Elias Antunes

SOL RIDENTE, DE PIETRO COSTA

SOL RIDENTE, DE PIETRO COSTA

 

Por Elias Antunes

 

A poesia celebra a vida de diversas maneiras. Em Sol Ridente, do excelente poeta Pietro Costa, por exemplo, forma um capítulo importante na sua trajetória de vitorioso escritor.

O livro Sol Ridente demonstra a preocupação com o alcance da poesia, a partir da própria ideia de sua construção, trata-se de uma obra bilíngue: em português e espanhol, dois idiomas irmãos.

Há sonetos, formas livres, aldrávias, haicais, sobressaindo-se o poema-homenagem que lembra muito um Manoel Bandeira, como no interessante poema:

 

“SUA SINA

 

Resistir às falanges da dor e ódio

Que aniquilam pueris balbucios

Ditam solenes, sorrateiros vazios

As autoridades do metal mórbido

 

E aos torpes contendores do assombro

Que tentam refrear o galope do sonho

De íris aguçada, são corvos aberrantes

Tons cinzas aterrorizam os horizontes

(…)”

(COSTA, 2023, p. 144)

 

Não faltam os poemas com o “maior dos temas”, mas sem um sentimentalismo piegas, utilizando de imagens e conhecimentos bem de nosso tempo:

 

“PÁTHOS

 

(…)

Sim, você é meu marcapasso natural

Inflama o coração, torna-me visceral

E as poéticas que dormitavam outrora

Exsurgem vivas, no romper da aurora

 

Sim, você é meu marcapasso natural

Inflama o coração, torna-me visceral

O amor a faiscar nas mentes enlaçadas

Abrasando reminiscências desnudadas”

(COSTA, 2023, p. 173)

 

Este livro tem uma grande força vocabular, também, com ricas expressões, palavras sofisticadas surgem durante a leitura: tépido, elucubrações, circunvagar, salvaguardar, exsurgem, fatídica, passaredos, reverbera, balbúrdias, primígena, nauseabundo, faina, esbugalhado, descarrila, exultação, dicotomias, nababescos, beligerância, propugnar, translúcidos, dentre outros exemplos.

Pietro Costa é um intelectual rigoroso e, tal um engenheiro, vai construindo seus poemas com precisão, não só com seu conteúdo, mas quanto à forma.

Seus poemas tem uma conotação abrangente, destacando-se aqueles que buscam os temas universais, bem como os escritores e poetas fundamentais dentro da melhor tradição poética:

 

“ODISSEIA DAS LETRAS

 

Na era dos devaneios farsantes,

Plangentes noites, tom escarlate,

E das ondas egóicas insinuantes

Clama-se por um bote de resgate.

 

Salvai-nos dos pixels em demasia,

De emoticons, trendings interativas,

Nesta dimensão rasa da existência

Não há imersão, apenas virulência!

(…)”

(COSTA, 2023, p. 197)

 

Há que se dizer, ainda, que Sol Ridente está entre os melhores livros do autor, com uma escrita cadenciada, bem ao ritmo do pulsar poético, digno de figurar entre os bons livros de poesias publicados nos últimos tempos.

 

 

Fonte da imagem: Foto do autor.

Mostrar mais

Elias Antunes

Filho de um dos trabalhadores pioneiros que construíram Brasília, Elias Antunes nasceu em Goiânia, em 1964. Trabalhou como servente de pedreiro, vendedor ambulante, contínuo. Depois, entrou na Secretaria de Segurança de Goiás, por concurso. Bacharel em Direito, UCG, Mestrado (incompleto) em Teoria Literária, UnB. Em 1993, por concurso, entrou no Tribunal de Justiça do DF, passando a morar no Distrito Federal. Concomitantemente, foi professor do ensino médio e universitário de História da Filosofia, de Redação, de Direito e Legislação e de Teoria Literária. Seu livro de poemas “Chamados da Chuva e da Memória” ganhou o prêmio da Funarte de Criação Literária e o prêmio “il convívio”, na Itália (1º lugar). Seu romance “Suposta biografia do poeta da morte”, ganhou os prêmios: Hugo de Carvalho Ramos, 2008 (1º lugar), Prêmio Jabuti, 2011 (finalista), prêmio “il convívio”, na Itália (1º lugar). Tem 20 livros publicados e ganhou mais de 300 (trezentos) prêmios. Participa de mais de 100 antologias e obras coletivas no Brasil e no exterior. Cocriador das revistas O artesão, Rotina, Flor & sol e Linhas & Letras e dos jornais Tempoesia, Jornal de Poesia e Artefatos. Tem poemas traduzidos para os idiomas: espanhol, francês, inglês, esperanto, galego, romeno, italiano, catalão, alemão, sueco, russo e hindi. Com publicações nos países: Rússia, Itália, Argentina, Portugal, França, Estados Unidos, Espanha, Romênia, México, Suécia, Vietnã, Índia e Venezuela.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo