Notícias

Escritor gonçalense lança livro que conta a história dos bairros da cidade

cambada
kɐ̃ˈbadɐ
nome feminino


1.coloquial grande quantidade de coisas ou pessoas

A noite de 27 de setembro foi realmente a personificação da definição do substantivo Cambada, que dá nome ao mais recente livro do escritor gonçalense Erick Bernardes.

Uma noite marcada pela união de diversas pessoas, de diferentes tribos e grupos, reunidas para prestigiar o lançamento do livro “Cambada – crônicas papa-goiaba”. Um livro, sob o selo da editora Apologia Brasil, que narra as 40 primeiras histórias sobre bairros de São Gonçalo, contadas por Erick. “Cambada”, como o próprio nome sugere, é um livro que nasceu da produção coletiva, ou seja, de relatos contados ao autor, que se transformaram em crônicas (lançadas todos os domingos no site do Jornal Daki).

O evento aconteceu no espaço +Conhecimento dentro do Partage Shopping no Centro de São Gonçalo, e teve na coordenação do evento as professoras Helena Correa, Daniele Lidugério e Karla Porto. Cerca de 60 pessoas passaram pela sala multiuso para parabenizar e abraçar o autor.

“Ontem tive a oportunidade de participar de um momento único. Dizer que foi apenas o lançamento de um livro é diminuir a grandeza daquele momento. Estar presente e ajudar a promover um pouco do que foi aquele momento foi um privilégio. Com o olhar de espectadora e não somente participante do momento, pude ver olhos brilhantes, escamas sendo retiradas dos olhos de muitos e dando lugar a novos horizontes, emoções na flor da pele, sorrisos espalhados e a identificação com a história de um livro que na verdade fala da nossa história, da nossa memória: os “PAPA-GOIABAS”. O lançamento do livro “CAMBADA CRÔNICAS DE PAPA-GOIABAS” pelo escritor Erick Bernardes traduziu em nós gonçalenses a convicção de que temos local e importância histórica e social. Ver nossas histórias e memórias eternizadas em suas crônicas e a reação do público a isso é perceber o empoderamento de um povo que aprende a dizer com propriedade: sou de São Gonçalo, sou gonçalense e valorizo meu chão. Agradeço imensamente a minha amiga Karla Porto, ao querido Renato Cardoso, ao Zé Salvador, ao Diário da Poesia, ao Jean Carlo , ao Júlio Vidal, a minha linda Erica Costa Barros e a Danielli Fênix Lidugério, pessoas únicas e especiais que juntas fizeram esse momento real, único e especial. Somos todos CAMBADA! Somos todos PAPA-GOIABAS! Juntos somos mais SEMPRE! Que esse coletivo não termine, ao contrário: se amplie cada vez mais! Vamos rumo a novos sonhos, projetos e realizações, pois somos desses!” – descreve a professora Helena Correa – organizadora do lançamento.

“Posso imaginar a alegria do Erick, mas, a nossa igualou-se a dele, pois tivemos o privilégio de compartilhar, testemunhar, fazer parte daquele maravilhoso evento. Agora o ato será solitário, em silêncio, viajaremos em cada página, visualizando cada causo, cada paragem, cada descoberta, cada deslumbramento. Iremos só, mesmo cientes que estamos em CAMBADA. parabéns !!!” – relata Carlos Galeno, poeta e sociólogo.

Segundo Gilvan Carneiro da Silva, trovador: “Parabéns, amigo Erick pelo brilhantismo do lançamento do seu “cambada”! Conhecendo o seu valor literário, imagino a delícia que deve ser esse seu mais novo livro. Mergulho já hoje nessa cambada”.

“Erick é um homem de Bem e do Bem! Alguém que me orgulho em conhecer e seu belo trabalho. Fique com Deus e parabéns!” – disse Altamir Lopes, poeta.

O evento foi marcado pela emoção do escritor Erick Bernardes, que contou como tudo começou e como a trajetória das contações de histórias locais se iniciou. Diversas personalidades da cultura da cidade falaram para o autor local, mostrando a importância da obra de Bernardes para a história do município, assim como quebra de paradigma de que São Gonçalo é uma cidade sem passado.

“Uma da primeiras coisas que a gente aprende nas aulas de literatura é sobre a incapacidade de se traduzir sentimentos por meio de palavras. E ontem isso se mostrou uma verdade, o embargo da minha voz venceu o discurso que eu havia preparado, meus amigos: não dei conta de demonstrar tamanha gratidão pela acolhida nos corações de vocês. A emoção foi tanta, ver as pessoas que fazem parte de mim de alguma forma, contar com a presença física ou em pensamento (e eu senti a energia mesmo a distância, pois nem todos puderam comparecer), foi das experiências mais lindas da minha vida. Tão logo cheguei em casa, tentei escrever mensagens em reconhecimento pelo carinho de saírem do conforto das respectivas residências só para prestigiar ao lançamento, mas não deu, confesso que não saiu palavrinha sequer de gratidão devido ao porre de alegria que vocês me proporcionaram. Os escritores clássicos diziam que a memória é o espelho da vida que levamos. Pois é, pensando nisso, estou certo de que a presença de vocês, seja de corpo ou de alma, faz parte de mim. As suas histórias se misturaram com a minha em dado momento, e vice- versa, quer queiram ou não (risos). Por isso, em reconhecimento ao privilégio de ter vocês no caminho da minha história, e devido a incapacidade de transformar sentimentos em palavras, só consigo dizer meu MUITO OBRIGADO em letras maiúsculas, como se isso fosse (e é mesmo) um carimbo gostoso nas páginas da minha vida. Desejo que Deus lhes proporcione dez vezes a alegria que estou sentindo. Beijos e abraços aos montes em cada um”. – finaliza o escritor Erick Bernardes.

Hoje, São Gonçalo se orgulha da terra que é. Se orgulha do filho que tem, que a exalta e suas prosas. Parabéns a São Gonçalo, pois tem Erick Bernardes! Quem quiser adquirir o livro, basta entrar em contato com o próprio autor no telefone (21) 98571.9114 ou no e-mail: ergalharti@hotmail.com.

O evento foi registrado pelas lentes do fotógrafo José Francisco Rodrigues.

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo