Ellen LessaEllen recomenda

Série “Ellen Recomenda!” – Texto sobre: Florbela Espanca

Para o primeiro texto do “Ellen recomenda!” não poderia deixar de trazer uma escritora sensacional e de grande referência para minha escrita: Florbela Espanca!
Tendo por aqui algumas curiosidades, poesias famosas e claro… minha humilde e sincera opinião, vem comigo!

Curiosidades:

Florbela d’Alma da Conceição foi uma grande poetisa portuguesa, trazendo em sua bagagem sonetos e o fato de ser uma das primeiras feministas de Portugal, tendo como assuntos o amor, melancolia e erotismo feminino, uma peculiar e intensa escrita.

Começando no mundo da poesia desde nova, é documentado que suas primeiras composições são do ano de 1903, aos 9 anos apenas (eita menina prodígio! hehe)… Foi uma das primeiras mulheres a frequentar o curso secundário Liceu Masculino André de Gouveia, em Évora, onde concluiu o curso de Letras. Logo após iniciou Direito, sendo a primeira mulher a ingressar na Universidade de Lisboa. Durante a faculdade foi fazendo contato com poetas da época e com grupos de mulheres escritoras. Colaborou com jornais e revistas, entre eles “O Portugal feminino”.

Florbela passou por diversas experiências traumáticas, como ter 2 abortos (em 1919 e depois em 1921) e a perda de seu irmão, Apeles Espanca, num trágico acidente de avião que a fez tentar tirar a própria vida… A morte dele a fez escrever “As máscaras do destino.”

Não fez parte de nenhum movimento literário, porém seu estilo remete à poesia romântica tendo um forte teor emocional em seus textos. Infelizmente, chegou ao seu fim através de suicídio em 1930.

Minha opinião:

Ela permeava a intensidade da vida, mesmo em tão pouco tempo deixou grandíssimas obras, de extrema genialidade e sensibilidade, únicas. Florbela era grande e é uma referência inigualável quando se trata de sentimentos na escrita…
Lendo suas obras, no livro “Antologia poética”, pude me encontrar na crueza e forma direta dela, tão humana, tão pele e osso, sofredora e demasiada, ela te fisga!
Se você procura algo que te faça sentir, se deseja ser tocado, abraçado e as vezes até enraivecido, leia Florbela. Sinta a dor, o amor, o prazer em cada letra, se apaixone como eu, garanto que não irá se arrepender! Todas as suas obras, principalmente sua antologia, você pode encontrar nos principais meios de compra e vale cada centavo gasto! Se você saiu daqui e foi buscar mais… espero que esteja degustando bastante, hein!

Poesias favoritas:

Vaidade

Sonho que sou a Poetisa eleita,
Aquela que diz tudo e tudo sabe,
Que tem a inspiração pura e perfeita,
Que reúne num verso a imensidade!
Sonho que um verso meu tem claridade
Para encher todo o mundo! E que deleita
Mesmo aqueles que morrem de saudade!
Mesmo os de alma profunda e insatisfeita!
Sonho que sou Alguém cá neste mundo…
Aquela de saber vasto e profundo,
Aos pés de quem a terra anda curvada!
E quando mais no céu eu vou sonhando,
E quando mais no alto ando voando,
Acordo do meu sonho… E não sou nada!…

Amiga
Deixa-me ser a tua amiga, Amor;
A tua amiga só, já que não queres
Que pelo teu amor seja a melhor
A mais triste de todas as mulheres.
Que só, de ti, me venha mágoa e dor
O que me importa a mim?! O que quiseres
É sempre um sonho bom! Seja o que for,
Bendito sejas tu por mo dizeres!
Beija-me as mãos, Amor, devagarinho…
Como se os dois nascêssemos irmãos,
Aves cantando, ao sol, no mesmo ninho…
Beija-mas bem!… Que fantasia louca
Guardar assim, fechados, nestas mãos
Os beijos que sonhei pra minha boca!…

Sem remédio

Aqueles que me têm muito amor
Não sabem o que sinto e o que sou…
Não sabem que passou, um dia, a Dor
À minha porta e, nesse dia, entrou.

E é desde então que eu sinto este pavor,
Este frio que anda em mim, e que gelou
O que de bom me deu Nosso Senhor!
Se eu nem sei por onde ando e onde vou!!

Sinto os passos de Dor, essa cadência
Que é já tortura infinda, que é demência!
Que é já vontade doida de gritar!

E é sempre a mesma mágoa, o mesmo tédio,
A mesma angústia funda, sem remédio,
Andando atrás de mim, sem me largar!

Gostou? Não esquece de curtir, comentar dando seu feedback e também suas sugestões de recomedações… e compartilhar para que mais pessoas possam conhecer Florbela Espanca. Abraços e até o próximo “Ellen recomenda!”

 

Fonte da imagem: Canva gratuito

Instagram: @medusa.e.caos e @ellenn.mp3

Mostrar mais

Ellen Lessa

Uma vez li uma frase da Clarice Lispector que me impactou: "Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas continuarei a escrever.". Como ser pensante me vejo escrevendo e poetisando até meu fim. Minha arte sempre estará viva, a poesia pulsa e carregarei com toda minha alegria essa dádiva. Então, muito prazer, sou Ellen, íntima, genuína e profunda. Bem vindos a uma parte de mim!

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Oi, Ellen. Sua crônica chamou minha atenção. Um amigo, faz um tempo, me apresentou Florbela Espanca. Falou-me algo sobre ela, mas você trouxe mais detalhes e mostrou a presença marcante de uma artista que, infelizmente, nos deixou cedo. Aliás, enviei para ele o link de sua publicação. Estou certa de que ele apreciará bastante. Parabéns!

    1. Olá, Cristina! Como vai? Eu fico imensamente feliz pelo texto ter te instigando ainda mais a conhecer essa escritora maravilhosa que é Florbela… Apesar do pouco tempo conosco, ela marcou a poesia e ainda marca.
      Fica ligadinha que virá mais episódios do “Ellen recomenda” com um conteúdo bem bacana. Obrigada pelo feedback 🥰

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo