Desabafos & DiscussõesLuiza Moura

Atente às mudanças

Nada é constante no universo. A única constante é a lei que diz que tudo muda, se transforma. Tudo está em movimento, tudo é novo a todo instante. Você querendo ou não, tudo vai mudar na sua vida, seja bom ou seja ruim o momento. Tudo é circunstancial! Mesmo que você tenha condições de não precisar fazer nada, na superfície pode parecer que tudo está parado, mas por baixo as coisas estão acontecendo, se transformando.

Se tudo é único e tudo muda, o que passou, passou. Sinto muito, mas aquele momento maravilhoso que você teve foi único e não vai se repetir. Aquele sofrimento não vai mais acontecer daquela forma. Poderá ser semelhante, se você não mudar suas crenças e atitudes, mas não será igual.

O que isso quer dizer?

Isso quer dizer que o novo sempre vem, que o passado já era, virou ilusão. Por isso o lamento se faz tão mal. Assim como quem canta seus males espanta, já dizia o ditado popular; quem lamenta seus males aumenta. Quem enaltece o passado está preso lá e por esta razão não vai para frente. Assim, o presente, que é real, onde se pode transformar, construir, é anulado e o futuro, que depende do presente, estará comprometido.

Tudo muda. Você não é mais o mesmo de um minuto atrás. O universo todo é movimento!

Quem de nós nunca se flagrou desejando voltar a décadas atrás? Quanta bobagem eu deixaria de fazer! Ah, quantas coisas aproveitaria mais! Quanta oportunidade não deixaria passar!… Só que você não tinha há décadas atrás a cabeça que tem hoje.

A cabeça que você tinha na época faria exatamente o que foi feito

Tudo o que você fez ou deixou de fazer foi perfeito, pois você fez o que sabia. Não era para ser diferente. Então, é insensatez ficar se lamentando. Quando você estiver em um bom momento curta intensamente, porque vai mudar. Quando estiver passando por um momento ruim relaxe, porque aquilo também vai mudar. Logo, querer controlar é ausência de bom senso.

Então relaxe! Largue o passado, largue o futuro, evitando ansiedade. Tudo isso interfere negativamente no seu presente, atrapalhando o processo de construção da vida que você pretende conquistar.

(Esse texto é de Yzi Bezerra, mãe, terapeuta e apaixonada por cuidar de pessoas. Seu propósito é espalhar conhecimento e amor. E sua missão é curar almas.)

Participe também dessa coluna! Envie o seu texto (de desabafo ou reflexão) para o email lmsn_91@hotmail.com ou entre em contato pelo instagram @luiza.moura.ef. A sua voz precisa ser ouvida! Juntos temos mais força! Um grande abraço e sintam-se desde já acolhidos!

Luiza Moura.

Mostrar mais

Luiza Moura

Luiza Moura de Souza Azevedo é de Feira de Santana. Enfermeira. Psicanalista e Hipnoterapeuta. Perita Judicial. Mestre em Psicologia e Intervenções em Saúde. Doutora Honoris Causa em Educação. PhD em Saúde Mental - Honoris Causa - IIBMRT - UDSLA (USA); Doutora Honoris Causa em Literatura pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. Possui MBA em gestão de Pessoas e Liderança. Sexóloga; Especialista em Terapia de Casal: Abordagem Psicanalítica. Especialista em Saúde Pública. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Especialista em Perícias Forenses. Especialista em Enfermagem Forense. Compositora e Produtora Fonográfica. Com cursos de Francês e Inglês avançados e Espanhol intermediário. Imortal da Academia de Letras do Brasil/Suíça. Acadêmica do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires. Membro da Luminescence- Academia Francesa de Artes, letras e Cultura. Membro da Literarte- Associação Internacional de Escritores e Artistas. Publicou os livros: “A pequena Flor-de-Lis, o Beija-flor e o imenso amarElo” e "A Arte de Amar. Instagram: @luiza.moura.ef

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo