Carina Lessa

Natureza

A língua é minha escrava. Sorte mesmo tem quem pode caminhar com ela às escondidas. Muitas vezes arregaça as pernas. Há tanta vontade de dizer que escorre enjambement para o verso seguinte. Não há fronteiras. Vem uma mão cuidadosa, feroz, e me esfrega um sintagma em cavalgamento.

A continuação se faz necessária. Ansiosa por ascese, enquanto lábios se encontram e recebo o tapa na cara, tento manter o controle do corpo. Fracasso. Ela me maldiz e logo vem por trás me mostrando também a masculinidade. Nasce o rigor das águas, não sem antes passar pela altivez da cachoeira. Engana-se quem imagina a dureza do estilo no encontro fortuito das palavras eretas, imponentes, compridas e grossas. Há lantejoulas pequenas, mas tão duras que são capazes de devastar uma alma, pude experienciar em extravagantes passeios.

Ela gosta mesmo de me enganar, vive escondida dos açoites. Uma hora é o tronco seco queimando na floresta, em outras tantas, é a doce clorofila pigmentando as enervações das folhas virgens. Absorve tanta luz que pode refletir cores variadas, desde a violeta a mais tenra vermelha.

O tecido obtém um composto orgânico, vivo e intermitente. Se carregada de álcool, dizem, a substância é eliminada sem moderação.

A concentração maior de clorofila fica a cargo das plantas sombreadas, aumentam o cumprimento* das ondas e dos sulcos em mesma proporção.

O sulco da boca pode ser uma fenda, uma cesura que reveste a margem livre e permite a entrada de uma sonda sem grande resistência. Nasce daí muita conversa palatável e eu já não sei mais o que dizer.

 

*cumprimento (Michaelis)

cum·pri·men·to
sm
1 Ato ou efeito de cumprir ou executar alguma coisa; execução.
2 [geralmente usada no plural] Palavra, expressão ou gesto que revela cortesia, delicadeza ou atenção a outrem.
3 Gesto ou saudação dirigido a alguém.
4 Palavra de elogio dirigida a alguém; elogio, louvor.
5 Reverência que se presta a alguém, geralmente inclinando-se a cabeça; mesura.

 

Mostrar mais

Carina Lessa

É ficcionista, poeta, ensaísta e crítica literária. É graduada em Letras, mestre e doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ. Atua como professora de graduação e pós-graduação nos cursos de Letras e Pedagogia da Unesa. É membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil e da ABRALIC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo