Notícias

Escritores gonçalenses visitam a Academia Calçadense de Letras

Nesta última segunda-feira, os escritores gonçalenses Erick Bernardes, Renato e Rannya Amaral fizeram uma agradável visita à Academia Calçadense de Letras (ACL), situada na cidade de São José do Calçado, região Sul do Estado do Espírito Santo. Na ocasião, os autores nascidos em SG conversaram com o Presidente da Academia Calçadense de Letras, Edson Lobo Teixeira, com quem a simpatia e a sabedoria fluíram facilmente no bate-papo informal.

Durante a visita, o Presidente explicou sobre o fato de a cidade de S. J. do Calçado ser referida no Livro dos Recordes (Guiness Book) como a região que possui maior quantidade de escritores por metro quadrado — e isso, para um país como o Brasil, é de fato admirável. Além de ser a única (ou uma das únicas) com sede própria para todos os eventos e respectivos espaços administrativos.

O escritor Renato Amaral, que é nascido em São Gonçalo e já publicou poemas em nosso Jornal Diário da Poesia, é conhecido dos calçadenses e da própria Academia, pois reside no local há 2 anos. No caso de Erick Bernardes, que é colunista do Diário da Poesia, este esteve na Academia Calçadense a convite do amigo Amaral. A recepção ao nosso diarista se revelou das mais calorosas e instrutivas. Nesse dia, a colaboradora da ACL, a atenciosa Vabia Oliveira, apresentou ao gonçalense do Diário as instalações, o acervo, a biblioteca e ainda narrou a história dos dos integrantes acadêmicos.

Nosso autor ouviu os moradores do lugar e tomou contato com histórias e lendas conhecidas pelos calçadenses; ele promete aos nossos leitores ótimas histórias a partir dessas narrativas orais. Antes de se despedir da charmosa cidade, Erick deixou para a ACL um exemplar do seu livro Panapaná e alguns cordéis escritos em parceria com o poeta Zé Salvador, nos quais constam histórias sobre o município de São Gonçalo.

O autor de Panapaná se prontificou a doar alguns exemplares do Jornal Diário da Poesia aos novos amigos do Sul do Estado do Espírito Santo. Enfim, temos aí um ótimo intercâmbio cultural, não é mesmo? E que venham mais amizades como estas, pois a cultura só existe quando vivida e compartilhada. Nossos sinceros abraços aos moradores da cidade de São José do Calçado.

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo