Que data é essa?

13 de Outubro, Dia Mundial do Escritor

A data em homenagem ao escritor é diferente no Brasil e nas comemorações internacionais. No Brasil, o Dia do Escritor é comemorado no dia 25 de julho, mas em nível internacional os escritores são homenageados em 13 de outubro, data conhecida como o Dia Mundial do Escritor.

Pouco se sabe sobre a criação do Dia Mundial do Escritor, sobretudo a motivação da escolha da data, mas sobre o Dia Nacional do Escritor – 25 de julho – podemos afirmar que a data foi escolhida pelo ex-ministro da Educação e Cultura Pedro Paulo Penido, em 1960, para homenagear escritoras e escritores brasileiros.

A escolha do dia 25 de julho ocorreu porque, naquele ano, nessa data, seria realizado o I Festival do Escritor Brasileiro, no Rio de Janeiro, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE), cujo vice-presidente era o escritor Jorge Amado (1912-2001).

A partir daquele ano, o dia 25 de julho é comemorado em todo o país. Na ocasião, são organizados eventos que buscam valorizar autores e autoras da literatura brasileira e incentivar a leitura de suas obras. Motivos temos de sobra para comemorar o Dia do Escritor. Grandes nomes da literatura nacional, como Machado de Assis e Clarice Lispector, são reconhecidos também em outros países.

São muitas as frases de efeito sobre o ato de escrever, como “Escrever é poder viajar levando o mundo inteiro na bagagem”, cujo autor desconheço, ou “Um país é feito de homens e livros”, de Monteiro Lobato.

Escrever é um ofício solitário, através do qual o escritor, diante de sua máquina, se desmancha lágrimas, risos, melancolias e emoções. Essa é de minha autoria e acaba de nascer diante da minha máquina, hoje, um notebook.

Pablo Neruda foi simples e profundo ao descrever o ator de escrever: “Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio, você coloca as ideias”. Para João Cabral de Melo Neto, “Escrever é estar no extremo de si mesmo.”

Fonte: ANF

___________________________________________

Quer receber os textos da Revista Entre Poetas & Poesias e do Suplemento Araçá no WhatsApp ou no Telegram? Então, acesse nossos grupos nos links abaixo. Muita poesia, crônica, enfim muita literatura de qualidade e gratuito. Vale a pena.

Link do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DnuuxC0UwED5liEjqXoZg7

Link do Telegram: https://t.me/joinchat/TrCqZhkAun0FH5enV2rwgQ

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: