Josilene Pessoa

Diário de um espectro chamado mãe – Texto: “E é sobre isso”

A página do Diário hoje se abre para o relato de uma mãe que ecoa em muitas outras.

_ Seu desabafo é a fala engasgada de muitas mães que não conseguem falar e que talvez ao ler, se sintam representadas.

Foi o que eu disse a essa mãe assim que a ouvi falar.

“… E é sobre isso!

Quem disse que queremos ser guerreira o tempo todo! Ahh, se engana você. Tem dias que entramos no quarto, choramos, choramos até o rosto ficar vermelho ou até não ter mais lágrimas, nos debatemos de tanta dor, de tanta angústia; de tanta ansiedade e preocupação. Mas daí olhamos para um lado e para o outro e vemos que não temos ninguém nem para estender a mão para nos levantar daquele lugar.

Levantamos, secamos o rosto, ajeitamos a roupa e saímos porque sabemos que ali não tem ninguém para nos empurrar para frente e ainda assim seremos a mão que ajudará alguém a chegar mais longe do que nós mesmos chegamos. Esses são os nossos filhos, que nós desejamos que alcancem muito mais do que nós.

Então está aí, independente de sermos mães solteiras, mulheres; nem sempre queremos ser fortes. A diferença é que as vezes não temos opção e assim se torna o nosso objetivo, nem sempre nos queremos ser guerreira, as vezes queremos apenas ser uma mulher!”

Nadilene Ferreira é mãe de dois meninos. Está, no momento, sozinha nesta missão. De seus dois filhos o mais novo recebeu diagnóstico de autismo e está em tratamento. Ela se mantém firme nessa luta solo tendo que manter as forças para dar o melhor aos seus meninos. Para ela, assim como para muitas, o desabafo é uma das poucas formas de aliviar a dor. E assim ela fez.

Imagem da autora

        ****************************

Então, gostou do texto?! Se identificou?
Curta, comente e espalhe por aí.

Siga em: @poesia.atipica10
                @revistaentrepoetas

       ********************************

Imagem do texto: https://pixabay.com/illustrations/girl-bored-sleepy-boredom-couch-5835891/

Imagem destacada:https://pixabay.com/images/id-3447075/

Mostrar mais

Josileine Pessoa F. Gonçalves

Nascida no município de Niterói – RJ, Moradora de São Gonçalo, onde tambem cursei a maior parte dos estudos no Colegio Estadual Nilo Peçanha. Formada em Letras/Port. – Inglês pela Universidade Estácio de Sá. Trabalho na área da educação e ensino de inglês. Atualmente ministrando aulas de Produção Textua na rede particular de ensino e aulas de inglês online. Faço parte do Coletivo de Escritoras Vivas de São Gonçalo desde o segundo semestre de 2022 e sou membro da União Brasileira de Trovadores, a UBT São Gonçalo, desde Janeiro de 2023. Colunista da Revista Entre Poetas e Poesias, além da coluna com textos variados, ofereço aos leitores minha "escrevivencia" atípica na Série "Diário de um espectro chamado mãe, onde é possível encontrar textos diversos dentro do universo autista. Sou casada, mãe de dois filhos autistas, poeta, escritora e trovadora sempre gostei de compor e escrever sobre vida e sociedade. Inclusive com composições, paródias e versões para uso educacional. 

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Adorei Josi! Ser mulher é muito difícil, pois estamos cada fez mais sendo cobradas e nos cobrando muito. Somos humanas, temos nossas fraquezas que nos fortalecem, é exatamente por isso que necessitamos das válvulas de escape.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo