Desabafos & DiscussõesLuiza Moura

A verdade sobre nós

Ser inteiramente honesto consigo mesmo é um bom exercício (Sigmund Freud). Somos uma mistura de sentimentos, medos, vontades e desejos, dúvidas, sonhos e tantos outros sentimentos que nos acompanham em cada fase de nossas vidas. Mas em algum momento teremos um encontro complicado e talvez confuso, que acontece quando nos olhamos com nossos olhos internos, nesse evento, percebemos a fragilidade do nosso ser. Isso acontece quando decidimos nos posicionar dentro da nossa realidade, sem disfarces criados por nossos pensamentos como defesa, momento que temos a necessidade de nos despir e sermos quem somos, buscando a modelagem certa para alcançar nossos objetivos. Essa coragem vem como luz que nos guia, trazendo a proposta de mudança, dando-nos a possibilidade de transformação e crescimento.

Estamos passando por momentos delicados, onde a incerteza e a insegurança nos cercam; situação que nos faz refletir sobre o que de fato são nossas prioridades. De alguma maneira nos impulsiona a decidir a ter mais saúde, e qualidade vida:

∙ A usar nosso tempo com qualidade.

∙ A usar nossa melhor roupa e nosso melhor perfume mesmo que seja para ficar em casa.

∙ A decidir aceitar as pessoas como elas são sem julgamento ou crítica.

∙ A respeitar as qualidades e defeitos do nosso próximo.

∙ A dar amor e ser amável sem interesses.

∙ A falar o realmente o que se sente sem medo e culpa.

Decidimos viver somente o agora e nos posicionar de maneira positiva. Decidimos simplesmente ser nós mesmos.

E em meio a essa bagunça causada pela pandemia, percebemos que ao longo das nossas fases da vida, conhecemos pessoas e criamos laços afetivos com muitas delas, mesmo que virtualmente, e nem se quer demonstramos o nosso carinho, amor e gratidão. Ficamos alegres, tristes, nos decepcionamos, desenvolvemos vários sentimentos, raiva, rancor, mágoas, frustrações e muitas desilusões, mas em cada experiência, levamos em nossos corações algo que fica como referencial de vida, como as conquistas, os grandes aprendizados, as melhores leituras e aquele despertar que acontece em nossas vidas, que vem como luz que brilha em dias escuros, que conforta nossa alma mesmo em momento de dor, é um sentimento que cresce quando nos permitimos decidir.

Desejo a você esse despertar, com bons pensamentos e sentimentos, que “decida se decidir” mesmo nesse momento difícil. E o ganho? Esse somente o tempo lhe responderá.

(Esse texto é de Jane Dias, natural de Barreiras-Ba, Cristã, administradora de empresas, hipnoterapeuta, psicanalista em formação, culinarista e artesã. @janedias.psi;  @jane_doces; “Gratidão por esse momento especial, que de alguma maneira, despertamos sentimentos vivenciados por nós. Obrigada Luiza Moura, por essa oportunidade de participar desse excelente projeto. ”)

Participe também dessa coluna! Envie o seu texto (de desabafo ou reflexão) para o email lmsn_91@hotmail.com ou entre em contato pelo instagram @luiza.moura.ef. A sua voz precisa ser ouvida! Juntos temos mais força! Um grande abraço e sintam-se desde já acolhidos!

Luiza Moura.

Mostrar mais

Luiza Moura

Luiza Moura de Souza Azevedo é de Feira de Santana. Enfermeira. Psicanalista e Hipnoterapeuta. Perita Judicial. Mestre em Psicologia e Intervenções em Saúde. Doutora Honoris Causa em Educação. PhD em Saúde Mental - Honoris Causa - IIBMRT - UDSLA (USA); Doutora Honoris Causa em Literatura pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. Possui MBA em gestão de Pessoas e Liderança. Sexóloga; Especialista em Terapia de Casal: Abordagem Psicanalítica. Especialista em Saúde Pública. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Especialista em Perícias Forenses. Especialista em Enfermagem Forense. Compositora e Produtora Fonográfica. Com cursos de Francês e Inglês avançados e Espanhol intermediário. Imortal da Academia de Letras do Brasil/Suíça. Acadêmica do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires. Membro da Luminescence- Academia Francesa de Artes, letras e Cultura. Membro da Literarte- Associação Internacional de Escritores e Artistas. Publicou os livros: “A pequena Flor-de-Lis, o Beija-flor e o imenso amarElo” e "A Arte de Amar. Instagram: @luiza.moura.ef

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo