História UBTNotícias

UBT/SG – Conheça a História da União Brasileira de Trovadores seção São Gonçalo

São Gonçalo não ficou de fora. Em 2008, o poeta e trovador Gilvan Carneiro da Silva, apoiado pela UBT Estadual, montou a delegacia municipal da instituição.

A União Brasileira de Trovadores nasceu em 1966 no Rio de Janeiro através do poeta e trovador Luiz Otávio. Ao longo das décadas, a UBT foi se expandindo e popularizando. Várias seções e delegacias foram criadas nos mais diversos cantos do território nacional, e, hoje, conta com mais de 200 seções no Brasil e no exterior.

São Gonçalo não ficou de fora. Em 2008, o poeta e trovador Gilvan Carneiro da Silva, apoiado pela UBT Estadual, montou a delegacia municipal da instituição. Como muito empenho e dedicação, o renomado trovador reuniu um grupo de trovadores e simpatizantes da Trova e, em meados de 2009, a delegacia se tornou a seção gonçalense da União Brasileira de Trovadores. Primeiramente, os encontros ocorriam na sede do SINEPE, situado no Centro Empresarial próximo ao SESI de São Gonçalo.

Como em toda seção, a gonçalense necessitava de um presidente, foi quando o trovador Oswaldo Luiz Ferreira assumiu o primeiro mandato para o biênio 2009/2010. A unidade da UBT local foi crescendo e os encontros passaram a ser no saudoso Colégio Orlando Rangel (onde ficou até início de 2011).

Ao todo a UBT-seção São Gonçalo já teve 5 presidentes, entre eles Gilvan Carneiro da Silva (presidente nos biênios 2011/12, 2015/16 e 2017/18), Levi Alucinação (biênio 2013/2014), Marialice Araújo Velloso (biênios 2019/20 e 2021/22) e, o recém eleito, Renato Cardoso (biênio 2023/24).

Em 2017, a União Brasileira de Trovadores implantou o projeto Juventrova, visando a divulgação da trova e da instituição dentro das escolas e universidades, buscando assim novos membros e por consequência a ampliação do quadro de trovadores.

A UBT-SG não ficou de fora e, entre 2018 e 2019, realizou o projeto, contemplando mais de 15 escolas e mais de 1000 alunos, dos quais mais de 150 fizeram parte de duas coletâneas lançadas – “Um Grito de Juventude” (2018) e “A Paz que queremos” (2019). O projeto ficou sob a coordenação do professor e porta Renato Cardoso, que além de fazer a coordenação municipal, acumulou as coordenações estadual e nacional entre 2019 e 2020.

Hoje, o município de São Gonçalo pode se orgulhar da história e legado que a UBT vem deixando, além de ter revelado vários trovadores, que elevaram a importância da escrita local, sendo diversas vezes premiados em concursos nacionais, como: Gilvan Carneiro da Silva, Levi Alucinação, Marialice Araújo Velloso, Fátima Daniel, Mariângela Tavares, entre outros…

A UBT-SG já realizou 2 concursos e 1 Jogos Florais. Desde 2011, a UBT-SG se reúne no Abrigo Cristo Redentor, sempre às primeiras sextas-feiras de cada mês, onde realiza não somente as reuniões mensais, mas também eventos sociais e culturais abertos a todos os simpatizantes da trova.

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo