonçalenses (Abril, 2019) e O Palacete do Mimi no Boqueirão Pequeno (Maio, 2019), e outros dois que já estão no prelo. Como consequência desse trabalho itinerante, tivemos o apoio do grupo cultural não governamental Diário da Poesia, cuja promoção da arte e cultura já possuía um trabalho itinerante e substancial de quase uma década antes do nosso projeto. A partir das experiências e parcerias com o Diário da Poesia, fomos convidados a escrever para a coluna do jornal impresso e, posterior a isso, para o Portal do Diário da Poesia. Dentre tantas vertentes artísticas e culturais de vários escritores (professores, alunos, jornalistas, artistas de modo geral), escolhemos dar continuidade à proposta histórica já iniciada com as poesias, crônicas e, principalmente, cordéis. Ou seja, em verdade, a nossa participação no Diário ampliou o raio de alcance do projeto itinerante São Gonçalo em Cordel: entender e praticar a linguagem artística e dinamizar o conhecimento já existente” – conta a dupla de escritores.

A dupla já foi convidada por diversos eventos culturais e escolas para palestrar a respeito da história do município. O projeto nasce com objetivo de divulgação do trabalho de Erick Bernardes e Zé Salvador, associando a cultura e a educação.

“Ao longo de um ano e meio, visitamos regiões fluminenses e cariocas, recitando declamando, palestrando e dando oficinais sobre Literatura de Cordel, crônicas e poesia em geral, munidos da proposta de estimular as vocações artísticas dos alunos e professores” – relata Erick Bernardes.

Fazer com que as crianças e adolescente conheçam a história do município onde residem, é brilhante. Uma vez que nada temos de concreto, ou temos muito pouco, como acervo de pesquisa.

Segundo Bernardes e Salvador: “No meio do caminho, em vez de pedra, eis que surgem aliados de grande valor nessa empreitada: são professores e ativistas culturais que nos convidaram para participar de eventos. As propostas se revelam refrigerantes, pois se criou um elo significativo entre nós na proposta de compor folhetos de cordel com base na história oral de São Gonçalo. A cada lançamento de folheto de Cordel sobre a história e a geografia fluminense (lançamento mensal) temos visitado uma ou duas escolas todo mês, no intuito de distribuir e divulgar a arte com foco na história municipal. Os convites para participar dos programas de rádios (Rádio Felicidade, Rádio Aliança e Rádio Revolução) caíram feito luva nesse percurso artístico que resvala do âmbito pedagógico. A mensagem foi ouvida e outros convites surgiram, dando ensejo a oportunidades de trocas de conhecimentos além do eixo gonçalense, visto que o projeto aqui referido chegou à Niterói, Maricá, Zona Oeste e também nas regiões cariocas”.

Numa terra de pouco incentivo à arte e à cultura, nasce um projeto fantástico e gratuito. Vale a pena conferir de perto.

“Por fim, com base em nossa experiência artística, via literatura itinerante, compreendemos as linguagens poéticas majoritariamente centradas na Literatura de Cordel, como a maneira artística de recuperar e fazer conhecer a história do município de São Gonçalo através da poesia e da arte, de modo geral” – conclui Zé Salvador.

Se você é diretor/coordenador/professor é quer levar o projeto “São Gonçalo em Cordéis”, basta entrar em contato pelos e-mails: ergalharti@hotmail.com ou zesalvador06@gmail.com.

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo