Notícias

Fórum Euclides 110 organiza rodas de leitura para estudantes da Educação Básica ao Ensino Médio gratuitamente em Niterói

O Fórum Euclides 110, nasceu para debater os 110 anos sem Euclides da Cunha com a temática: “Civilização x Barbárie, desde quando, até quando?”. Organizado por Anabelle Loivos (FE/UFRJ), Coordenadora Geral, Anélia Pietrani (FL/UFRJ), Coordenadora Científica e Lais Peres (FL/UFF), Secretária Geral, o evento reserva um espaço especial para os jovens da Educação Básica até o Ensino Médio, as Rodas de Leitura.

Segundo a organização do evento: “O Fórum_Euclides_110 tem um compromisso com a disseminação da leitura dos textos de Euclides da Cunha e com a formação continuada de leitores na Educação Básica. Por isso, reservamos dois momentos para receber turmas de crianças do ensino fundamental e jovens do ensino médio para rodas de leitura, nos jardins do Solar do Jambeiro”.

As rodas de leitura serão organizadas pelas professoras Fabiana Corrêa e Anabelle Loivos. A primeira abordará o tema “Era uma vez, Euclydes…e uma história para contar” para as turmas do Ensino Fundamental. Já Anabelle Loivos fará a leitura dramatizada do conto “Judas Ashverus”, de Euclides da Cunha, para turmas do Ensino Médio, e logo depois, realizará um debate sobre as ideias ecopedagógicas do autor.

O evento é gratuito e acontecerá no dia 15 de agosto no Solar do jambeiro, no Ingá em Niterói. As escolas que desejarem participar das rodas de debate, levando seus alunos, devem enviar e-mail para forumeuclides110@gmail.com, solicitando vagas para a atividade, até o dia 9 de agosto.

Fabiana Corrêa é escritora, bióloga e professora. Seu livro infanto-juvenil “Era uma vez, Euclydes” chega à 2.a edição revista e ampliada, para que os jovens leitores possam conhecer a vida do autor de “Os Sertões” e desse grande pensador brasileiro.

Anabelle Loivos é professora e formadora de professores na UFRJ, e desenvolve projetos de leitura dramatizada com seus alunos da licenciatura em Letras, além de percorrer escolas da educação básica fazendo oficinas com docentes e alunos.

Serviço:
Roda de Leitura – Tema: “Era uma vez, Euclydes…e uma história para contar” – Ensino Fundamental – Professora Fabiana Corrêa.
Horários: 1ª sessão: 13h30min. Às 14h30min / 2ª sessão: 14h30min. às 15h30min.

Roda de Leitra – Tema: “Judas Ashverus” – Ensino Médio – Professora Anabelle Loivos
Horário: 13h30min. às 15h30min.

LOCAL: Solar do Jambeiro, Ingá, Niterói-RJ
DATA:15 de agosto
HORÁRIO: 13h30/15h30

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo