Notícias

Conheça a Revista Entre Poetas & Poesias

A Revista “Entre Poetas & Poesias” surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte.

Entre os colunistas encontramos jovens e adultos ligados à literatura. Pessoas de diversos cantos do Brasil, que publicarão, semanalmente, notícias, entrevistas, histórias, poemas e afins… Uma equipe renovada, que tratará, a você leitor, diversos assuntos, desde poesias a temas do cotidiano, passando por cordéis e crônicas.

O Periódico Cultural é gratuito, onde todo e qualquer artista pode enviar seus escritos para divulgação. Um espaço aberto para discussão sobre educação, cidadania e cultura.

Mais um meio de comunicação para você, leitor, se deliciar com excelentes escritas.

Conheça a nossa equipe…

Altamir Lopes“Desde a adolescência envolvido com arte – primeiro com a prática do desenho e segundo com composições literárias – fiz do primeiro meu meio de vida, formando-me tecnicamente pelo SENAC e desenhando para escolas, comércios, quadros artísticos e outros. Mas também escrevia poesias, participava de atuações teatrais, concursos literários e até colunas do jornal da escola. Hoje, todas essas manifestações artísticas compõem meu lastro de atuação enquanto profissional de gestão de pessoas. Utilizando do lirismo, das artes visuais e da reflexão que a poesia escrita e falada proporcionam, intenciono gerar reflexão nas pessoas quando o assunto é gestão de pessoas. Já fui co-autor do livro Inteligência emocional (2018, Editora Conquista), do livro Escritos Diários (2019, Editora Letras e versos) e tive participação na publicação Almas em Verso e Prosa (2019, Editora Letras e versos). Colunista do Portal Diário da Poesia, na coluna Arte de Gerir e colunista do Jornal Folha do Rio de Janeiro, na coluna RH:Resultados Humanos.Poesias, contos, Crônicas e “causos” do cotidiano da sociedade humana pautados sob a problemática da gestão de pessoas, seja na família, no trabalho, nas instituições em geral e também na gestão intrapessoal. O foco é levar o leitor a refletir sobre as situações ou temas abordados objetivando o autodesenvolvimento como personagem ativo de sua própria vida e de seu papel como ser humano”.

Angela Moreira“Sou Angela Moreira, graduada em Português, Inglês e Literatura pela Faculdade Niteroiense de Letras, Pedagogia e Turismo. Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Escritora de Contos e Poesias e Peças teatrais.Participo do Diário da Poesia e me sinto muito honrada por isso. Aos 12 anos de idade houve um concurso no Colégio São Gonçalo eu senti que algo me tocava, e lembrando da minha infância escrevi meu primeiro Conto: A Boneca Cobiçada e ganhei o segundo lugar com esse conto. A leitura é muito importante nos dois âmbitos, pois ensina e prepara para a vida. Aquele que lê aprende mais minuciosamente a escrever corretamente, a se prepara para a vida e assim obter o conhecimento adequado. A Leitura pode mudar o mundo. Nossos jovens poderão se tornar os grandes construtores do amanhã. Tenho paixão pela leitura e os pensamentos surgem de repente e não consigo parar. Escrever é explodir o que está guardado, mas é uma explosão de sentimentos, onde jorram, flores, alegria, dores, tristezas, lembranças, sonhos que vem e vão. É coisa do momento do escritor com o seu “EU”mais escondido. Lancei o livro intitulado “Um pouco de cada coisa: Contos e Poesias”. Esse livro foi lançado em 16 de dezembro de 2017. Nele eu faço homenagens as grandes pessoas da minha vida. Primeiramente minha Mãe Augusta que queria muito ver esse livro editado , ao meu Pai José, meu herói e ao meu filho que foi quem fez com que isso acontecesse. Esse livro traz alguns dos meus contos preferidos e também algumas poesias minhas que marcaram a minha vida. Esse livro é tudo pra mim. Não posso deixar de dizer da minha alegria de participar do livro do Diário da Poesia, O Diário em Poemas, juntamente com meus amigos do Diário. Foi uma honra pra mim”

Antônio Rodrigues“Sou Antonio Rodrigues, cearense radicado no Rio de Janeiro desde 1985. Leitor que às vezes sente. E porque sente, tenta fazer com palavras paisagens com o que sente . “Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância, pois nada tem importância. Faço paisagens com o que sinto” (Fernando Pessoa). Meus textos circulam pelo universo virtual, publicados em espaços diversos, de redes sociais a blogs, e em livros de coletâneas de coletivos geralmente ligados à literatura. São crônicas, contos, resenhas e incursões à cultura de modo geral, e à literatura de modo particular. Em minha coluna pretendo promover o livro e a leitura, tendo a poesia como centro. Seja em forma de textos próprios ou repercutindo a produção de terceiros”.

Carlos Alberto Oliveira“Arquiteto e Urbanista, Artista Plástico, Escritor e Poeta Exposições por aqui: Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Macaé. Exposição Individual: “OLHARES & INTENÇÕES”. Sala Leila Diniz (Imprensa Oficial), Casa das Artes Vila Real, Restaurante Sintonia Fina/Galeria Cultural, Espaço Café Cultural Seu Machado e Centro de Cultura de Macaé. Na Área Acadêmica: Acadêmico AGLAC. Livros de Poesias “QUARTOS DE TEMPO”, “EM TEMPO” e “OUTROS TEMPOS”, formando a “Trilogia dos TEMPOS” todos publicados pela EDITORA BIBLIOTECA 24h. Ainda em fase de edição o Livro de Poesias “CHAMAS” (prefácio de Helter Barcellos). Livro sobre a série Olhares & Intenções, também em fase de editoração”.

Carlos Galeno“Nascido em Parnaíba, litoral do Piauí, o escritor já escreveu Maresias (1985), Lamparina (2007) e, desta vez, lança Oitis (2019) pelo selo da Editora Autografia. É declamador assíduo do Diário da Poesia e, junto ao grupo, costuma visitar as escolas de São Gonçalo e adjacências levando sua arte aos alunos. Pode-se afirmar que Carlos Galeno traz a público parte de um universo enigmático e sobretudo sinestésico, por meio de uma obra com nome de fruto adocicado e de textura áspera, cuja referência (embora nativa) se apresenta pouquíssimo conhecida pelo entorno fluminense — e essas representações, do pouco ou nada conhecido, dizem muito da proposta estética do artista”.

Cristiano Lopes“Cristiano Lopes é poeta, escritor, fotógrafo. Também conhecido como Tio Cris, onde desenvolve um projeto que visa levar a temática igualdade para escolas com o seu teatro de fantoches. Nesta coluna Cristiano mostrará um pouco de todo este universo de alegria e magia”.

Davi Noronha“Olá! Me chamo Davi Noronha e sou um poeta iniciante. Em minha coluna pretendo postar textos meus e de outros autores (textos com o foco principal em poesias, mas pode haver trovas, crônicas e, até mesmo, desenhos). Pretendo postar em uma frequência de 3 a 7 textos por semana”.

Duda Rodrigues“Comecei a escrever há pouco tempo, embora sempre tenha admirado a escrita, a arte e a cultura. Costumo escrever crônicas e poesias como forma de deixar algumas criações salvas e de expor situações da atualidade”.

Erick Bernardes“Espaço para o cronista, ficcionista, poeta e crítico literário, a coluna na qual o escritor Erick Bernardes lança suas palavras oferece ao leitor um pouco de tudo: contos, crônicas, matérias culturais, poemas, dentre outros. Contudo, a preferência do autor pelo gênero em prosa deriva de uma tendência natural, originada nas conversas com as pessoas no dia a dia comum. Portanto, a coluna na revista em questão se apresenta sortida, mas, acima de tudo, traz ao público textos curtos e que contenham um “quê” de conhecimento a oferecer ao leitor. Portanto, Erick Bernardes se vale da prosa despretensiosa, como a piscar os olhos em paquera; espécie de sedução textual; à maneira simples da narrativa que se infiltra no imaginário. Enfim, esteja pronto, você entrará numa terra em que a notícia e a invenção são inseparáveis – e é esse terreno inseguro aqui que chamamos de literatura de prosa”.

Ezequiel Alcântara“Sou um humilde poeta e cordelista, que desde criança brilha o olhar pela poesia. Hoje esse interesse resulta em dois cordéis publicados e poemas classificados em antologias pelo Brasil. Este espaço visa, por excelência, apresentar poesias, que transcrevem subtilmente as estações do coração”

Fábio Rodrigo“Tenho me dedicado a escrever crônicas, pois encontrei neste gênero a possibilidade de abordar minhas impressões do que vejo e do que presencio no dia a dia. Sempre me fascinou o caráter híbrido da crônica, que apresenta linguagem literária mas que se aproxima da linguagem jornalística. Como professor de língua portuguesa, procuro sempre de alguma maneira inserir no meu texto alguma discussão em torno da língua. Acredito que seja esta a minha marca. E é este o meu grande propósito ao escrever para o público em geral: aproximar o conteúdo das aulas de língua portuguesa ao cotidiano das pessoas”.

Helena Corrêa“Sou professora, pedagoga, especialista em educação infantil, gestão escolar, orientação escolar/educacional e supervisão escolar. Viso buscar estar realizando a interlocução entre a educação, os movimentos educacionais, as inovações, as experiencias e relatos dos acontecimentos e/ou nas instituições educacionais e até acadêmicas, os movimentos culturais,as vivencias e experimentadas principalmente no município de São Gonçalo e adjacências. Trazer relatos meus e de terceiros (textos, poesias, entrevistas, etc), escritas da vivência diária daquilo que se fala e acontece no cotidiano do leitor, e trazer novas informações e formações”.

Ivone Rosa“Sou  Ivone Rosa de S. Lima- professora de Literatura e Produção Textual. Escrevo poesias desde menina, aos 12 anos ganhei um concurso na escola que foi de grande incentivo. Fui membro do Grupo Diário da Poesia durante cinco anos. Participei  de três Antologias  sendo a terceira mais recente uma coletânea de crônicas e textos dissertativos. Cronista do Jornal impresso e do Portal Diário da Poesia – autora da coluna Crônicas & Afins. Meus textos abordam a simplicidade da vida urbana e ficções  de caráter lúdico. O mundo está complicado demais, o meu objetivo é suavizar com a Literatura em pauta, nesta Revista Cultural de muito sucesso!”.

J. Sobrinho“O jornalista, advogado, professor, poeta, artista plástico e botafoguense inveterado J. Sobrinho é Pernambucano da cidade de Palmares, e chegou a São Gonçalo no final dos anos de 1950, cidade que adotou e escolheu para viver ao lado de dona Amélia. Aqui na terrinha, lecionou no colégio Ernani Faria recém-inaugurado e trabalhou em diversos veículos de comunicação, ajudando a contar a história da cidade. Hoje participa de dois programas na TV Ponto de Vista. Sobrinho, ‘aquele que aponta os caminhos’, como ficou conhecido nas rádios em que trabalhou comentando os jogos do campeonato carioca, assume o Rotary com alma leve e empreendedora, e pretende no seu mandato manter e implantar novos projetos, como fez em toda a sua vida”.

João Pedro Gonçalves“Tudo começou com uma simples trova em um concurso no colégio onde estudo. Graças ao concurso de trova, pela primeira vez, meu nome apareceu em um livro e percebi um grande talento. Nesse ano participei de mais um livro, dessa vez de poesia e senti uma tamanha felicidade ao ver que meu talento não se resume apenas a 4 versos. Pretendo abordar na coluna poesias e textos sobre amor e, regularmente, sobre o mundo em si”.

Jullya Miryan“Jovem poetisa, que em pouco tempo de carreira, descobriu o mundo que a poesia pode abrir. Pretende mostrar nesta coluna que os jovens também escrevem textos de qualidade. Um amante inveterada da poesia social”.

Luiza Moura“A minha ideia era de permanecer com a coluna “Desabafos & Discussões”, com o intuito de valorizar alguns textos que não são necessariamente feitos por escritores, mas podem ser verdadeiras lições de vida. Geralmente são escritos em forma de desabafo e merecem compartilhamento e discussão. Por vezes serão de minha própria autoria, mas podem também ser encontrados pela internet ou encaminhados para o email lmsn_91@hotmail.com ou para o instagram @luiza.moura.ef pelos leitores que desejem ter seu desabafo publicado. Entretanto vale destacar que nem todos poderão ser divulgados. De qualquer forma a minha expectativa é de tentar dar voz a quem nos tem tanto a acrescentar e, por vezes não têm essa oportunidade. Eu não acredito no conhecimento que permanece inerte em nós. A validade do que aprendemos só existe quando compartilhamos e, principalmente quando conseguimos ajudar o próximo! Luiza Moura de Souza Azevedo é natural de Feira de Santana/BA, membro da Literarte- Associação Internacional de Escritores e Artistas. Imortal da Academia de Letras do Brasil/Suíça. Doutora Honoris Causa em Literatura através do Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. Já participou de algumas antologias e tem outras participações confirmadas. Publicou também seu livro: “A pequena Flor-de-Lis, o Beija-flor e o imenso amarElo, pela Cogito Editora. Instagram: @luiza.moura.ef”.

Marcelo Motta – “Meu nome é Marcelo Jorge Pires Motta ou simplesmente Marcelo Motta. Sou ariano, nascido no dia 10 de abril de 1968. Gosto de MPB, POP Internacional. Sou fã dos bons filmes, embora prefira mais os clássicos de Hollywood entre as décadas de 20 a 70. Minha vida foi sempre conturbada, desde a gravidez até meu nascimento.  Pelo que sei, minha mãe (Geralda Pires Pinto – falecida em 1997) tentou me abortar naturalmente mais de cinco ou seis vezes, assim, nasci na madrugada do ano de 1968 às 01h30min, com o cordão umbilical enrolado no pescoço, o que teria me legado certas sequelas. Minha “cor” ao nascer era mais roxa para escura, até que o sangue voltou a fluir naturalmente pelo meu organismo, trazendo a cor natural. Isso ocorreu em plena ditadura militar, aonde me disseram que nasci prematuramente e depois da hora, uma frase que até hoje não entendi o significado. O que sei de fato é que vim ao mundo com poucos dias a mais de sete meses. Aos seis meses de idade contrai infecção nas meninges e fui internado entre a vida e a morte no hospital Antônio Pedro, na cidade de Niterói, onde fiquei em estado comatoso pelo período de quase um mês. Desde esse dia minha vida não foi mais considerada “normal”, pois perdi uma das vistas e me fiz vitima de crises convulsivas e remédios controlados desde então. Aquele ano foi marcado por uma epidemia de meningite e eu uma de suas vitimas“.

Marcos Pereira“Bem! Comecei no Diário da Poesia a quase um ano mais ou menos. Fui apresentado ao projeto pela minha grande amiga Ivone Rosa e nessa estadia, convivi com grandes escritores, os quais parabenizo pelo trabalho de inclusão e divulgação da cultura no município de São Gonçalo. Apesar dos meus relatos não ser 100% poético, pude observar que as minhas crônicas (se assim posso chamar) tiveram uma boa aceitação. Foi através destas crônicas que percebi o quanto podemos fazer para conscientização das pessoas. Por isso, escolhi o nome da minha coluna (Entendendo&Transformando) voltado para assuntos relacionados ao nosso dia a dia. Nela, escrevo no que acredito. Falo de sentimentos (amor, amizade), igualdade social, política, cultura entre outros. Formado pela UFF como professor de Sociologia, tendo a ter uma visão mais humanitária, prezando pela cultura, educação e entendimento da palavra cidadania”.

Mariângela Tavares“Sou Mariângela Tavares e gosto de escrever, tanto em verso quanto em prosa. Escrevo poemas com versos livres e também sou trovadora, além de escrever crônicas. Sou ativista literária; faço parte da UBT ( União Brasileira de Trovadores) de São Gonçalo; sou colunista do Jornal Diário da Poesia e participo dos eventos mensais do Diário da Poesia e de seu projeto itinerante em escolas de São Gonçalo e cidades vizinhas. Sou motivada a escrever por algo que vem do fundo da alma e, que muitas das vezes, não consigo me expressar falando. Quando escrevo, consigo fazer com que minha mensagem seja muito mais abrangente. Não me considero artista, mas sim, uma aprendiz da arte literária. Como toda pessoa que escreve, sonho ter um livro publicado e, tenho como meta, a realização deste sonho. Não tenho a pretensão de mudar o mundo com o que escrevo. Espero chegar ao leitor como uma forma de entretenimento e reflexão. No âmbito cultural, a arte na sociedade, deve ter as mesmas funções que citei: entreter e fazer com que essa sociedade reflita sobre os diversos aspectos que essa arte representa. A arte é capaz de transformar atitudes e comportamentos para dignificar grandemente uma sociedade”.

Renato Amaral “Sou Renato Rivello Amaral, carioca, quarenta e um anos, morando atualmente na pacata e inspiradora, São José do Calçado no Estado do Espírito Santo. Estudante Rosacruz, técnico em Radiologia, flamenguista fanático e apaixonado pelas filhas Rannya e Rayanne. Cultiva desde criança uma paixão pelos livros e seus gênios. Premiado em dezenas de concursos literários (Poesia, Crônica, Conto e Microconto), e publicado em Antologias e Coletâneas. É tão ligado à Literatura que de vez em quando não se contém e atreve-se a rabiscar algumas linhas”.

Renato Cardoso“Professor de Língua Inglesa e Literatura. Criador e organizador deste portal. Envolvido com a vida cultural gonçalense desde 2009. Criador do Diário da Poesia (projeto cultural que existiu na cidade entre os anos de 2009 e 2019). Editor e participante de diversos livros de poesia e crônica. apresenta, junto ao jornalista J.Sobrinho, o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM”.

Savick Brenna“Savick Brenna Silva é uma mulher de 31 anos que se divide entre a correria de uma redação de TV e a paixão incondicional pela escrita. A escritora e jornalista é vencedora de três prêmios nacionais, sendo eles: Concurso Nacional Novos Poetas – Sarau Brasil 2018, Sarau Brasil 2019 e Poesia Livre 2019. Além disso, levou o 1º lugar na categoria crônica, no I Concurso de Crônica do Grupo Diário da Poesia e foi umas das vencedoras do 30º Concurso Literário Internacional de Poesias Contos e Crônicas – Alpas 21. Quando solicitada a definir a si mesma, a escritora respondeu assim: “Aos 8 anos de idade, escrevia cartas com a pretensão de impactar destinatários, e aos 31 anos, continuo com a mesma ambição de criança”. Um desabafo do dia em que desfiz da minha velha geladeira para comprar uma nova, ou a minha grande aventura em me produzir completamente para ir ao supermercado são algumas das histórias que serão contadas por aqui. Nesta coluna, você encontrará de forma nua, a minha percepção sobre a vida. Sendo assim, sejam bem-vindos à minha galeria de nudes mentais”.

Zé Salvador“Aposentado do comércio, poeta de bancada, cordelista, contista. Já participei de alguns concursos e recebi alguns prêmios. Figuro em pelo menos 35 antologias literárias, entre elas: Poema à flor da pele na primeira edição, organizada pela poetisa Soninha Porto, Editora Grafite; Antologia de poetas Gonçalenses 1 e 2, organizado por Marcus Vunicius Macedo Varella, Turismo e cultura- Fundação de artes-Prefeirura de São Gonçalo ; participei das antologias de trovas organizadas por Moreira Lopes “Saudade e palhaço em trovas” e ‘paz e boca em trovas” UBT- Maranguape-Ce. Participei de 30 antologias pela editora litteris RJ. Pela mesma Editora, tenho um prêmio de primeiro lugar com o poema SÉCULOS. Tenho vários titulos publicado em cordel, 03 livros na Editora virtual Amazon.com e estou organizando um livro de Sonetos. Também tem o meu blog. Grillo Amestrado. Sou Cearense de Tianguá. Moro em São Gonçalo, Est. do Rio, há 39 anos. Atualmente, participo da FLUPP (Feira literaria das periferias- RJ) Como militante da poesia, frequento, como visitante convidado, a Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) Presidida pelo grande cordelista Gonçalo Ferreira da Silva. Agora estou participando de projeto chamado “A CARAVANA DO CORDEL”,que está sendo desenvolvido pelo poeta escritor e pesquisador Aderaldo Luciano, junto com Severino Honorato poeta repentista e aboiador; o poeta cordelista e animador Edmilson Santini”.

Para finalizar apresentamos as colunas onde você, leitor e/ou artista, poderá participar conosco. Veja:

-Histórias Inspiradoras: “Na tentativa de dialogar com a educação, o grupo Diário da Poesia abre um espaço para que os professores, das redes pública e privada de todo Brasil, possam contar suas histórias inspiradoras, suas iniciativas e/ou atividades de sucesso. E um país onde a educação deixou de ser o papel principal da vida da população, abrir espaço para os profissionais da área poderem dialogar, e acima de tudo se inspirarem e inspirarem, é o mínimo que a cultura e a arte podem fazer. Para quem quiser participar, basta enviar para o e-mail: diariodapoesiasg@gmail.com a sua história, não esquecendo de colocar as devidas identificações. O espaço foi aberto para contarmos o que de bom vem acontecendo nas escolas de todo o país, dando a merecida visibilidade aos professores”.

-Fala aí, Juventude!: “Coluna destinada a publicação de textos de jovens escritores (até 18 anos). Então, se você é jovem e quiser ter seus textos publicados aqui no portal, basta enviar para: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com (por favor, colocar as devidas identificações)”.

-Você Escritor!: “Coluna destinada a publicação de textos de escritores acima de 18 anos. Se você é poeta, escritor, trovador e quiser ter seus textos publicados aqui no portal, basta enviar para: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com (por favor, colocar as devidas identificações)”.

Outras formas de contato:
WhatsApp: (21) 994736353
Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo