Notícias

Escritor conta histórias dos bairros de Niterói

A vida de um bairro fica registrada em seus acontecimentos, que são contados pelos seus moradores. Registros orais, juntos a comprovação historiográfica, são os embasamentos para diversas pesquisas, sejam acadêmicas ou simplesmente por curiosidades.

Trabalhando neste propósito, temos o escritor gonçalense Erick Bernardes, que através de registros da oralidade dos moradores de uma determinada região, escreve crônicas sobre diferentes lugares. Escritas que começaram no ano de 2019, quando o autor gonçalense decidiu escrever sobre os bairros do município de São Gonçalo.

Mais de 71 crônicas foram escritas e publicadas semanalmente no Jornal Daki (jornal que atende o município de São Gonçalo). Destas 71 crônicas, 40 foram escolhidas e formaram o livro Cambada – Crônicas de Papa-Goiaba”, lançado também no ano passado.

E olhando para um horizonte, que se descortinou a sua frente, Erick Bernardes decidiu ampliar os limites territoriais, deixando de escrever exclusivamente sobre São Gonçalo e passando a escrever sobre outros municípios.

Um município limítrofe com o município natal do escritor ganhou uma atenção especial. Isso mesmo, Niterói. Uma cidade rica culturalmente e ávida por ter suas histórias contadas e não poderia ter ninguém melhor para contá-las.

Ainda em 2019, o próprio autor decidiu olhar para o município vizinho e o trabalho de pesquisa começou. Dados e histórias foram levantadas e sete crônicas foram feitas e publicadas semanalmente nesta revista.

A seção “Histórias de Arariboia” (nome dado em homenagem ao chefe da tribo dos temiminós, grupo indígena tupi que habitava o litoral brasileiro no século XVI. Ajudou os portugueses na conquista da baía de Guanabara frente aos tamoios e franceses, em 1567) nasceu para divulgar os escritos do autor sobre os bairros niteroienses.

Segundo Erick Bernardes: “Decidi escrever sobre Niterói porque a cidade faz parte da imensa região fluminense e ser muito íntima do povo gonçalense. Eu já escrevia (e escrevo) sobre os município de São Gonçalo, mas muitos niteroienses me perguntavam: sobre a terra de Arariboia você não vai escrever? Foi assim que nasceram as crônicas sobre Niterói. A maioria das histórias que componho é baseada em minha experiência ou partindo de escritos de pessoas com autoridade no assunto, como Irma Lasmar ou Luís Pimentel, por exemplo. São escritores que admiro e aprendo para compor as crônicas sobre Niterói. Gosto de jogar com a linguagem e dar umas duas ou três pitadas de ficção no texto que é histórico. Isso confere leveza e dinamicidade à narrativa e agrada ao leitor que não tem muito tempo, tampouco paciência para ler nesse mundão corrido. Eu escrevo como se fosse eu o leitor. Tento fazer crônicas do jeito que eu gosto de ler. Bem, posso finalizar dizendo que viso o prazer e o conhecimento de maneira que não canse aquele que decide conhecer minhas crônicas. Enfim, tem que ser gostosa a leitura, e pronto!”

Com certeza as crônicas, que Erick Bernardes começou a escrever sobre Niterói, ficarão para que futuras gerações possam ter registros sobre as histórias do local onde moram.

Ficou curioso? Quer ler as crônicas do escritor Erick Bernardes? Basta acessar os links abaixo e se deliciar com os magníficos textos. Boa leitura!

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo