João Rodrigues

A Grande Biblioteca do Jardim do Éden

A grande biblioteca do Jardim do Éden

Sempre imaginei o Paraíso com uma enorme biblioteca, a maior de todas. Afinal, o mundo estava apenas começando. E Adão e Eva, pelo que se sabe, nunca frequentaram uma escola. Tiveram que aprender a ler ali. Também não poderiam, pois foram os primeiros habitantes.

Foi-lhes dito que poderiam ler todos os livros da biblioteca, menos um: “O Livro das curiosidades”.

O primeiro livro que Eva leu foi “Homens são de Marte, mulheres são de Vênus”; Adão encontrou o “Kamasutra” e passou o dia inteiro envolvido com sua leitura. Como se diz por aí, afinal, ninguém nasce sabendo. Não demorou muito e Eva teve de ler “O livro do bebê”, enquanto “Criando meninos” passou a ser o livro de cabaceira de Adão, que, à noite, se dividia entre a leitura e ter de acalentar o choro de Caim.

Enquanto Adão lia sobre agricultura familiar, Eva devorava livros de receitas. Naquela época não existiam o programa da Ana Maria Braga nem o Globo Rural.
Adão, certa tarde, chegou em casa com dois livros. Para ele era “Marido – o cabeça do lar  , e para Eva entregou Os deveres das esposas”… daí surgiu o primeiro conflito entre eles! Afinal, ler é uma coisa perigosa, muito perigosa!

Depois de muita discussão, ficou decidido que cada um escolhesse o livro que quisesse. E fizeram as pazes. Nove meses depois nasceu Abel.

O próximo livro de Adão foi A arte da guerra”; de Eva, “A arte de conservar um casamento feliz”.

Adão lia sobre esportes, caça e pesca, empreendedorismo… Eva lia tudo sobre remédios caseiros, modas, poesia… Ela tinha acabado de ler “Por que os homens amam mulheres poderosas?”, quando chegou o Diabo com o “Livro das curiosidades” e ofereceu a ela.

E deu no que deu. Acabaram sendo expulsos do Paraíso.

 

João Rodrigues

 

Mostrar mais

João Rodrigues

Nascido em Riacho das Flores, Reriutaba-Ceará, João Rodrigues é graduado em Letras e pós-graduado em Língua Portuguesa pela Universidade Estácio de Sá – RJ, professor, revisor, cordelista, poeta e membro da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes e da Academia Virtual de Letras António Aleixo. Escreve cordéis sobre super-heróis para o Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ) na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo