Carina Lessa

Estudo de Caso

(Imagem – Veja: gafanhoto de mais de cem anos encontrado na pintura Oliveiras, de Van Gogh)

 

Ao despertar ainda estremecemos lembrando do assassino que já reconhecemos ser ilusão do sonho; assim, os amputados sentem a vida inteira dor na perna que já não têm. – Proust.

 

Foi inútil avisar sobre os perigos do trafego de bicicleta na contramão. Argumentou considerando dessa forma manter o controle, podia visualizar melhor o movimento dos carros. Agora, o corpo está parado no chão. Não sei se ainda vive, tenho medo de verificar os pulsos.

Poderia ficcionalizar, criar mil narrativas que lhe desse sobrevida. Não tenho. Estou parada. Lembrei-me de quando estendia o pescoço dócil, queria-me roída até os ossos, queria me ver sem carne. Queria ver os músculos resistindo a cada busca desenfreada pelo alimento. Acabou. A viagem do corpo desenfreado pelos ares levou-o a outros mundos. Ficamos distantes e estou aqui parada. Começo de repente a arquitetar o velório. Lembro-me de olhar o meu próprio corpo. Assusto-me. Estariam faltando pedaços? Alucino encaixes que não me pertencem. Fiquei desfigurada? O quebra-cabeça está mal engendrado, chegam-me peças erradas.

O corpo partiu.

Não há desespero. Aceito o corpo parado e o excesso de impetuosidade que o levou a ser nomeado. Dou um suspiro de exaltação:

– Fraco, frouxo e obediente não observou o sentimento que o guiava.

 

 

Mostrar mais

Carina Lessa

É romancista, ensaísta, crítica literária e doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ. Atua como professora de graduação e pós-graduação nos cursos de Letras, Pedagogia e Relações Internacionais da Unesa. É membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: