Uncategorized

13 de Outubro, Dia Mundial do Escritor

A data em homenagem ao escritor é diferente no Brasil e nas comemorações internacionais. No Brasil, o Dia do Escritor é comemorado no dia 25 de julho, mas em nível internacional os escritores são homenageados em 13 de outubro, data conhecida como o Dia Mundial do Escritor.

Pouco se sabe sobre a criação do Dia Mundial do Escritor, sobretudo a motivação da escolha da data, mas sobre o Dia Nacional do Escritor – 25 de julho – podemos afirmar que a data foi escolhida pelo ex-ministro da Educação e Cultura Pedro Paulo Penido, em 1960, para homenagear escritoras e escritores brasileiros.

A escolha do dia 25 de julho ocorreu porque, naquele ano, nessa data, seria realizado o I Festival do Escritor Brasileiro, no Rio de Janeiro, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE), cujo vice-presidente era o escritor Jorge Amado (1912-2001).

A partir daquele ano, o dia 25 de julho é comemorado em todo o país. Na ocasião, são organizados eventos que buscam valorizar autores e autoras da literatura brasileira e incentivar a leitura de suas obras. Motivos temos de sobra para comemorar o Dia do Escritor. Grandes nomes da literatura nacional, como Machado de Assis e Clarice Lispector, são reconhecidos também em outros países.

São muitas as frases de efeito sobre o ato de escrever, como “Escrever é poder viajar levando o mundo inteiro na bagagem”, cujo autor desconheço, ou “Um país é feito de homens e livros”, de Monteiro Lobato.

Escrever é um ofício solitário, através do qual o escritor, diante de sua máquina, se desmancha lágrimas, risos, melancolias e emoções. Essa é de minha autoria e acaba de nascer diante da minha máquina, hoje, um notebook.

Pablo Neruda foi simples e profundo ao descrever o ator de escrever: “Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio, você coloca as ideias”. Para João Cabral de Melo Neto, “Escrever é estar no extremo de si mesmo.”

Fonte: ANF

___________________________________________

Quer receber os textos da Revista Entre Poetas & Poesias e do Suplemento Araçá no WhatsApp ou no Telegram? Então, acesse nossos grupos nos links abaixo. Muita poesia, crônica, enfim muita literatura de qualidade e gratuito. Vale a pena.

Link do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DnuuxC0UwED5liEjqXoZg7

Link do Telegram: https://t.me/joinchat/TrCqZhkAun0FH5enV2rwgQ

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo