Ivone Rosa

EFÊMERO

Fiz uma viagem de quase oito horas somando ida e volta, para visitar uma amiga que reside no interior do estado do Rio de Janeiro. Julguei ser uma visita importante porque sua filha casara há cinco meses, e eu não pude ir à cerimônia.

Mesmo à distância acompanhei a gestação, nascimento e parte do crescimento da mocinha. Filha única, hoje com 26 anos.

Assim que cheguei à casa dela, fui recebida com toda atenção de sempre! Aquele abraço demorado de muita saudade e carinho que fez relembrar os velhos tempos na universidade. Na varanda dos fundos a mesa do café da manhã pronta, lindamente decorada com flores do campo, a minha espera.

Durante à refeição muitos risos e gargalhadas sobre assuntos da faculdade e outras reminiscências. Duas horas depois do café fomos para a sala e nossa conversa tomou todo o espaço. Fiquei intrigada com a ausência de comentário acerca do casamento. Resolvi entregar o presente e justificar a minha falta. Percebi um sorriso de embaraço da minha amiga, passando a mão várias vezes no cabelo. Ela sempre fazia esse gesto quando mentia. Recebeu a caixa, agradeceu e deixou-a em cima do sofá.

Ouvi uma porta bater e uma outra abriu com a entrada da jovenzinha recém-casada, bocejando, ainda de camisola após o meio-dia. Estranhei por estar na casa da mãe. Assim que me viu pulou no meu colo feito criança!

– Como foi a viagem a Paris? – indaguei sorrindo.

– Gostei mais de Marrocos, tia! – disse pegando o celular para mostrar as fotos.

Minha amiga permanecia quieta e olhando para o chão. Eu não conseguia entender o constrangimento. Virei-me para ela e antes que eu perguntasse algo, sua voz explodiu em tom de revolta:

– Dois anos de namoro e noivado, um casamento tão caro e já estão separados!

Estarrecida, eu não sabia o que dizer. Olhei para a menina buscando um porquê, mas de imediato ela respondeu:

– Ele é um chato, a mãe dele é mais chata ainda e morar em Brasília também é muuuuuito chato! Já pedi o divórcio, tia.

– O que ele disse? – perguntei estarrecida.

– Que estou de “TPM”! Ahahahahah. Mas eu fiquei linda de noiva, não foi mãe?- continuou rindo.

Não consegui rir.

– Ela sempre teve tudo! Sempre fiz o máximo para ter tudo do bom e do melhor! Não precisou trabalhar, não consegue terminar uma faculdade, não sabe o que quer!

Resolvi me despedir para não presenciar uma grande confusão.

 

 

Ivone Rosa

Instagram: @profaivonerosa

ref imagem:https://pixabay.com/pt/photos/noiva-mulher-modelo-1486004/

Mostrar mais

Ivone Rosa

Professora de Literatura & Produção Textual Pós- Graduada em Gestão Educacional Roteirista formada pela Academia Internacional de Cinema-AIC/RJ Poetisa, cronista e contista 1º lugar - melhor intérprete Concurso Poesia SESC Niterói/RJ Menção Honrosa -Concurso Poesia -Duque de Caxias /RJ Participações: Antologia Diário da Poesia, Biografia Jornalista Jota Sobrinho, Diário em Poemas, Almas em prosa e verso, Coletânea Diários Escritos. Participações nos Fanzines: Poezine[Lit.na Varanda] e SerMentes - Sec.Educ.Niterói/RJ Palestrante Escola Pública sobre a Resistência da Mulher

Artigos relacionados

Um Comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo