Diretoria - UBTNotícias

UBT – Seção São Gonçalo: Conheça a trovadora Angela Moreira

Vice de finanças - biênio 2023/2024

Angela Moreira é Graduada em Português, Inglês e Literatura,pela Faculdade Niteroiense de Letras, Pedagogia e Turismo. Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Trabalhou durante trinta e quatro anos na Rede Privada . Trabalha na Rede Estadual de Ensino desde 2008. Poeta, contista,colunista do Portal, contadora de histórias, tem três peças escritas, muitas poesias e contos, Organizadora de vários Concursos de poesias escolas em que trabalha. Escreveu o Livro: Um Pouco de cada coisa: Contos e Poesias e também participou com seus contos e poesias com muita honra e orgulho de três Antologias junto com o grupo do Diário da Poesia: O Diário em Poemas, Almas em prosa e verso e Escritos Diários. Trovadora da União Brasileira de Trovadores – seção São Gonçalo, é vice de finanças do biênio 2023/2024.

Apresente-se
Sou Angela Carreiro Moreira Pacheco, professora, poetisa, contista, cronista, trovadora, colunista da Revista Entre Poetas e Poesias e do Suplemento Araçá.

Como conheceu a União Brasielira de Trovadores e se interessou pela trova?
Conheci a trova através do Juventrova, idealizado por Renato Cardoso e também com os amigos poetas que eram do Diário da Poesia. Eu achava que não conseguiria fazer trovas, mas de tanto Marialice e Fátima insistirem, comecei a escrevê-las e para minha surpresa, fui vencendo um concurso atrás do outro e me tornei veterano. Foi maravilhoso.

Você é escritora e poetisa. Quando e como a literatura entrou na sua vida?
Comecei a escrever aos 12 anos de idade e ganhei um concurso no colégio que estudava com o meu primeiro conto: A Boneca Cobiçada. E nunca mais parei escrever. A literatura me proporcionou um conhecimento maior maior, amigos que encontrei, participar da Bienal do Livro, de feiras literárias que foram importantes na minha vida.

Tem livros lançados? Fale-nos um pouco sobre.
Lancei meu livro, Um Pouco de Cada Coisa: Contos e Poesias, em 2017 , participei de coletâneas com o Diário da Poesia: O Diário em Poemas, Almas em Prosa e Verso e Escritos Diários, este último sou apaixonada por ele. Tive a honra de ter minha trova, eu e meus amigos trovadores, publicada no livro em Homenagem a Nelson Mandela. Que honra.

O que te chama mais atenção quando apresenta seus textos?
Participei de Saraus e eventos. Como Contadora de histórias ver o sorriso nos olhos das crianças e até mesmo dos adultos. Sinto-me livre quando escrevo.

Na sua visão, no que a UBT pode colabora para o desenvolvimento da escrita local?
A UBT pode transformar o nosso município, o estado, o mundo, através do ensinamento, do criar e realizar sonhos, trazendo o crescimento para todos.

Planos para o futuro.
Lançar novos livros, ensinar o caminho aos que quiserem caminhar conosco e alçar vôo.

____________________

Curtiu?

A União Brasileira de Trovadores se reúne mensalmente no Abrigo Cristo Redentor – R. Dr. Nilo Peçanha, 320 – Centro, São Gonçalo. Mais informações: (21) 994736353 ou professorrenatocardoso@gmail.com

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo