Desabafos & DiscussõesLuiza Moura

Superação

As dificuldades existem para nos tornar mais fortes! Todos nós enfrentamos obstáculos e derrotas que por vezes pensamos que não teremos capacidade de superá-los. Às vezes nos questionamos: será que isso só acontece comigo? Mas até os que estão no topo vivenciaram situações iguais ou piores que as suas. A diferença é que eles nunca desistiram diante do primeiro obstáculo, ao contrário disso ficaram mais fortes. Nunca esqueça que você é o único responsável pela sua trajetória de vida. Então se existe algo que não lhe faz feliz, é necessário se esforçar para mudar. O caminho pode não ser fácil, mas não será assim somente para você.

Busque algo que te motive, um grande exemplo, uma história de superação. Aquela história de mudança de vida.  Eu particularmente tento me superar a cada dia, a cada amanhecer. Tenho uma rotina árdua como a grande maioria das mulheres, que de sexo frágil não tem nada. Me divido entre me manter ativa com minha atividade física em dia, cuidar da casa, cozinhar, trabalhar, levar trabalho para casa, estudar e ainda assim manter minha saúde mental em dia para me relacionar bem comigo mesma e com meu parceiro. Aprendi com as dificuldades da vida a me fortalecer diante do problema. Então, hoje eu sou mais forte que ontem e com certeza serei mais forte ainda amanhã.

 Exemplifiquei um pouco da minha rotina, para salientar que a vida do outro não é tão fácil como imaginamos ou supomos. Então, não ache que sua vida tem muitos obstáculos ou dificuldades, pois todos nós enfrentamos tudo isso a cada dia de nossa existência. O que diferencia você do outro é sua capacidade de superação, é como você vê o problema. E o problema só é problema quando não há solução.  Você só sabe a força que tem, quando precisa usá-la. Sabe aquele momento que parece que o mundo desabou? Você olha para os lados e se vê só? Naquele momento você só tem duas opções, ficar inerte ou usar a dificuldade ou problema com mola que te impulsiona a buscar soluções.

A cada tentativa um aprendizado novo, isso será fundamental para sua trajetória de sucesso. E se mesmo diante de vários obstáculos com insucessos, parecer ser o fim da linha, não desista, mude o percurso para chegar ao caminho. Isso serve para tudo. Não esqueça: você tem o poder de transformar sua vida! Ao invés de focar nas dificuldades e obstáculos, que tal focar nas metas para alcançar os objetivos?! E se no primeiro obstáculo você fracassar, comece e recomece quantas vezes forem necessárias.  E isso se aplica a tudo na vida inclusive a tentativa de reduzir “aqueles quilinhos a mais” no seu corpo, porém sem sucesso. Quer saber de fato por que você não consegue? Porque não despertou a capacidade de superação que está adormecida em você.

Para manter o estado mental favorável à superação é necessário despertar a capacidade de transformar ações em resultados. Tente se manter motivado, busque o que te motiva. Enfrentar a situação é a melhor forma de desenvolver habilidade como a resiliência.  Nada de desânimo e baixo astral diante da situação conflitante. Tenha sempre pensamentos positivos.

(Esse texto é de Larissa Nascimento, nutricionista especialista em esporte, pós-graduanda em nutrição ortomolecular, especializando em microbiota intestinal, coaching em formação. Instagram: @laryssanutri)

Participe também dessa coluna! Envie o seu texto (de desabafo ou reflexão) para o email lmsn_91@hotmail.com ou entre em contato pelo instagram @luiza.moura.ef. A sua voz precisa ser ouvida! Juntos temos mais força! Um grande abraço e sintam-se desde já acolhidos!

Luiza Moura.

Mostrar mais

Luiza Moura

Luiza Moura de Souza Azevedo é de Feira de Santana. Enfermeira. Psicanalista e Hipnoterapeuta. Perita Judicial. Mestre em Psicologia e Intervenções em Saúde. Doutora Honoris Causa em Educação. PhD em Saúde Mental - Honoris Causa - IIBMRT - UDSLA (USA); Doutora Honoris Causa em Literatura pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. Possui MBA em gestão de Pessoas e Liderança. Sexóloga; Especialista em Terapia de Casal: Abordagem Psicanalítica. Especialista em Saúde Pública. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Especialista em Perícias Forenses. Especialista em Enfermagem Forense. Compositora e Produtora Fonográfica. Com cursos de Francês e Inglês avançados e Espanhol intermediário. Imortal da Academia de Letras do Brasil/Suíça. Acadêmica do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires. Membro da Luminescence- Academia Francesa de Artes, letras e Cultura. Membro da Literarte- Associação Internacional de Escritores e Artistas. Publicou os livros: “A pequena Flor-de-Lis, o Beija-flor e o imenso amarElo” e "A Arte de Amar. Instagram: @luiza.moura.ef

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo