Carina Lessa

Enquanto a casa não se organiza: A Ordem do Brigadeiro

 

As previsões são agradabilissimamente incertas. A vocação pela metáfora imperialista anda pelos desagravos da população, é que a independência é coisa difícil de doer. Ponhamos a placa da salvação das meretrizes, de amor e de esperança a terra cresce, se expande e, às vezes, nos traz crias muito agradáveis. Um brigadeiro reconhece as origens brasileiras: “Vote no brigadeiro, que é bonito e é solteiro”, os votos vão ao sabor dos santinhos, arregimentemos as boas-vindas de quase um século.

Dizem que a América do Sul proclamou o parto das meretrizes, eu que não meto o bedelho em conversa na qual não fui chamado. Pela manhã, agrada-me mesmo as frutas, particularmente as mangas, com seus florais de reprodução pelo ano inteiro, contanto que o reprodutor conheça os mecanismos fisiológicos da árvore. Foi assim que passeava olhando para o alto da tela natural e fotografava com os ouvidos os pássaros esvoaçantes. Os olhos vieram mesmo quando novamente encontrei o lixo do vizinho na esquina, provocação desprovida de assunto, só podia ser. A salvação fora o barbeiro, novo na rua, estava distribuindo os folhetos com os serviços do novo comércio. Tudo isso, talvez, não fique claro, mas traz-me recordações da juventude, uma ligadura entre a morte e o escárnio.

– Um folheto?

– Sim, senhor – disse o homem.

– E onde fica? – perguntei-o já reconhecendo o espaço e a resposta.

Continuei caminhando pelo jardim e recostei na porta da garagem. O desconhecido cheio de desagrado, que lhe agradeço em poucas linhas de afetação. O papel impresso era mesmo mal feito, xerocado, avulso, guardei o sorriso honesto do trabalhador. Assustei-me com um movimento, era o homem novo na pensão, um caráter esquisito, caladão…

Sigamos.

 

Adendo

 

Diante das notícias, da outra ponta, Malvólio sentiu que precisava de um agregado, a vida estava desanimadora e sem peso algum. O problema matemático que lhe inculcara certos encalços tinha mesmo a ver com os ouvidos. A surdez emancipa a fala e Malvólio era mesmo inflexível, os olhos que se ajeitem de quando em vez. O agregado requisitaria um gravador a planche, pois que a pensão ecoava Olívia por todos os lados e seus ouvidos falam mais que mil palavras.

(Imagem disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/barbear-escovar-navalha-vintage-6560988/)

Mostrar mais

Carina Lessa

É ficcionista, poeta, ensaísta e crítica literária. É graduada em Letras, mestre e doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ. Atua como professora de graduação e pós-graduação nos cursos de Letras e Pedagogia da Unesa. É membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil e da ABRALIC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo