Notícias

Escritores participam de evento cultural no Colégio Estadual Coronel PM Marcus Jardim

O evento ocorreu nos dias 26 e 28 de setembro e contou com a sua terceira edição

Nos dias 26 e 28 de setembro a Colégio Estadual Coronel PM Marcus Jardim, situado no bairro de Alcântara – São Gonçalo, foi o palco de encontros com diversos escritores locais. Um evento que já virou tradição na escola e teve seu início, ainda na pandemia em 2020, quando poetas se reuniram com os alunos via meet.

“Propiciar aos alunos o encontro com Escritores Gonçalenses, na Culminância do Projeto “Do Civismo à Poesia”, é estímulo e também reconhecimento da importância da criação poética para a formação crítico-reflexiva dos discentes, além de ampliação do conhecimento” – declara a Professora Eliete Lessa – Língua Portuguesa

Em 2021 e 2022, o evento passou a ser presencial, uma vez que as aulas voltaram o mesmo sistema. As palestras fazem parte da culminância do projeto “Do civismo à Poesia”, onde em cada dia, três escritores se reuniram com alunos do ensino médio, conversando sobre literatura, poesia, cordel e vida cultural.

Segundo o aluno Eduardo Henrique da Silva, turma 1002: “Nesse Evento eu me senti muito feliz e maravilhado, pois nunca recitei meus poemas e foi uma experiência incrível! Realmente aprendi muito sobre a Literatura de Cordel e me apaixonei pelas Palestras.”

No dia 26, abrindo o ciclo de palestras, tivemos o encontro com os escritores Erick Bernardes, autor da trilogia Cambada, Crônicas de Papa-Goiaba; Ezequiel Alcântara, poeta e cordelista, quem mediou o intercambio entre os palestrantes e a escola; e o professor e poeta Renato Cardoso, autor do livro “Devaneios d’um Poeta” e editor da Revista Entre Poetas & Poesias.

“O CE Coronel PM Marcus Jardim tem realizado anualmente um projeto chamado: Do Civismo a Poesia, realizado sempre no mês de setembro, que tem por objetivo não só incentivar a leitura e a escrita dos alunos, como ajudá-los também aflorar o potencial que possuem, mas que desconhecem. Procuramos convidar sempre poetas, cordelista, cronistas e etc, que desenvolvem os seus trabalhos em São Gonçalo, para que assim, os alunos também adquiram um conhecimento local.” – relata a Professora Jaqueline Ramos, Sala de Leitura.

Cerca de 150 alunos participaram das palestras, que foram realizadas em três ambientes do colégio. Erick Bernardes, em um encontro empolgante, falou sobre as histórias dos bairros de São Gonçalo, palestrando para os alunos do 1º ano. Já Ezequiel Alcântara conversou com os alunos do 3º ano, contando a história do cordel, assim como declamando-os. Por fim, Renato Cardoso, num bate-papo com o 2º ano, contou um pouco sobre a vida cultural e caminhos que a mesma o proporcionou.

Já para Ezequiel Alcântara, poeta e cordelista: “Estar reencontrando as pessoas que me deram espaço, me apoiaram e fizeram eu me tornar no que sou hoje, não há palavras para expressar minha gratidão. Ser convidado a participar do evento “Do civismo à poesia” pelas professoras que me viram crescer até me formar lá no CIEP 306, foi uma honra sem igual. Pois pude, agora no papel de transmissor de conhecimento, plantar a semente nos corações dos alunos, mostrando que é possível chegar longe acreditando nos seus sonhos e tendo o apoio necessário. Gratidão a todos do CE Marcus Jardim que tornaram reencontros possíveis, acolhendo não só a mim, mas também meus amigos escritores com todo carinho e atenção. Esse evento é a mostra de que é possível fazer cultura em São Gonçalo, e do jeito certo, agregando a todos que se envolvem, sem egoísmos, com a amada arte de escrever”.

Já no dia 28, foi a vez do cordelista Zé Salvador e dos escritores Carlos Henrique Barcellos e Angela Moreira. A empolgação continuou tomando conta dos alunos presentes, que divididos por séries, puderam assistir o segundo ciclo de palestras, confirmando a parceria entre a cultura e a educação.

“Palestrar aos alunos do Marcus Jardim foi sem sombra de dúvidas muito gratificante. A recepção que tivemos, o carinho dos colaboradores e alunos da escola, tudo isso tornou o evento prazeroso. Vale ressaltar o interesse e os questionamentos acerca das informações ali compartilhadas através das nossas falas. Os brindes, o lanche da tarde, a conversa com os interlocutores…impossível não sair de lá querendo voltar” – descreve o escritor Erick Bernardes.

Zé Salvador, autor de diversos cordéis, conversou com as turmas do 1º ano, mostrando a sua trajetória na vida cultural e literária. Já Angela Moreira, contadora de história e escritora, ficou com as turmas do 2º ano, relatando histórias que a literatura lhe proporcionou. Já Carlos Henrique, fundador do Projeto ELE, bateu um papo agradável com os alunos do 3º ano, mostrando a necessidade do incentivo à leitura e à escrita.

Para o escritor Carlos Henrique Barcellos: “Participar do evento do Marcos Jardim na reta final que antecede virada para 2023, renovou, em mim, o brio e inquietude do amigo das letras. Estando com os alunos do terceiro ano foi possível falar sobre a minha trajetória desde os meus 10 anos de idade e como começou o processo de escrita incentivo à leitura e escrita a partir das homilias do Padre Assis, na Capela São João Batista, no Pontal, passando pelo Colégio Francisco Lima, chegando na universidade e a criação do projeto literário ele. Fico grato ao convite feito por Ezequiel Alcântara, toda a direção e a equipe pedagógica dessa escola que nos abraçou como iguais e nos colocou ali de fato com carinho e respeito, coisa que é difícil a gente encontrar em vários lugares aqui fora então, no dia de ontem, 28 de agosto de 2022, fui levar conhecimento e incentivo, mas, trago na minha bagagem muito mais do que levei. Fomos de coração, e voltamos cheios de vontade de prosseguir”.

O projeto foi organizado pela equipe diretiva (Diretora Carla Simeão) e pedagógica (professoras Eliete Lessa, Jaqueline Ramos, Geovanna Kruegel, Denise Rodrigues) do Colégio Estadual PM Coronel Marcus Jardim. Um projeto que teve sua terceira edição com mesmo sucesso das duas anteriores.

E para Angela Moreira: “Ontem foi um dia incrível. Amei cada instante que passei np Colégio Estadual PM Marcus Jardim. Fui muito bem recebida pela direção, funcionários, alunos, por todos. Um dia apaixonante, no qual eu contei minha trajetória, mostrei a eles que é possível escrever, criar, viver, renascer através da escrita. Encontrei alunos que escrevem e alguns tinham receio de mostrar o que escreviam, mas depois de ontem tenho certeza que isso vai mudar. Mostraram-se interessados em viver essa experiência. Estou radiante de tanta felicidade por ter conseguido mostrar um caminho que leva ao crescimento, o qual eles ficaram encantados. Teremos novos poetas, contistas, cronistas e quem sabe até trovadores. Foi uma experiência que ficará guardada para sempre na minha memória e no meu coração. Gratidão a Ezequiel Alcântara que me fez o convite, a Direção, Coordenação, professores, funcionários e alunos que me receberam com o maior carinho. O meu muito obrigado de coração”.

O projeto tem sua culminância sempre em setembro como marca das comemorações ao aniversário do município de São Gonçalo. Em 2023 o evento já está confirmado para sua quarta edição.

“Depois de quase 3 anos, voltar a conversar sobre a vida literária e cultural com os alunos é fantástico. Mostrar a eles que a literatura é muito mais que o ato de ler e que através dela eles poderão conhecer, não só um mundo fantasioso, mas ir a lugares nunca antes pensado, além de melhorar a visão de mundo. Ali, pude encontrar jovens talentosos, poetas natos, que precisam ter espaço para divulgação seus textos e pensamentos. A escola está de parabéns pelo projeto de incentivo, é assim que formamos indivíduos conscientes” – finaliza o professor e poeta Renato Cardoso.

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo