Michelle Carvalho
Tendência

Eterna servidão

User Rating: Be the first one !

 

Sou tua serva

Vassala inominada, despercebida

Mínima, invisível

Indigna de tua presença

Indigna até mesmo de lhe servir…

 

Tu, invólucro luminoso

Esplendido e fascinante

Mecanismo perfeito que move meu viver

És minha epiderme e minh`alma

Meu sorriso e minhas lágrimas

Minha visão completa de um plano surreal

E minhas pálpebras adormecidas em um sono profundo, sombrio e noturno.

 

Oh criatura eternecida em meus lábios,

Permanente em meus sonhos de liberdade

E de realidade precária e sofrida à distância…

Um querer impotente

Uma disparidade gritante

Teu ser e o meu tão diferentes…

E eu tão indigna até de desejar-te

Meu anjo delicado e longínquo

Meu, somente meu

Pelo menos em meus íntimos sonhos

Onde posso sonhar tocar tua pele, sentir teus lábios como outrora

Quando meu conto de fadas fora real

Agora é desmazelo e realidade de dor

 

Sei que jamais poderei tê-lo novamente

Tal qual a imensidão de nossas divergências vitais

Sou mortal e errante

E tu, ser de eterna chama flamejante de vida…

 

Jamais nos reencontraremos

Jamais serei tua carnalmente…

Apenas tua aparição

Frente a meus olhos impuros

Em dias incertos de minha sub-vida a ti dedicada

Impulsiona meu anseio, ainda que indigno

De ser eternamente tua serva. 

 (Livro Colhendo Reminiscências – Michelle Carvalho)

 

        Adoro ler livros que me inspiram a pensar, refletir e escrever sempre algo diferente.

        Esta semana trago uma poesia sobre uma escravidão voluntária, tal qual a música cantada por Renato Russo “estar-se preso por vontade”, mas até quando essa servidão é amor e quando se torna doença carcerária?

        Vemos tantos corações adoecidos por uma convivência infeliz, entretanto que não se finda por um pertencimento que não se esvai, uma vida de autoflagelação.

         Com um tempo envolvido aquele amor, mesmo que ele não seja mais o mesmo, acaba sendo visto por uma necessidade de estar ali, um medo de perder esse algo que não mais é bom, mas que desaprendemos como será de outra forma desaprendemos a ser livres.

         Em uma violência psíquica e algumas vezes física também, a pessoa vê-se acorrentada a memórias das quais não se desprende, além de muitas vezes pensar que um passo em falso merece maiores punições ou até mesmo que as dores são necessárias devido a atitudes que nem ela mesma sabe quais foram, mas que devem ter acontecido e acaba por ter em mente de que é indigna de ter algo diferente da vida que leva.

         Tantas vezes essa não liberdade permanece por medo, relação de dependência física, econômica que acaba por fortalecer o escravizador, o qual atua afastando sempre as pessoas que cercam o escravizado, mantendo-lhe tal qual em uma masmorra psicológica.

         Todo esse encarceramento se deve a falta de amor, do principal amor perdido há tempos, o amor por si próprio, que na verdade é a chave para a construção dessa liberdade desaprendida.

          Muitas vezes ouço pessoas nestas situações desejosas de alguém que a retire desta escravidão, que lhe “compre” a alforria, mas quanto vale essa liberdade? Quem se interessará por pagar essa quantia? Passará essa pessoa simplesmente ao poderio de outrem continuando na condição de servo?

           Por isso a tão necessária imersão em si e descoberta do amor próprio, a fim de que o pagamento seja feito por si mesmo. A Lei Áurea sendo assinada com seu próprio sentimento de liberdade, da necessidade de ser feliz independente do outro, em um caminho de aprendizado grande, mas que necessita do primeiro passo.

Michelle Carvalho

 

e-mail: michellecarvalhoadvogada@yahoo.com.br

Instagram: @michelle_carvalho_escritora

Facebook: Michelle Carvalho Escritora

Youtube: Michelle Carvalho Escritora

 

Fonte:

Imagem destacada: https://pixabay.com/pt/photos/correntes-p%c3%a9s-areia-bondage-pris%c3%a3o-19176/

Mostrar mais

Michelle Carvalho

Biografia: Advogada, Escritora desde os 13 anos, com participação em inúmeras antologias literárias e premiações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ganhadora do Premio Baixada de Literatura em 2014. Lançou 4 livros: “Furor Letárgico da Alma” (2009), “Versos de Princesa Prometida” (2015 – na 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro) e “Cindy Entre Patas e Reinos” (2018) e Cindy Entre Patas e Reinos 2 (2019 – 19ª Bienal Internacional do do Livro do Rio de Janeiro) , estes dois últimos projetos de leitura na Cidade das Artes/RJ, em várias escolas nacionais e internacionais. Além de diversas participações em projetos culturais literários em escolas com palestras motivacionais, intervenções literárias e poéticas em saraus, sendo o último deles o Programão Carioca da Rede Globo no ano de 2018, Participação na FLIM e FLISGO no ano de 2019, bem como posse na ACLAM – Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo