Cristina Vergnano

Alerta: Spam suspeito!

Costumavam dizer que o seguro morreu de velho. E, de fato, um grau saudável de desconfiômetro é necessário para sobreviver à enxurrada de golpes aos quais vivemos submetidos neste mundo conectado. Quem nunca recebeu o alerta de “spam suspeito”, ou “possível fraude” no seu celular? Que fique aqui bem entendido: não tenho aversão às tecnologias digitais, embora prefira uma postura moderada de entusiasmo. Se, por um lado, é incontestável que nunca estivemos tão próximos, nem jamais foi tão fácil acessar diversos dados, por outro, essa proximidade, muitas vezes, é enganosa e a informação questionável. Seja como for, recentemente, vivi uma experiência bem anedótica, capaz de ilustrar a necessidade de ressuscitar o dito popular e manter a mente alerta.

Estava visitando parentes fora do Rio, quando me chegou uma mensagem de pessoa de total confiança. Ela havia recebido o anúncio de uma grande loja, oferecendo dois produtos por menos de 10% de seu valor de mercado. Segundo me disse, se tratava de uma reparação pela perda de processo judicial, em resposta a publicidades carregadas de ideias estereotipadas e preconceituosas sobre os papéis e comportamentos sociais de homens e mulheres.

Logo de cara, achei aquilo estranho. Minha interlocutora, no entanto, garantiu que o fato tinha sido, inclusive, publicado num jornal respeitável e de grande circulação no país. Chegou a me enviar as imagens da notícia e o link para o site da tal loja.

Em geral, não clico em links. Suspeito por princípio, ainda mais quando a oferta é escandalosamente boa. Tenho a prática de investigar, na internet, referências para o fato anunciado como verídico, em busca de fake news. Afinal, a experiência nos diz que é mais provável esse tipo de mensagem ser um golpe, algo para pegar incautos. Desta vez, agi de modo contrário ao meu costume, influenciada pela certeza da mensageira. Por sorte, o problema não residia no endereço em si. Acessá-lo demonstrou ser inofensivo.

A página visitada era perfeita. Todo o visual pertencia ao estabelecimento. A informação do jornal também parecia verdadeira, ao menos na formatação. Ainda questionando sua veracidade, compartilhei a notícia com os demais da casa. Ninguém se interessou pelas ofertas. Então, baixada a adrenalina, comecei a analisar o anúncio.

O primeiro que percebi foi a disparidade entre o valor real e o proposto para ambos os produtos. Em segundo lugar, se destacavam a forma de pagamento (PIX) e a urgência na adesão à proposta, pois havia número limitado de unidades. Como assim? PIX não tem volta, nem devolução. E lojas grandes costumam oferecer várias opções para pagar, com maiores vantagens, sem dúvida, nos depósitos em dinheiro, débito ou PIX. Ali, só havia um caminho. Conversando com as pessoas à minha volta, ainda ponderamos que nenhuma ação judicial contra grandes corporações costuma finalizar-se em primeira instância. Além do mais, que forma estranha de reposição de perdas e danos morais era aquela! Parecia mesmo algo para atrair vítimas.

Chegamos à conclusão de que não havia consistência em tudo aquilo. A própria remetente da mensagem, pouco depois, voltou a entrar em contato, dizendo que havia investigado com maiores detalhes e descoberto a fraude. Ou seja, mais um golpe entre tantos a que estamos submetidos, com recursos elaborados, a fim de criar verossimilhança.

Imagino quantos infelizes terão caído no conto. E, também, como há verdadeiros especialistas em psicologia, arte, comunicação e escrita, a fim de compor cenários tão tentadores, se voltando para a contravenção e o crime. Cheguei a recordar um personagem de uma série satírica, cuja fala recorrente diante de um bandido vencido era algo como:  “se ele tivesse usado seu talento para o bem, e não para o mal…” A coisa é manter o desconfiômetro, de fato, bem ligado e calibrado.

_________

Link da foto em destaque: autoral.

Mostrar mais

Cristina Vergnano

Carioca, tijucana, nascida em 1961, foi professora e pesquisadora em compreensão leitora, no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em 2018, se aposentou. Desde então, é escritora, blogueira do "Tecendo o Verbo" e fundadora do Grupo Traçando de escritores. Sua produção se volta para as crônicas, os artigos de opinião e os contos. Teve textos selecionados no Prêmio Rio de Contos, segunda edição e no Prêmio Arte e Literatura USP 60+ de 2021. Publicou contos em coletâneas.

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Vivemos mesmo uma enxurrada de golpes, todo cuidado é pouco…
    Muito bom o seu texto, nos remete às armadilhas que vivemos em nosso cotidiano, ao mesmo tempo em que acompanhamos o desenrolar da história.
    Obrigada, Cristina, por compartilhar!

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo