Ivone Rosa

PODER À MESA

 

Mudança de residência, uma casa menor porque também eram pequenas as condições daquela jovem balzaquiana. Um misto de emoções transformou-se lágrimas quando viu a mesa de madeira [era pinus autoclavado] que pagou em longas prestações, ficaria do lado de fora da humilde moradia.

Quem sabe, com sorte, conseguiria vendê-la? Ou talvez uma melhoria em seu trabalho, traria a possiblidade financeira de obter um espaço maior?  Porém, não aconteceu.

Com a chegada do Verão, fortes chuvas encharcaram a mesa de jantar, mesmo coberta com uma toalha plástica maior que o seu tamanho. Ela tentou doar, mas ninguém quis. Na época, era preciso pagar o anúncio para vender ou doar algo.

Um mês depois foi difícil também entregá-la ao lixeiro. Um pensamento consolador surgiu: “uma mesa não é uma coisa importante!”  Nesse momento, iniciou uma grande discussão mental! A começar que esse importante objeto não é uma “coisa”.

*Objeto é, segundo a etimologia da palavra, o que é posto diante. O correspondente alemão, Gegenstand, apresenta a mesma significação: “o que está diante, em frente”. Desta forma, a terminologia filosófica rigorosa percebe “uma relação com alguém, em face de quem o objeto se encontra” e não “como simples sinônimo de coisa“.

Da Santa Ceia à Festa de Babette, esse objeto é imprescindível , bem como  o seu destaque. As grandes pesquisas científicas, negociações empresariais, as sentenças judiciais, entrevista de emprego, os partos cirúrgicos e o bate-papo nos barzinhos, acontecem nas mesas! O que faria o Rei Arthur sem sua Távola Redonda?

Questionamento encerrado. A jovem estava convicta acerca da importância daquele móvel.

Portanto, ela batalhou bastante para conquista de um outro, pois nunca perdeu a esperança da renovação!

 

  • Fonte Wikipédia

Ivone Rosa

Mostrar mais

Ivone Rosa

Professora de Literatura & Produção Textual Pós- Graduada em Gestão Educacional Roteirista formada pela Academia Internacional de Cinema-AIC/RJ Poetisa, cronista e contista 1º lugar - melhor intérprete Concurso Poesia SESC Niterói/RJ Menção Honrosa -Concurso Poesia -Duque de Caxias /RJ Participações: Antologia Diário da Poesia, Biografia Jornalista Jota Sobrinho, Diário em Poemas, Almas em prosa e verso, Coletânea Diários Escritos. Participações nos Fanzines: Poezine[Lit.na Varanda] e SerMentes - Sec.Educ.Niterói/RJ Palestrante Escola Pública sobre a Resistência da Mulher

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Me chamo Roberto e Seu site é muito bom, gostei das
    postagens e já salvei aqui nos Favoritos. Vocês aceitam
    parcerias para troca de backlinks ou banners para melhorar
    as suas visitas reais? Se tiver interesse em crescer o
    número de visitantes entre no meu blog tambem
    (TrafegoPago.Blog.Br) e Fale Conosco.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo